Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: danfilDesde já agradeço a resposta.

    Sendo assim, terei de emitir uma guia com o NIF e metade do valor de compra de casa ao atual proprietário, e de seguida fazer o mesmo com o NIF da minha namorada?


    Cumprimentos


    Sim, pelo menos em todas as compras que fiz em conjunto foi assim.
    Concordam com este comentário: danfil, FJDMC
  2.  # 22

    Muito obrigado pela ajuda
  3.  # 23

    Boa tarde, estou na mesma situação que algumas pessoas aqui no forum e gostava de tentar entender a minha situação.
    Tenho escritura marcada para sexta feira ás 10:30 para a compra de uma moradia em conjunto com a minha namorada, com crédito habitação.

    O banco, que é o local onde vou fazer a escritura, disseram-me para falar com a imobiliária por causa da emissão das guias, neste caso para o pagamento do IMT e imposto de selo..mas quem faz isto é a imobiliária? ou tenho de ser eu? pelo que percebi não é muito dificil e dá para fazer atraves do site das finanças.
    Mas lá está, na nossa situação somos os 2 a comprar, temos que emitir 2 guias? o negócio vai ser de 149.000, então temos de emitir 1 guia de 74500 para cada um?
  4.  # 24

    Colocado por: oliveira21mas quem faz isto é a imobiliária? ou tenho de ser eu?

    Você paga, a imobiliária trata das guias.
  5.  # 25

    Colocado por: Picareta
    Você paga, a imobiliária trata das guias.

    E se quiser ser um "comum mortal" a tratar?
    Ou se não houver mediação imobiliária?
    Como se emitem as guias e logo agora em tempos pandémicos?
  6.  # 26

    Se houver intermediação imobiliária, o Consultor que está presente na Escritura leva consigo as guias de pagamento de impostos.

    Se for num notário, o notário também trata disso.

    É tudo feito online, não é preciso marcações feitas nas finanças.

    Em relação à questao, apenas são emitidos uma guia dado que o empréstimo deve ser apenas 1.

    Agora como se tira as guias das finanças, não sei porque é o meu deparamento processual que trata. Mas irei questionar o mesmo sobre isso
  7.  # 27

    Colocado por: Palhava
    E se quiser ser um "comum mortal" a tratar?
    Ou se não houver mediação imobiliária?
    Como se emitem as guias e logo agora em tempos pandémicos?


    Consegui resolver a minha situação, liguei para as finanças e eles foram 5* e ajudaram-me a preencher campo a campo.



    Colocado por: joseduro

    Em relação à questao, apenas são emitidos uma guia dado que o empréstimo deve ser apenas 1.



    Questionei isso ao pessoal das finanças e eles disseram-me que tinham de ser emitidas 2 guias, 1 para mim e outra para ela visto que vamos comprar a casa a meias.

    Cada caso pode ser diferente, por isso se alguém estiver na minha situação aconselho a ligar para lá.
 
0.0155 seg. NEW