Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    ando aqui às voltas para tentar organizar da melhor maneira as peças nos wc's, para já estou assim, opiniões, sugestões?
    no wc mais pequeno (da suite) não desgosto, no das acessibilidades ainda não me convenci...
    Ambos wc's com bases de duche e janelas basculantes praticamente à face interior com 80 altura x 50 largura, que ficam a 1.50 do piso....
  2.  # 2

    tanto uma como outra acho que não estão nada bem.
    outra coisa que não percebo é porque o circulo tem de ser dois círculos, basta um com o diâmetro de 1.5 m
  3.  # 3

    marco isso do circulo fui eu que adicionei só para perceber até onde podia sobrepor as peças, os tais 10cm.
    tem alguma sugestão para melhorar isto? já meti isto de tanta maneira..., mas não está fácil de chegar a uma que agrade.
    • mfa17
    • 6 outubro 2019 editado

     # 4

    uma das hipóteses...
    1
  4.  # 5

    mais logo pode ser que saia alguma coisa

    já equacionou fazer a entrada da wc da suite pelo corredor?
  5.  # 6

    obrigado marco, já não dá porque as paredes já estão feitas
    •  
      marco1
    • 7 outubro 2019 editado

     # 7

    mfa17

    são várias as hipóteses, se bem que as janelas e outras coisas já executadas estejam a condicionar
    mas ainda assim mando estes estudos que podem ajudar a refletir
    por exemplo de como não era preciso uma wc com um comprimento de 4 m
    que o circulo na wc acessível se a base tiver apenas um ressalto até 2 cm, o circulo pode sobrepor-se á base de duche
    mudar uma porta mesmo já a parede executada é menos problemático do que andar a mudar canalizações
    …...
    • mfa17
    • 7 outubro 2019 editado

     # 8

    marco, muito obrigado.
    tem aí boas hipóteses, mas infelizmente as que implicam alteração das portas/paredes tenho que por de parte... é para ter problemas e gastar mais dinheiro.
    antes de levantar as paredes tinha pensado reduzir esse comprimento de 4m, mas não sabia que o circulo podia sobrepor a base nas condições que refere, na altura pelas contas que fiz conseguia reduzir uns 30cm, mantive os 4m...
    porta de correr também equacionei, mas pus de parte por uma opção de estética, (manter as portas à face do corredor todas iguais).
    as bases de duche que pretendemos é sem qualquer ressalto, todo o piso fica ao mesmo nível com o mesmo cerâmico.
    é permitido o circulo sobrepor a base do duche mesmo com o resguardo em vidro do duche?
    pegando nas suas ideias cheguei a este rascunho
    wc2
  6.  # 9

    Não.Além disso essa IS completa tem de ser dotada de uma banheira.
  7.  # 10

    Pedro
    segundo as normas é claro que se puser lá um vidro de origem essa possibilidade não se aplica, no entanto sabemos bem que o que conta é o projeto e em caso de a wc tiver que efetivamente ficar acessível o vidro sai e o duche fica acessível até para cadeiras de rodas.
    outra coisa também é que havendo outra wc na casa com banheira, a wc acessível apenas tem que preconizar duche ou espaço para eventual banheira, o que neste caso podia ficar marcada na wc da suite.
    o que eu acho chato nestes casos é estas coisas não ficarem logo de inicio bem pensadas e por exemplo neste caso a bateria das wc ter ficado apenas com 1.8 de largura em que bastaria mais 20 cm para fazer algo diferente e ainda reduzir comprimentos.
  8.  # 11

    A legislação, estupidamente, diz o contrario, que tem de permitir a instalação de uma banheira... pelo que se essa for a IS ocmpleta, o circulo não pode invadir a zona de duche/ banheira.
    •  
      marco1
    • 7 outubro 2019 editado

     # 12

    Pedro

    a banheira pode ficar noutra wc, nada obriga a que seja na wc acessível. acho ´que isso é claro 3.3.4 conjugando o ponto 1 e 2
    mas percebo a incoerência que apontas

    o RGEU é que obriga a ter uma banheira na casa. No entanto até em obra tenho visto muita casa que acaba por meter duche em tudo e as camaras nem embirrarem com isso.
    quanto ao sobrepor-se está no 2.9.19 nº 4
  9.  # 13

    Não tens de ter uma IS completa!?
    Nessa casa tens mais alguma IS com banheira?
  10.  # 14

    Pedro

    a banheira pode ser marcada na planta numa qualquer wc

    a wc completa que o 163 pede, pode ser com duche se a banheira estiver noutra qualquer wc.

    por outro lado ainda, certas camaras não ligam a que no desenho esteja marcado ou não banheira, desde que o espaço lá esteja.
  11.  # 15

    A sanita não tem que permitir acesso a cadeira de rodas 75cm livres de um lado ???
  12.  # 16

    isso depende das interpretações
    há camaras que entendem que sim há outras que em face do bidé não ser considerado quando a wc for apetrechada para ser acessível, entendem que o bidé pode ser retirado visto essa operação ser isenta de licenciamento. portanto em bom rigor de raiz é apenas exigida a regra do circulo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 17

    Vamos colocar duche em ambas as IS, mas tendo lá o espaço é relativamente simples colocar banheira...
    Essa do vidro da base é curiosa, então basta em telas finais não desenhar o resguardo do duche e já cumpre o circulo da cadeira? Mas na realidade ele vai lá estar... poderá trazer algum problema se fizer assim?
    bem, estive a fritar mais um bocadinho o cérebro com possíveis soluções, espero que daqui saia a solução final.
    as que gosto mais, na suite B e D
    IS acessibilidades A e C

    suite
    acess
  14.  # 18

    quem devia estar a fritar o cérebro era o seu técnico
    assim é difícil, que está de fora não sabe no que "pode " mexer, reparo que não quer mexer nas portas nem nas janelas, mas não se importa de mexer nas canalizações
    não se entende muito bem, e se calhar tem a ver com métodos e fases de execução em que está a obra.
  15.  # 19

    marco, as canalizações ainda não estão feitas, apenas as paredes e portas. é uma obra nova, em breve irão começar com os rasgos para esgotos, água, electricidade... por isso quero definir onde fica cada peça.
    aproveito para deixar uma planta da casa, para ajudar a perceber o contexto "geral"
 
0.0201 seg. NEW