Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia todos,
    Eu estou com uma dúvida sobre a determinação da área da minha casa para efeitos de IMI. Fiz várias pesquisas na net sobre o assunto e invariavelmente vinha ter a posts deste fórum que me ajudaram a perceber alguma coisa sobre o assunto. Mas mesmo depois de ver as vossas opiniões e o Manual de Avaliações de Prédios Urbanos, ao tentar mimetizar os cálculos não cheguei ao valor que consta na caderneta predial.

    As informações do comprovativo de declaração para inscrição de prédios urbanos na matriz, são as seguintes:
    Afectação: 3- Habitação
    Nº pisos: 3
    Área total do terreno: 397,7 m2
    Área de implantação do prédio: 119 m2
    Área bruta dependente: 0,0001 m2
    Área bruta construção: 0,0002 m2
    Área bruta privativa: 0,0001 m2
    (não percebo estes 3 valores: assumo que não estão preenchidos)

    O Alvará de utilização refere:
    Um fogo com área de 231,57 m2 nos pisos 0 e 1
    Dois parqueamentos afectos ao fogo com área de 121,55 m2 na cave

    A caderneta predial refere que a área deste imóvel é de A = 233,9395

    A = (Aa + Ab) x Caj + Ac + Ad

    Se considerar:
    Aa = área bruta privativa
    Ab = áreas brutas dependentes
    Ac = área do terreno livre até ao limite de duas vezes a área de implantação
    Ad = área do terreno livre que excede o limite de duas vezes a área de implantação
    Caj = coeficiente de ajustamento de áreas (Aa+ 0,3Ab)

    Eu diria que:
    Aa = 231,57 m2
    Ab = 121,55 m2
    Ac = 238 m2 (é o valor limite 2x119= 238, porque 397,7-119 = 260,7)
    Ad = 397,7 – 238 = 141,7 m2
    Caj = 231,57 + (0,3 x 121,55) = 268,035 => coeficiente = 0,8

    Então:
    A = (Aa + Ab) x Caj + Ac + Ad
    A = [(231,57 + 121,55) x 0,8] + 238 + 141,7 = 289,1545

    O valor é menor do que aquele que consta na caderneta predia.
    PERGUNTA: Onde é que eu errei?
    Agradeço desde já as vossas respostas.
    Fernanda
    • size
    • 6 outubro 2019

     # 2

    Além de um pequeno erro neste cálculo : - Ad = 397,7 – 238 = 141,7 m2

    Os coeficientes que aplicou não me parecem serem aqueles que constam no CIMI

    Tipos de áreas dos prédios edificados

    1* - A área bruta de construção do edifício ou da fracção e a área excedente à de implantação (A) resultam da seguinte expressão:
    A = Aa Ab Ac Ad
    em que:
    Aa representa a área bruta privativa;
    Ab representa as áreas brutas dependentes;
    Ac representa a área do terreno livre até ao limite de duas vezes a área de implantação;
    Ad representa a área do terreno livre que excede o limite de duas vezes a área de implantação.

    2 - A área bruta privativa (Aa) é a superfície total, medida pelo perímetro exterior e eixos das paredes ou outros elementos separadoras do edifício ou da fracção, inclui varandas privativas, caves e sótãos privativos com utilização idêntica à do edifício ou da fracção a que se aplica o coeficiente 1.

    3 - As áreas brutas dependentes (Ab) são as áreas cobertas de uso exclusivo, ainda que constituam partes comuns, mesmo que situadas no exterior do edifício ou da fracção, cujas utilizações são acessórias relativamente ao uso a que se destina o edifício ou fracção, considerando-se, para esse efeito, locais acessórios as garagens e parqueamentos, as arrecadações, as instalações para animais, os sótãos ou caves acessíveis, desde que não integrados na área bruta privativa, e ainda outros locais privativos de função distinta das anteriores, a que se aplica o coeficiente 0,30.

    4 - A área do terreno livre do edifício ou da fracção ou a sua quota-parte resulta da diferença entre a área total do terreno e a área de implantação da construção ou construções e integra jardins, parques, campos de jogos, piscinas, quintais e outros logradouros, aplicando-se-lhe, até ao limite de duas vezes a área de implantação (Ac), o coeficiente de 0,025 e na área excedente ao limite de duas vezes a área de implantação (Ad) o de 0,005
  2.  # 3

    Size, obrigada pelo comentário.
    Reparo que digitei mal a área do terreno = 379,7 m2
    Não incluí o fator 0,3 na Ab, porque achei que fazia parte do cálculo do Caj.
    Os restantes coeficientes estavam incluídos nos cálculos excel.

    O valor obtido continua a ser diferente do da caderneta predial:
    A = (Aa + Ab) x Caj + Ac + Ad
    A = ((231,57x1 + 121,55x0,3) x 0,8) + 238x0,025 + 141,7x0,005 = 221,0865
      Area IMI.PNG
    • size
    • 6 outubro 2019 editado

     # 4

    Este ultimo resultado já está mais aproximado,. Agora, # cerca de 13 m2

    Presumo que o Fisco, nos seus cálculos, não terá por base, apenas, as áreas da Licença de Utilização, mas também as plantas de arquitectura que são anexas ao Modelo 1. Daí poder existir alguma diferença.

    Tanto, que, como refere, o modelo 1 não especificou os valores concretos referentes aos itens ;

    Área bruta dependente: 0,0001 m2
    Área bruta construção: 0,0002 m2
    Área bruta privativa:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fmendes
  3.  # 5

    Boa tarde, algum entendido no calculo das áreas para o IMI? Porque razão os meus cálculos (219.011 m2) não batem certo com a caderneta predial (208,0325)?
      imagem.JPG
 
0.0126 seg. NEW