Iniciar sessão ou registar-se
    • cmg
    • 22 setembro 2009

# 1

Boa tarde, estou a pensar remodelar o chão da minha sala que tem 32,4 m2 e é em tijoleira. Como esta divisão é das mais frias da casa, estou a pensar colocar um pavimento flutuante por cima do actual. Li em vários sítios que a aplicação do mesmo é relativamente fácil e que qualquer pessoa o poderá fazer, como tal e como tenho bastante jeito para a bricolage, estou a a pensar ser eu própria a tratar do assunto (juntamente com alguma ajuda).
    Apesar de já ter pesquisado sobre o assunto, tenho várias dúvidas que pretendia esclarecer se possível, e também que me dessem sugestões se acharem necessário sobre dicas ou informações que possam ser importantes.

1. É verdade que qualquer leigo na matéria conseguirá aplicar um pavimento flutuante? (sabendo de antemão que o trabalho final não ficará tão perfeito como o de um técnico)

2. Sei que devo deixar 1 cm de espaço entre a parede e o início do pavimento, esse espaço ficará tapado pelo rodapé?

3. Terei que colocar algum tipo de tela ou protecção entre a tijoleira e o pavimento flutuante?

4. Da sala para o hall de entrada não existe porta, como é que posso disfarçar a diferença de altura que irá ficar entre o pavimento flutuante da sala e a tijoleira do hall?

5. Pretendo também manter o rodapé em tijoleira, posso aplicar por cima um em madeira? Como é que faço?

6. Se quisesse também aplicar o mesmo pavimento no hall de entrada, como é que poderia tratar do problema da porta?

Espero que me possam ajudar, obrigada.
    •  
      FD
    • 22 setembro 2009

# 2

Vou responder na qualidade de "já apliquei uma vez". :D

Colocado por: cmg1. É verdade que qualquer leigo na matéria conseguirá aplicar um pavimento flutuante? (sabendo de antemão que o trabalho final não ficará tão perfeito como o de um técnico)

Sim. Não se esqueça é das ferramentas necessárias (com uma serra tico-tico acho que se desenrasca, mas o ideal seria uma circular). Os encontros é o mais difícil, principalmente se tiverem ângulos esquisitos.

2. Sei que devo deixar 1 cm de espaço entre a parede e o início do pavimento, esse espaço ficará tapado pelo rodapé?

Exacto.

3. Terei que colocar algum tipo de tela ou protecção entre a tijoleira e o pavimento flutuante?

Deve. Uma espécie de espuma que se vende ao rolo: http://www.aki.pt/2009/index.php?id=66009&tbl=registos&id2=191&pesq=1

espuma flutuante

4. Da sala para o hall de entrada não existe porta, como é que posso disfarçar a diferença de altura que irá ficar entre o pavimento flutuante da sala e a tijoleira do hall?

Com um perfil que deverá existir à venda no mesmo sítio onde comprar o chão. Na prática é uma espécie de cunha com encaixe para o chão que depois deve ser colada.

perfil flutuante

5. Pretendo também manter o rodapé em tijoleira, posso aplicar por cima um em madeira? Como é que faço?

Isso deve ser mais difícil, mais por causa das dimensões: tem que encontrar um rodapé maior do que o existente em tijoleira e isso pode-lhe tirar algum espaço à divisão (mas com 32,4m2 não me parece grave).
    Como é que faz? Cola o novo por cima do velho.

Quanto à porta, acho que depende muito da margem de manobra em termos de espaço... algumas portas (a minha) têm uma boa margem, outras não, depende.

Boa sorte! :)
    • cmg
    • 22 setembro 2009

# 3

Deve. Uma espécie de espuma que se vende ao rolo: http://www.aki.pt/2009/index.php?id=66009&tbl=registos&id2=191&pesq=1

Obrigada pelas dicas, esta espuma, aplico-a apenas no chão ou necessita de cola? E já agora aconselha-me alguma espessura mínima para o pavimento, ou é indiferente?
    •  
      FD
    • 22 setembro 2009

# 4

Colocado por: cmgObrigada pelas dicas, esta espuma, aplico-a apenas no chão ou necessita de cola? E já agora aconselha-me alguma espessura mínima para o pavimento, ou é indiferente?

Apenas aplica, sem cola.

Compre categoria AC4 ou AC5.
  1.  # 5

Há ainda um detalhe importante. O pavimento flutuante + tela vai-lhe subir a altura do pavimento pelo que poderá ter de cortar a porta e aros para este poder ser colocado por baixo.
    A espessura do pavimento não é muito importante, mas poderá ser para este detalhe que lhe referí.

