Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou em vias de comprar um apartamento em que vou fazer algumas remodelações. Umas delas é deitar uma parede abaixo que separa sala da cozinha. Pedi orçamentos a empresas e tive uma que diz que deitar a parede abaixo podia mexer com as cargas porque as casas são todas simetricas e teriam de meter uma viga. A outra empresa diz que não é necessário porque o prédio é recente (2006) e já não existe ess problema porque é tudo suportado pela estrutura do prédio. Alguém me consegue ilucidar em relação a isto?

    Abraço
  2.  # 2

    Colocado por: gonzalexAlguém me consegue ilucidar em relação a isto?

    Uma construção de 2006, em principio pode retirar as paredes todos.
    Mesmo assim, peça a alguém entendido que veja isso no local
    • size
    • 2 outubro 2019

     # 3

    Pelo sim e pelo não, há que, realmente, conferir se essa parede suporta ou não alguma carga estrutural. Se um dos empreiteiros coloca essa duvida, há que apurar e avaliar.
  3.  # 4

    Colocado por: zedasilvaUma construção de 2006, em principio pode retirar as paredes todos.
    Mesmo assim, peça a alguém entendido que veja isso no local

    epá num predio, de 2006, nem se coloca essa questão.. mas qual viga nova!!!? Meta já de lado esse empreiteiro.( isto se a parede pre-existente não for em betão armado, mas aí nesse caso, nem sequer viga, nem demolir.)
  4.  # 5

    Colocado por: Pedro Barradas
    epá num predio, de 2006, nem se coloca essa questão.. mas qual viga nova!!!? Meta já de lado esse empreiteiro.( isto se a parede pre-existente não for em betão armado, mas aí nesse caso, nem sequer viga, nem demolir.)

    Boas Pedro. E isso é válido para prédios a partir de que ano?
    Também estou numa situação idêntica...
  5.  # 6

    Depende, nos Anos 70 já tem disso... sem qq problemas... Em particular PREDIOS!!!
    Não dá para lhe dizer uma data. Nada como olhar para a situação em causa.. qualquer técnico com alguma experiência arquitecto ou engenheiro civil, consegue avaliar isso numa visita simples.
    EM moradias, já é preciso ter mais cuidado...
    Depois ainda há a realidade da localização dessas construções... Factor importantíssimo na avaliação. Houve muita coisa muito mal construída após o 25Abril até quase aos anos 90...
  6.  # 7

    Obrigado a todos. A parede não é de betão. É bastante fina e a pre instalação de AC até está nessa parede, por isso duvido que seja de betão. Quanto a sustentação, eu também achei estranho já que o RC desse prédio são lojas e são totalmente abertas. Pela logica que a empresa me apresentou então tb tinham de ter paredes onde estão as da casa, para suportar a carga das paredes dos andares de cima
 
0.0120 seg. NEW