Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Alguém com experiência relativamente ao processo de obtenção de licença de utilização em Matosinhos?
    Quais os documentos a reunir, e algumas dicas que possam fornecer.
    Trata-se de uma construção nova.

    Desde já agradeço todas as ajudas que possam disponibilizar.

    Augusto Silva
  2.  # 2

    Colocado por: augusto1988Alguém com experiência relativamente ao processo de obtenção de licença de utilização em Matosinhos?

    A sua fiscalização.
    Colocado por: augusto1988Quais os documentos a reunir

    Por norma estão definidos no site da câmara.
  3.  # 3

    Colocado por: zedasilva
    A sua fiscalização.

    Por norma estão definidos no site da câmara.



    Agradecido desde já...
    Como técnico de obra, gostaria de reunir todos os documentos que possível, para depois entrar em contacto com o gabinete responsável.
  4.  # 4

    Colocado por: augusto1988Como técnico de obra

    O augusto é o Dono de obra ou o diretor técnico?
  5.  # 5

  6.  # 6

    Colocado por: zedasilva
    O augusto é o Dono de obra ou o diretor técnico?


    Técnico de obra. Em funções para o subempreiteiro... O gabinete é responsável por isso, mas queria saber mais sobre essa vertente, e ir recolhendo papelada.
  7.  # 7

    Colocado por: augusto1988Em funções para o subempreiteiro...

    Como subempreiteiro pouco tem que entregar.
    Como empreiteiro geral tem que entregar apenas o termo de responsabilidade do electricista.
    O resto é tudo da responsabilidade do Dono de obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: augusto1988
  8.  # 8

    Colocado por: zedasilva
    Como subempreiteiro pouco tem que entregar.
    Como empreiteiro geral tem que entregar apenas o termo de responsabilidade do electricista.
    O resto é tudo da responsabilidade do Dono de obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:augusto1988


    O termo de responsabilidade de técnico de obra também, certo?
    Existe alguma lista com os documentos necessários?
    Desde já agradeço o tempo que tem dispensado!
  9.  # 9

    Colocado por: augusto1988O termo de responsabilidade de técnico de obra também, certo?

    Do Diretor técnico ou do diretor de fiscalização

    Colocado por: augusto1988Existe alguma lista com os documentos necessários?

    Elementos_Autoriza__o_Utiliza__o.pdf

    Qualquer duvida, disponha
  10.  # 10

    Colocado por: zedasilva
    Do Diretor técnico ou do diretor de fiscalização


    Elementos_Autoriza__o_Utiliza__o.pdf

    Qualquer duvida, disponha


    1-O director técnico (EU).

    2-O que enviou é um link? Não consigo abrir.
  11.  # 11

    Se o augusto é o diretor técnico verifique se a obra cumpre mesmo aquilo que foi licenciado, caso tenha duvidas, deixe essa responsabilidade para o Diretor de fiscalização.
    Disse que era técnico de um subempreiteiro, como é que o aceitaram com diretor técnico da obra?

    O link está no post #5
  12.  # 12

    Levantamos o alvará...
    "Subempreiteiro" é expressão criada pela força do hábito... :/
    Sou técnico da empresa que levantou o alvará.
    Houve uns diferendos com o dono de obra,e fizemos alguns trabalhos (estrutura, alvenaria etc...), mas os restantes o dono de obra entregou a outras empresas. Ficamos em stand by, passada a birra entre empreiteiro e dono de obra, compete-me agora tornar a tomar conta do assunto, mas com pouco tempo para desperdiçar!

    Por isso a minha "pressa" em reunir o que me for possível, e direccionar todos os intervenientes a fazerem o mesmo...
    E agradeço a disponibilidade demonstrada novamente...


    Cumprimentos!
  13.  # 13

    Colocado por: augusto1988mas os restantes o dono de obra entregou a outras empresas.

    Nesse caso, a sua responsabilidade como diretor técnico cessou. Como profissional que pode ser responsabilizado por atos de terceiros deve precaver-se.
    A responsabilidade de emitir o termo final deixou de ser sua.
    Como empreiteiro geral foram responsaveis pela instalação eletrica?
    Se sim, apenas vos compete apresentar o termo do eletricista. Caso não tenham sido, nada mais vos compete.
    A organização dos documentos para a emissão da licença de utilização é da responsabilidade do Dono de obra, não do empreiteiro.
    Só uma chamada de atenção, muito cuidado com este tipo de "esquemas". Você enquanto diretor técnico é responsavel por todos os subempreiteiros mesmo que tenham sido contratados pelo Dono de obra.
    Concordam com este comentário: Riscador
    Estas pessoas agradeceram este comentário: augusto1988
  14.  # 14

    Colocado por: augusto1988fizemos alguns trabalhos (estrutura, alvenaria etc...), mas os restantes o dono de obra entregou a outras empresas.

