Iniciar sessão ou registar-se
    • zed
    • 11 outubro 2019

     # 1

    Preciso de passar uns condutores de neutro da caixa de derivação até ao interruptor dos estores , isto para poder instalar um automatismo (Shelly 2.5). Já tive um electricista que me tratou disto noutra parte da casa mas na altura não quiz fazer também aqui.
    interruptor estores

    Tenho conceitos básicos de electricidade. Este serviço tem que se lhe diga? Estava a pensar ser eu a fazer, não pela poupança mas mais porque sempre que vêm fazer algo cá a casa acabam por estragar um pouco a pintura, os interruptores, há sempre qualquer coisinha (e este último até foi cuidadoso).
  1.  # 2

    É arranjar fio azul 1.5mm e enfiar da caixa de derivação, até ao interruptor.
    Dentro da caixa de derivação, ligar com os outros neutros.
  2.  # 3

    instala o shelly na caixa que derivacao, tens mais espaco e fica melhor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
    • zed
    • 14 outubro 2019

     # 4

    É uma boa ideia, quando abrir a caixa se conseguir vou fazer como diz.
    • zed
    • 31 outubro 2019 editado

     # 5

    Tratei disto ontem num dos estores e ficou impecável. Foi muito fácil mesmo a passagem do neutro, a parte mais difícil/minuciosa foi mesmo remover a tampa da caixa causando o mínimo de estragos na tinta e depois arrumar aquilo tudo com o Shelly para que coubesse. Ainda por cima o condutor que estou a usar é difícil de dobrar. Para variar esqueci-me de fotografar o resultado final.

    Como este foi em parede de gesso cartonado e a tampa está colada optei por colocar o Shelly no interruptor mesmo, assim quando avariar sempre é um local mais acessível do que uma tampa que precisa de ser descolada.

    Os outros que tenho a fazer são em parede de alvenaria e a tampa penso que estará aparafusada, logo vejo como faço nesses. Havendo espaço no interruptor acho que vou seguir a mesma lógica. No entanto, um dos restantes interruptores é numa IS com revestimento em cerâmica e aí não há caixa de derivação por perto. Tenho que ver se tenho lá o que preciso na caixa que está no exterior da mesma.
 
0.0109 seg. NEW