Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Em junho de 2019 adquiri um lote para a construção de uma moradia e, após a análise de algumas propostas, em meados de julho contratei um arquiteto para a prestação de serviços nas diversas fases do projeto de arquitetura.

    Até à data, passado cerca de 4 meses, ainda não conseguimos ultrapassar a 1º fase do projeto, o estudo prévio.

    Pensava conseguir contruir uma moradia em cerca de 18 meses, no entanto, por este andar, temo não ser exequível.

    Em resumo, em cerca de 4 meses, o arquiteto apresentou 4 estudos prévios, sendo que 2 deles foram pequenos ajustes, no entanto, ainda nenhum resultou na totalidade para o poder aceitar.

    Em termos de duração, esta fase do estudo prévio é a fase mais imprevisível e a que mais depende da criatividade e inspiração do arquiteto ou as restantes fases de um projeto de arquitetura poderão ser igualmente demoradas?

    Conseguem me disponibilizar um calendário modelo de uma obra efetivada?

    Obrigado.
  2.  # 2

    Posso falar do meu caso em concreto...
    Em Março reuni 2 vezes com o arquitecto a fim de saber em primeiro o que o terreno permite construir, em segundo o que nós queríamos construir, posto isto o arquitecto meteu mãos a obra e em Abril apresentou uma proposta, reunimos novamente e levamos a proposta, em Maio pedimos as alterações que queríamos (pouquíssimas!!, isto quer dizer que o arquitecto nos compreendeu e desenhou aquilo que queríamos!) em junho apresentou o projecto final, aceitamos, seguindo-se os projectos das especialidades e em julho submeteu-o para a câmara! Até agora por la está... A espera de ser aprovado e emitida a respectiva licença de construção.
    Cada caso é um caso, mas com um bom arquitecto e com uma boa compreensão do que o cliente quer as coisas correm bem...
    Boa sorte para si
  3.  # 3

    Olá, é dificil de responder. Há Arquitectos que "sacam um coelho da cartola" e em 10 dias está na Câmara, mas desses deve é querer distância.

    O que deve fazer, para o que falta desta fase e sobretudo para as fases seguintes é: delinear em conjunto com o seu Arquitecto quais os prazos, o que entregar e quanto pagar.

    Da próxima vez que falar com ele:
    -quando será a próxima reunião?
    -o que espera que o Arquitecto faça?
    -necessito de trazer algum documento?
    -quanto lhe tenho a pagar na próxima reunião?

    Insista, não fique sem resposta.
    Mas 4 meses não me parece exagerado nos dias de hoje. Penso que o seu maior problema é sobretudo desconhecer quando se avança para a próxima fase.
    • RCF
    • 13 outubro 2019

     # 4

    Colocado por: N Miguel Oliveira
    Mas 4 meses não me parece exagerado nos dias de hoje. Penso que o seu maior problema é sobretudo desconhecer quando se avança para a próxima fase.

    4 meses não seria exagerado para concluir o projeto... o problema é que parece estar ainda longe disso...
    • RCF
    • 13 outubro 2019

     # 5

    Colocado por: ssdomumEm junho de 2019 adquiri um lote para a construção de uma moradia e, após a análise de algumas propostas, em meados de julho contratei um arquiteto para a prestação de serviços nas diversas fases do projeto de arquitetura.

    Até à data, passado cerca de 4 meses, ainda não conseguimos ultrapassar a 1º fase do projeto, o estudo prévio.

    Pensava conseguir contruir uma moradia em cerca de 18 meses, no entanto, por este andar, temo não ser exequível.

    Em resumo, em cerca de 4 meses, o arquiteto apresentou 4 estudos prévios, sendo que 2 deles foram pequenos ajustes, no entanto, ainda nenhum resultou na totalidade para o poder aceitar.

    Em termos de duração, esta fase do estudo prévio é a fase mais imprevisível e a que mais depende da criatividade e inspiração do arquiteto ou as restantes fases de um projeto de arquitetura poderão ser igualmente demoradas?

