Comprei o meu apartamento há poucos meses e a cozinha não estava equipada, tive de meter tudo novo. Quando instalei o esquentador, teve de ser um dos novos com baixa emissão de NOx, cheio de sensores, etc. (Vulcano ventilado) O problema é que quando um vizinho tem o esquentador/caldeira ligado, faz retorno para a minha cozinha, e o meu esquentador nem liga, dá logo erro. Para além deste incómodo, os cheiros a gás tb se sentem o que não é nada saudável. Já foi exposto ao condomínio para tentar resolver isto.
Mas enquanto isto não é resolvido (se é que vai ser) queria meter uma válvula anti-retorno no tubo de exaustão do esquentador. (o exaustor já tem, não elimina a passagem por ali a 100%, mas lá perto) Será possível fazer isto? Terá algumas implicações no funcionamento do esquentador?
No cimo da chaminé as saídas são lado a lado, por isso é que faz retorno, certo??? Se assim for a solução é simples e nem espera pelo condomínio... Sobe ao telhado, arranja um pedaço de tubo extensivel, coloca-o na sua saída, ou ate na do vizinho e manobra a saída para onde quer. Tive uma situação semelhante, com cheiros inclusive e foi completamente eficaz. Se der poupa muito dinheiro.
Ainda não fui ver a chaminé, vou lá neste fim de semana. No meu lado do prédio são 4 vizinhos, e parece-me que é um só tubo comum, porque mesmo pelo exaustor saem cheiros da combustão e vice versa.
Boas. O prédio não tem ventilação mecânica comum. A chaminé é um tubo com diâmetro entre 160 a 200 no máximo, não dá para meter o meu tubo para fora porque ia "estrangular" os restantes. Não consigo ver se é um tubo comum que vai até à cobertura ou 4 individuais.
A minha dúvida é a aplicação do registo anti-retorno à saída do esquentador.
Boa noite. Já instalei a válvula e reduziu bastante os cheiros mas o esquentador continua sem ligar quando os vizinhos têm o esquentador ou exaustor ligado. O erro que dá é o C2 (pressostato) Há alguma forma de contornar isto? anular o pressostato ou algo parecido? Obrigado desde já.