Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

O josé não sabe que uma banderilha espetada num touro que está quente e com todos os sentidos no lidador praticamente nem sente crava-la equivale a dor a uma picada de um alfinete, agora tira~las sim aí sofre deveia ser abatido no local evitava sofrimento.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    • eu
    • 7 outubro 2019 editado

# 162

Em pleno Séc XXI é aceitável fazer espetáculos em que a base é a tortura de animais ?

Nos países mais avançados do norte da Europa, um espetáculo destes seria aceitável?
    Concordam com este comentário: smart, Bricoleiro, treker666
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  2.  # 163

Acho que vou ser dos poucos que vou responder ao assunto do tópico sem embrulhar assuntos que nada têm a ver com este.
    A minha resposta é um enorme NÃO, não fazem sentido absolutamente nenhum. No entanto a ler o decorrer deste tópico sinto-me um gladiador na idade média.
    Dá para ver que para alguns aqui se houver quem goste de canibalismo os outros têm de respeitar. Sinceramente dá-me vomitos ler algumas respostas.
  3.  # 164

Eu não li tudo, em parte por já sabermos ao que vamos em tópicos dedicados a temas destes (e não me enganei, do que li por alto, por alto ainda assim, li coisas de caír de joelhos e bradar aos céus :o) ).
    Já fui apreciadora de touradas. Aprecio muito a cultura e a tradição de um povo e suas manifestações.
    Como o mundo evolui, e a sensibilidade humana também, vejo que muitos de nós que apreciavamos as touradas hoje já não vemos nada disto com os mesmos olhos. Detesto assistir ao sofrimento alheio, seja ele de pessoa ou de animal. Repudio o sofrimento causado e o causador de sofrimento.
    Há tradições e culturas que não têm lugar num mundo civilizado e evoluído. Acho que o português quer ser moderno, ou será isso apenas nas casas caixote com luzes led ? :o)
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, NdaMadeira, eu, treker666
  4.  # 165

Não sou apreciador de touradas, logo não vejo. A questão da tortura animal é de facto um factor relevante a considerar. Mas pelo conhecimento que um meio mais rural me transmitiu é que os touros e os cavalos para as corridas são criados com bastante amor e com melhores condições que aquelas que muitas pessoas têm. Esses animais são de o criados com muito amor.
    Tem também de se considerar o impacto que a criação destes animais têm no espaço socioeconomico do interior do país, tanto pela fixação de pessoas, como pela gestão de montados que de outro modo estariam ao abandono e à mercê do fogo.
    Finalmente,de todas as pessoas que são determinantemente contra as touradas, quantas já criaram um bezerro? Já o ajudaram a tirar de dentro da vaca, quantas já velaram de noite para ver se eles mamavam e se levantavam 7 dias por semana (domingos e feriados incluídos) para levar estes animais para as pastagens, para lhes encher as pias de água e as manjedouras de erva? Acho que há muita gente que fala simplesmente dotada pela sensibilidade natural de um citadino que o único contacto que tem com animais são os cães e os gatos, mas será que têm de facto mais amor pelos animais do que quem cria touros para a arena?

Já que falo em cães e gatosm será que mantê-lós fechados praticamente todo dia em apartamentos de 50-100m2 não é uma forma de tortura também? Desprover o animal dos seus naturais instintos de sobrevivência, não é uma forma de tortura? Aprimorar espécies para obter animais com determinadas características físicas (chegando-se ao ridículo de criar gatos sem pelos e cães com inúmeros problemas de saúdes), não é tortura animal? Comprar esses mesmos animais-vos preços obscenos, só porque se pode, em vez de adotar um rafeiro sem raça abandonado, não é contribuir para a tortura animal?

Portanto e pesando tudo, não consigo responder com certeza se as touradas ainda fazem sentido.