Aconselho a comprar um Kit de montagem de pavimento que vem com umas cunhas de plástico que lhe permitirão fazer os espaçamentos da parede mais facilmente.

E por fim não menos importante - o pavimento deve ser de sistema "click", ou seja de encaixe para não ter utilizar cola.

Bom trabalho!
  2.  # 6

VIva. Como se safou com a historia do rodape?
  3.  # 7

Bom dia

Estou a pensar em colocar chão flutuante na minha casa toda, com exceção da cozinha e WC.
    Gostaria de alguma dicas sobre o material a utilizar. Tenho visto vários padrões de flutuante e estou muito indecisa!
    Vou apostar nas clores claras porque a casa é bastante pequena e não é muito clara e para além disso, ainda coloquei móveis em wengué, o que não ajudou muito.
    As portas são em faia, mas confesso que não gosto do flutuante cor de faia. Gosto dos carvalhos, aqueles que têm veios e nós, a imitar a madeira, no entanto não sei se é o indicado, pois como a casa é pequena, se o chão não for muito uniforme, tenho receio que o espaço fique confuso.
    Se alguém me puder ajudar nesta tarefa dificil, agradecia. Se tiverem imagens ou referencias de flutuantes enviem-me.
    Pretendo um flutuante que seja economico e é para aplicar por cima do mosaico.

Obrigada
  4.  # 8

boa noite,

Amigo, veja uns pavimentos novos em Portugal. São fabricado em Espanha em PVC, são térmicos, vedam as humidades e são muito acolhedores. eu comprei 80 mt/2 a empresa Kinele, foi entregue por um representante que eles tem em Portugal. Instalei eu o pavimento em 3 horas com toda a mobilia dentro de casa. Estes pavimentos não levam colas é so bter com um maço de borracha.
    Há, o representante dessa empresa kinele é uma empresa de Coruche L Pereira pavimentos amortecedores.
    Cumprimentos,
  5.  # 9

Colocado por: Imomadeiraboa noite,

Amigo, veja uns pavimentos novos em Portugal. São fabricado em Espanha em PVC, são térmicos, vedam as humidades e são muito acolhedores. eu comprei 80 mt/2 a empresa Kinele, foi entregue por um representante que eles tem em Portugal. Instalei eu o pavimento em 3 horas com toda a mobilia dentro de casa. Estes pavimentos não levam colas é so bter com um maço de borracha.
    Há, o representante dessa empresa kinele é uma empresa de Coruche L Pereira pavimentos amortecedores.
    Cumprimentos,

Colocado por: ImomadeiraBoa noite,
    amigo canselas não temos mas temos pavimentos TATAMI PUZZLE, optimo para eles andarem em cima, proteje das quedas, humidades, óptimo para bricarem em cima
    Nossa web: www.l-pereira.com l-pereira pavimentos amortecedores de segurança.

Publicidade mais mal amanhada.... Podia fazer as coisas às claras e seria mais credível... Assim borrou a pintura...
    • Motar
    • 6 outubro 2018 editado

# 10

Colocado por: ssantos1977Estou a pensar em colocar chão flutuante na minha casa toda,

Tenho uma dúvida, nesta situação deve ser deixado 1 cm entre divisões e depois arrematado ou pode ficar contínuo?
  6.  # 11

Colocado por: MotarTenho uma dúvida, nesta situação deve ser deixado 1 cm entre divisões e depois arrematado ou pode ficar contínuo?

Pode ficar contínuo, mas depende da área.
    Eu aconselho sempre colocar um perfil de transição na zona das portas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Motar
  7.  # 12

Colocado por: Motar
    Tenho uma dúvida, nesta situação deve ser deixado 1 cm entre divisões e depois arrematado ou pode ficar contínuo?

Dependo do comprimento pode ou não ser necessário colocar perfis de transição ou outro..
    A ter em conta que será necessário cortar nas ombreiras/aduelas de forma a que o soalho fique pelo menos 1cm inserido nas mesmas.
  8.  # 13

Um familiar que trabalha "na coisa" disse-me que é sempre boa politica, se possível, comprar o piso umas semanas antes, cortar a embalagem e deixar o piso "respirar", basicamente para se ambientar há temperatura e humidade média da casa habitada.

Depois de o colocar "movimenta" menos... mas não é necessário, é só um truque de quem faz isto há uns anos, e se for possível.

0.0169 seg. NEW