    Conseguem me disponibilizar um calendário modelo de uma obra efetivada?

    Obrigado.

    ssdomum
    É tudo muito relativo. Mas, por regra, a elaboração do projeto não é a fase mais difícil, nem mais demorada...
    Depende muito de Câmara para Câmara mas, a aprovação do projeto, por regra, é mais demorada e, às vezes, mais complexa... no projeto, o arquiteto é pago por si e, cumprindo as regras, faz o que lhe pede. Já os serviços da Câmara, não é bem assim e o assunto foge mais ao seu controlo...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  4.  # 6

    Colocado por: RCF4 meses não seria exagerado para concluir o projeto... o problema é que parece estar ainda longe disso...


    De acordo. Contudo, há tantos factores que podem "atrasar"... Penso que o problema maior é deixar-se no limbo este tipo de questões. Alinhar no "vamos indo vamos vendo". Por mim, é definir desde logo um prazo. Porque 4 meses passam a voar...
  5.  # 7

    Colocado por: ssdomumPensava conseguir contruir uma moradia em cerca de 18 meses, no entanto, por este andar, temo não ser exequível.


    Por acaso, disse isso ao Arquitecto?
  6.  # 8

    Colocado por: ssdomumEm termos de duração, esta fase do estudo prévio é a fase mais imprevisível e a que mais depende da criatividade e inspiração do arquiteto ou as restantes fases de um projeto de arquitetura poderão ser igualmente demoradas?

    Isso depende completamente da vossa interacção... Já tive estudos prévios para moradias a durarem 8 meses...
    3 versões diferentes e na "escolhida, 7 variantes.. E frustrante para todos... Muitas vezes não se avança porque as premissas da 1ª reunião, afinal, já mais tarde, não são para ser atendidas e é mais isto e mais aquilo...
    Agora a culpa, não sei, depende pode ser de um dos lados, como de ambos os lados. é muito complicado aferir isso.

    E mais, posso adiantar-lhe que não cobrei mai por isso, ae as consequentes horas amais que tive de dispender, o pára e arranca é muito chato. NNa porpaota es´ta imposto o limite a duas variantes e uma alteração á variante escolhida.
  7.  # 9

    Colocado por: RCFMas, por regra, a elaboração do projeto não é a fase mais difícil, nem mais demorada...

    Não concordo... a fase de elaboração do projecto de arquitectura é sempre a mais prolongada, se não é é porque não houve grande interesse, e/ou foi mais um projecto tirado ali da gaveta.
    Concordam com este comentário: Riscador
  8.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradasa fase de elaboração do projecto de arquitectura é sempre a mais prolongada,


    Talvez seja exagerado dizer isso assim e generalizar, mas no meu caso, o que é um facto é que em todos os projectos, o estudo prévio foi a fase mais demorada.

    Ora porque é um projecto dificil, ou desafiante, ou pelo desejo de tentar experimentar todas as soluções possiveis, ora porque não há tempo porque há mais projectos, ora porque o cliente não se decide entre duas opções, ora porque muda de vontades, ou porque é indeciso, ora porque necessitamos de reunir ou algum documento da Câmara e esta não responde, ora porque o cliente tem sempre urgência, menos no momento de pagar ou decidir-se sobre algo... Ora porque ficou tudo dito assim-assim deixando lugar a ambiguidades... E explora-se uma variante desnecessáriamente...

    Há tantos factores e como disse o colega PEPSI, "cada caso é um caso". O mal é que hoje em dia, parece que construir é como ir ao stand comprar automóvel ou pesquisar na net, instântaneo. As coisas levam o seu tempo, e é curioso que nunca tive um projecto que não fosse "urgente".
  9.  # 11

    4 estudo previos em 4 meses, é uma boa média, é um por mês.

    não sei os valores acordados com o arquitecto, mas no meu caso ele chegou-me a dizer que se tivesse que ir ao terceiro que já não ganhava nada com o projecto. Por acaso ficamos pelo segundo.

    se ainda anda nos estudos prévios ainda vai a procissão no adro. Tenha paciencia. Quanto aos 18 meses, depende de vários factores. eu devo conseguir ir levantar a licença de construção esta semana, foram exactamente 18 meses.
    Concordam com este comentário: José Barnabé
  10.  # 12

    Colocado por: pauloagsantosTenha paciencia. Quanto aos 18 meses, depende de vários factores. eu devo conseguir ir levantar a licença de construção esta semana, foram exactamente 18 meses.