    Para salvaguarda da sua empresa, arranjem forma de provar e justificar isso. Para efeitos fiscais, a sua empresa foi responsável pela totalidade da obra, por tal deve apresentar faturação condizente.
    Caso não o façam estão obrigados a pagar a totalidade dos impostos relativos à obra.
  15.  # 15

    Colocado por: zedasilva
    Nesse caso, a sua responsabilidade como diretor técnico cessou. Como profissional que pode ser responsabilizado por atos de terceiros deve precaver-se.
    A responsabilidade de emitir o termo final deixou de ser sua.
    Como empreiteiro geral foram responsaveis pela instalação eletrica?
    Se sim, apenas vos compete apresentar o termo do eletricista. Caso não tenham sido, nada mais vos compete.
    A organização dos documentos para a emissão da licença de utilização é da responsabilidade do Dono de obra, não do empreiteiro.
    Só uma chamada de atenção, muito cuidado com este tipo de "esquemas". Você enquanto diretor técnico é responsavel por todos os subempreiteiros mesmo que tenham sido contratados pelo Dono de obra.
    Concordam com este comentário:Riscador
    Estas pessoas agradeceram este comentário:augusto1988


    Não fomos responsáveis pela instalação electrica.

    "Só uma chamada de atenção, muito cuidado com este tipo de "esquemas"."
    Aparentemente é uma reconciliação (dono de obra e empreiteiro super satisfeitos) mas o que menciona é exactamente o que me vem á cabeça...
    O dono de obra até quer contratar de novo serviços de cerâmicas, regularização de escadas, etc...

    De qualquer forma, tenho que fazer o meu papel, e nesta fase seria importante manter a boa disposição de todos (sem meter em check a minha posição enquanto director técnico), para isso tenho que tratar dos pedidos de água (que envolve uma declaração minha) e da luz...

    E pensar na licença de utilização, que envolve também uma declaração minha, ou do fiscal de obra (arquitecto do gabinete projectista)!!

    É uma dor de cabeça, e tudo criado por birras do pessoal da pasta, mas tenho que conciliar estas coisas da melhor forma!!! Abraço...
  16.  # 16

    Colocado por: zedasilva
    Para salvaguarda da sua empresa, arranjem forma de provar e justificar isso. Para efeitos fiscais, a sua empresa foi responsável pela totalidade da obra, por tal deve apresentar faturação condizente.
    Caso não o façam estão obrigados a pagar a totalidade dos impostos relativos à obra.


    Essa parte não está a meu encargo. E imagino que nenhuma das partes esteja a pensar nesses "pormenores" :) :) :)
  17.  # 17

    augusto enquanto DT é também sua função ser gestor de conflitos, por tal, creio que a sua atitude está correta.
    Para sua salvaguarda, faça apenas com que o DF assine juntamente consigo os registo do livro de obra.
    Concordam com este comentário: augusto1988
  18.  # 18

    Colocado por: augusto1988E imagino que nenhuma das partes esteja a pensar nesses "pormenores" :) :) :)

    Por isso é que alertei :))
    Por norma os senhores das finanças deixam passar 3 a 4 anos para exigirem os comprovativos. Nessa altura já ninguém se lembra de nada e comem todos pela medida grande.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: augusto1988
  19.  # 19

    Colocado por: zedasilvaaugusto enquanto DT é também sua função ser gestor de conflitos, por tal, creio que a sua atitude está correta.
    Para sua salvaguarda, faça apenas com que o DF assine juntamente consigo os registo do livro de obra.
    Concordam com este comentário:augusto1988


    E os termos de responsabilidade? No caso do pedido de ramal de água talvez não seja um problema assinar o termo de responsabilidade, mas no caso da obra (licença de utilização) estou reticente...
  20.  # 20

    Para o pedido de ramal de água que tipo de termo pedem?
 
0.0229 seg. NEW