Ps: de certeza que o aparelho que estão a usar para escrever neste fórum, sobretudo se o substituíram há pouco porque saiu o último modelo xpto, perfeitamente funcional, não estariam também manchado com a exploração e sofrimento de alguns humanos, mesmo algumas crianças? E Não será essa exploração uma forma de tortura?
    Acho que por mais moralistas que alguns de nós queiram parecer, todos temos as mãos manchadas, todos somos ipocritas.
    Concordam com este comentário: Nasa1989
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisrds, NdaMadeira, N Miguel Oliveira
  5.  # 166

Hal
    Muita verdade no seu discurso.
    No entanto, sim, já vi um bezerro crescer, já lhe dei leite levando a mão à sua boca, para ele começar a “mamar” e encaminhando-o para o balde onde está o leite. É porque já o fiz, é porque já os vi crescer, que não consigo imaginar a seguir mandá-lo para um espaço onde seria agredido “só porque sim”.
    Por isso, para mim, não às touradas. É a minha opinião.
    Já agora: é lamentável ver o tipo de argumentos que se usam aqui (vi muitos dos posts para trás, e há de tudo; parece que quando as pessoas não têm mais nada para argumentar vão buscar tudo e mais alguma coisa, mesmo que nada tenha a ver com o assunto).

Fala dos cães e gatos, cruzamentos intencionais para obter determinadas características físicas, consideradas belas, em detrimento da saúde. - não poderia estar mais de acordo! (Também tenho um animal, comprei-o, mas não o escolhi nem pela cor nem pelo feitio -foi o que me puseram nas mãos (literalmente). Tive o cuidado de o comprar a quem os cuida bem, não a quem os tem enjaulados numa vitrine, numa qualquer loja. (Porque não adotei: porque não é animal que esteja disponível para adoção, só muito raramente, felizmente)
    Fala dos animais presos em apartamentos - concordo consigo. Também eu tenho um animal em casa (casa grande para ele) e parte-me o coração por vezes ter de o deixar fechado num espaço mais pequeno. Mas prezo para que tenha o máximo de liberdade. E é porque tenho o animal (como sempre tive) , porque já fiquei sem dormir quando ele não esteve bem, para poder estar ao lado dele para que sentisse conforto e aconchego, porque percebo que sente, que fica triste e contente, que percebe muito bem as situações, que tem medo, que sofre, que era incapaz de o atirar para o meio de um espaço onde os seres “humanos” o iriam assustar, agredir, levar à exaustão, só porque acham isso engraçado!

Portanto, sou contra touradas (e tudo o que sacrifique os animais só por simples diversão do “ser humano”.
    Mas não ataco quem goste. E é triste ver um conjunto de afirmações/argumentos que os que gostam usam por aqui, e as comparações que fazem.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, desofiapedro, treker666, HAL_9000
  6.  # 167

Há muita boa gente acérrima defensora dos direitos dos animais que têm gatinhos fofinhos em casa (adoram animaizinhos) mas estes estão fechados em casa porque se saírem para o jardim vão matar os passarinhos e os ratinhos.
    Ouros amantes dos animaizinhos têm cãezinhos fofinhos de raças geneticamente modificadas que invariavelmente sofrem ao longo da sua curta vida, mas são tao fofinhos e giros.
    Ainda ha outros amantes acérrimos dos animaizinhos que têm gatinhos e cachorrinhos mas á primeira oportunidade vá de os esterilizar não vão eles seguir os seus instintos e "saltarem a cerca" e emprenharem… cruz credo!
  7.  # 168

Colocado por: LuisPereiraAinda ha outros amantes acérrimos dos animaizinhos que têm gatinhos e cachorrinhos mas á primeira oportunidade vá de os esterilizar não vão eles seguir os seus instintos e "saltarem a cerca" e emprenharem… cruz credo!

A esterilização animal é uma forma de controlar a população, especialmente importante num país onde as pessoas não cuidam ou não conseguem cuidar suficientemente dos animais para que não nasçam ninhadas indesejadas, depois abandonadas e atiradas ao lixo ou afogadas, ou...etc.
    Não sou a favor, nunca esterlizei um cão meu, por não considerar necessário, porque tomo conta deles, tenho vida e tempo que mo permite. Mas compreendo que quem o faça que é por precisar de o fazer, e é um acto de responsabilidade muito louvável.
  8.  # 169

Algo que li num blog

"o que há de mais cruel e sádico num touro que morre barbaramente numa praça de touros do que num qualquer peixe no momento em que morde o anzol (e assim desencadeia lentamente o processo fisiológico que o levará à morte) fazendo as delícias dos amantes da pesca? (E onde estão os movimentos de defesa dos peixes que têm um anzol à sua espera? “Ah, mas é que o peixe é para ser comido. Sofre mas com a finalidade de ser comido…” E o touro não será igualmente comido?"