    Pois.
    Outro exemplo, em Fevereiro do ano passado, há 20 meses portanto, um cliente abordou-me com o intuito de que lhe faça um projecto para uma moradia, num terreno que "irá herdar". O objectivo dele seria o de construir a tempo do seu casamento, num horizonte de dois anos. Passaram 20 meses, e ele nem sequer conseguiu passar o terreno para nome dele. Não me quero alongar no exemplo, o meu objectivo é simplesmente mostrar que às vezes aquilo que parece simples e rápido não o é. Numa obra, há muita gente implicada.
    • RCF
    • 14 outubro 2019

     # 13

    Colocado por: Pedro Barradas
    Não concordo... a fase de elaboração do projecto de arquitectura é sempre a mais prolongada

    especialmente como arquiteto, sabe bem que há Câmaras (e não são poucas) que demoram mais de um ano para aprovarem o projeto de arquitetura. Mesmo quando não há erros ou correções a efetuar... ainda assim, a fase de elaboração de projeto é sempre a mais prolongada?!
    Não estará a ser um bocadinho (pequenino..) corporativista...?
  11.  # 14

    Colocado por: ssdomumAté à data, passado cerca de 4 meses, ainda não conseguimos ultrapassar a 1º fase do projeto, o estudo prévio.
    Em resumo, em cerca de 4 meses, o arquiteto apresentou 4 estudos prévios, sendo que 2 deles foram pequenos ajustes, no entanto, ainda nenhum resultou na totalidade para o poder aceitar.
    nao ]e nada de alarmante... a fase do estudo pr]evio pode ser demorado. tenho um colega que está a 3 anos com um estudo prévio de um hotel
  12.  # 15

    Colocado por: antonylemosnada de alarmante... a fase do estudo pr]evio pode ser demorado. tenho um colega que está a 3 anos com um estudo prévio de um hotel


    concordo com o nada de alarmante, 4 meses e já vão no quarto estudo prévio, pode ser um cliente dificel. No entanto é um pouco exagerado comparar uma casa a um hotel.



    Colocado por: RCFsabe bem que há Câmaras (e não são poucas) que demoram mais de um ano para aprovarem o projeto de arquitetura.


    bolas..... e eu a achar que os meus 5 meses já custaram a passar.
  13.  # 16

    Colocado por: RCFhá Câmaras (e não são poucas) que demoram mais de um ano para aprovarem o projeto de arquitetura.


    Como é possível?? O meu foi aprovado em DOIS dias!!
    • RCF
    • 14 outubro 2019

     # 17

    Colocado por: sousa tavaresO meu foi aprovado em DOIS dias!!

    é caso para dizer, como é possível??

    2 dias? Entregou-o diretamente ao vereador?!

    O que não falta neste fórum são relatos daquilo que escrevi... infelizmente
  14.  # 18

    Colocado por: RCF2 dias? Entregou-o diretamente ao vereador?!


    Não, entreguei-o no atendimento ao cidadão. E mesmo assim o deferimento sair em 2 dias já ultrapassou o prazo que a Câmara apregoa - 1 dia!
  15.  # 19

    Colocado por: sousa tavaresNão, entreguei-o no atendimento ao cidadão. E mesmo assim o deferimento sair em 2 dias já ultrapassou o prazo que a Câmara apregoa - 1 dia!


    Fogo... num só mês já tinha visto, agora em 2 dias... sim senhor... mas era um projecto para alguma marquise, chaminé?
  16.  # 20

    Colocado por: N Miguel Oliveiramas era um projecto para alguma marquise, chaminé?


    Moradia!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
 
0.0221 seg. NEW