O que faz mover os “defensores dos animais” em Portugal?
    • RCF
    • 8 outubro 2019

# 170

Colocado por: LuisPereira
    O que faz mover os “defensores dos animais” em Portugal?

Alguns alegados defensores dos animais são, precisamente, quem mais mal os trata.
    Eu não sou aficionado de touradas.
    Não sou nenhum ativista pelos direitos dos animais.
    Mas, não tenho nenhum cão de grande porte fechado num apartamento, como alguns alegados defensores dos animais têm...
    Mas, não tenho, em Portugal, nenhum cão de raça husky siberiano...
    E tento ser consequente com o que defendo e com o que entendo dever ou não proibir-se...
    • RCF
    • 8 outubro 2019

# 171

Colocado por: JoelMCães de grande porte fechados dentro de casa não é problema, desde que tenham as doses diárias de exercício no exterior.

Em apartamento, em meio urbano, têm cá uma dose de exercício no exterior... vêm fazer as necessidades, à trela, e quando vêm...

Colocado por: JoelMOs cavalos (principalmente os que custam muitos euros) passam o dia na box, mas tem sempre a sua dose diária de exercício!

Bela comparação... é caso para lhe dizer a si:
    Colocado por: JoelMMais uma vez a tentar justificar o injustificável
    comparando o que não é comparável...
  9.  # 172

Colocado por: JoelMMais uma vez a tentar justificar o injustificável com o suposto comportamento de algumas pessoas! Atacar indivíduos em vez da ideia!

Não se está a tentar justificar o injustificável. Por mim acabavam-se ambas, touradas e animais de companhia, uma vez que são práticas que existem única e exclusivamente para prazer e distração do homem.
    Obviamente que me pode agora dizer que algumas raças de cães e gatos já não estão habilitadas a sobreviver sozinhos, mas a culpa é de quem? que exerceu sobre eles medidas seletivas opressoras? quem os confina a apartamentos? quem os priva dos seus mais básicos instintos de sobrevivência?

Apenas quero alertar para a hipocrisia em que caem muitos defensores dos animais. Sobretudo aqueles que o único contacto que tiveram com animais, é o gatinho ou o cãozinho da raça x. Sim, também vós torturais os animais, ainda que vos custe a admitir
    Concordam com este comentário: Carvai
  10.  # 173

O todo sapiente JoelM falou, todos os outros são ridículos, não compreendem nada, não sabem do que falam. Só a verdade do JoelM é a única verdade. Podem fechar o tópico.
  11.  # 174

Colocado por: JoelMTudo dito.. Comparar cravar ferros no lombo de um touro com cuidar, alimentar, fazer festas a um bixo doméstico qualquer... 🤣 O ridículo a que se chega!

Caro Joel, não estou a comparar nada. Como disse por mim acabava com as touradas,ou adoptava-se pelo menos a solução do canada em que se usam bandarilhas com velcro (para não acabar de vez com uma actividade que ainda tem um impacto socioeconómico importante no país)
    Mas atente ao seguinte:
    - Os touros antes de irem para a arena também foram cuidados e alimentados com carinho,com uma diferença, estão no seu habitat natural.
    - Se achar que confinar um animal a um espaço fechado, pense o seguinte: Alguém pega em si, e o leva para um apartamento, dá-lhe comida Racionada em função do que acha melhor para si, bebida, faz-lhe uns mimos, castra-o, treina-o para ir a casa de banho duas vezes por dia, e ainda o deixa passear na rua 30 min por dia. Diga lá, grande vida que ia ter, não era?

Compreenda, as pessoas não tratam desses animais, as pessoas domesticam esses animais.

Se pretende continuar a achar que não cai em hiprocrisisa e é um grande defensor dos animais, só porque trata bem o seu buldogue francês, força, quem sou eu para por em causa a sua sua liberdade.
    Concordam com este comentário: NTORION
  12.  # 175

O giro agora era todos trocarem de opinião.
    Os que eram contra ficavam convencidos e ficavam a favor.
    Os que eram a favor ficavam contra.
    E começávamos outra vez :)
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NdaMadeira
  13.  # 176

Colocado por: JoelMNão sei a quem se está a referir, mas que tipo de toruta é essa mesmo?

-Confinamento/privação de liberdade;
    -Restrição de horários para fazer as necessidades;
    -Doseamento da ração,em função do que o dono achar adequado.
    -Deslocalização do habitat Natural
    -Opressão dos instintos básicos de sobrevivência(repare que alguns donos até cortam as hunhas aos gatos, ou colam unhas falsas)
    -Castração
    _humanização dos animais, quando alguns donos insistem em vestir-lhes roupa.
    -Ridicularização: "dá a patinha", "rebola", "cãozinho feio"

Quer que continue a enumerar?
  14.  # 177

Colocado por: HAL_9000
    -Confinamento/privação de liberdade;
    -Restrição de horários para fazer as necessidades;
    -Doseamento da ração,em função do que o dono achar adequado.
    -Deslocalização do habitat Natural
    -Opressão dos instintos básicos de sobrevivência(repare que alguns donos até cortam as hunhas aos gatos, ou colam unhas falsas)
    -Castração
    _humanização dos animais, quando alguns donos insistem em vestir-lhes roupa.
    -Ridicularização: "dá a patinha", "rebola", "cãozinho feio"

Quer que continue a enumerar?

Está a referir-se a isto não é?
      maxresdefault.jpg
  15.  # 178

Colocado por: JoelM

Isto é só tudo que nós, enquanto pessoas com um trabalho, tem de fazer! Afinal somos todos torturados e não sabemos!

Você lê sequer o que as pessoas escrevem? Ou só o que lhe interessa?
  16.  # 179

Colocado por: JoelMNão sei porque, mas está perto da rotina de todos os que vivemos e trabalhamos em grandes cidades...
    Sim, mas o senhor tem a escolha de deixar essa rotina e trocar por outra, sair mundo fora e viver uma vida minimalista,sem que tenha de trabalhar tanto para manter o consumismo a que aos poucos nos habituamos. O cão, não tem essa opção.

Colocado por: JoelMEu defensor dos animais? Está muito enganado, demasiado preguiçoso para isso, apenas sei ver a diferença entre espetar farpas num touro e ter um cão!
    Em momento algum eu disse que era a mesma coisa. Apenas me desagradamos fundamentalistas,que se acham moralmente superiores ao resto da população. Apenas queria dar ênfase á ideia que grande parte desses fundamentalistas cai frequentemente em hipocrisia.
    Concordam com este comentário: NdaMadeira
  17.  # 180

Colocado por: LuisPereira

Está a referir-se a isto não é?
      maxresdefault.jpg

Sim isso também é torturar os animais. Eu não compro frangos de produção intensiva, ate porque a minha mãe faz cração extensiva no campo, e vai-me dando a carne que necessito para o consumo da minha casa. Contudo criar animais dessa forma permitiu diluir as desigualdades sociais que muitas, além de que possibilitou que pessoas com rendimentos escassos pudessem consumir proteina de origem animal, essencial para o normal desenvolvimento fisico e intelectual.

Obiamente o problema começa quando se consome e produz em excesso, e aí tem de haver uma reeducação de todos nós consumidores de carne. Uma sensibilização para o problema.
    Devem também ser estudadas soluções para que essa forma de produção intensiva não ser tão degradante para o bem estar animal.

A questão é que fazer isso tudo a um gato ou um cão que não tem outra função para além da conferir bem estar aos donos, é um tanto ou quanto diferente.

0.0413 seg. NEW