Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas pessoal
    Coloquei um tópico na categoria instalação, contudo acho adequado colocar nesta categoria uma vez que se trata de uma instalação de aquecimento numa moradia que ainda vai ser construída.

    Estou a construir uma moradia e tenho de optar por um sistema de aquecimento central e de AQS. De acordo com a pesquisa que já fiz o que me pareceu melhor para o meu caso seria uma bomba de calor com apoio de painéis solares e aquecimento central através de radiadores de parede. Isto porque não gosto de piso radiante, não tenho recuperador de calor de lenha, é obrigatório a instalação de painéis solares e em não necessito de instalar gás (não pretendo usar para cozinhar e na localidade em questão não é obrigatório ter pré-instalação sequer).

    Posto isto, como disse, pareceu-me a melhor opção, e pelo que já vi a Daikin tem umas soluções que, aparetemente, parecem muito boas, por exemplo, bomba de calor Bomba de calor ar-água Daikin Altherma de baixa temperatura.
    Surge agora algumas questões quanto ao gasto mensal que irei ter em média.

    O espaço a aquecer será +- 120/130 m2 (embora como a família ainda é pequena poderei optar por não aquecer todos os quartos por exemplo). Como disse ainda vou construir portanto será uma construção energeticamente eficiente, com bloco térmico e sistema de capoto 6cm e toda a caixilharia com corte térmico.
    Posso colocar fotos da planta da moradia se facilitar a vossa opinião.

    Têm outras sugestões para soluções de aquecimento?

    Obrigado pela atenção.

    Cumps,
    Pedro Abade
  2.  # 2

    Poderá colocar painéis térmicos com bomba de calor reversível com ventiloconvetor cumprimentos
  3.  # 3

    Boa noite Fabio sim estava a pensar nessa solução.
    Embora orçamentos deva ficar mais ou menos nos 8000€ so a bomba, paineis e inverter fora os ventiloconvetor e a instalação
    Mas pronto desde que seja uma solução energeticamente boa será um bom investimento.
  4.  # 4

    se meter a bomba de calor e esta cumprir determinados requesitos, não é obrigado a instalar paineis solares.
    Concordam com este comentário: pabade
  5.  # 5

    Não sabia disso Fernando, mas em todas as maneiras os painéis solares serão uma boa ajuda para auxiliar a bomba de calor e esta não consumir tanta energia.
  6.  # 6

    Colocado por: pabadeNão sabia disso Fernando, mas em todas as maneiras os painéis solares serão uma boa ajuda para auxiliar a bomba de calor e esta não consumir tanta energia.


    Mas a ideia é BC de baixa temperatura para radiadores? Tem que ter atenção aos radiadores a colocar também.

    Quanto ao painel solar para dar apoio à BC, não sou nenhum entendido e também tenho andado numa luta grande para me decidir, mas uma coisa já decidi, não vou instalar painéis solares mas sim apenas BC para as AQS. O Custo dos painéis solares só para AQS, para o poder reaver em gasto de electricidade serão muitos anos, e no seu caso visto que vai também adquirir BC ainda pior para as contas na minha opinião. Uma coisa é como eu vou fazer, em vez de um comprar outro, tenho que fazer as contas apenas à diferença de valor entre 1 e outro e aos gastos no inverno. No seu caso visto que compra BC e Painéis Solares, para trazer beneficio dos Painéis solares, serão precisos muitos anos para compensar financeiramente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pabade
  7.  # 7

    Tiago mas sem painéis solares todo o aquecimento será proporcionado apenas pela bomba consumindo energia elétrica, fez contas a isso tudo e viu que não compensava foi?
    Ainda não fiz contas pois tenho de fazer um estudo primeiro ao tipo de equipamento (BC e ventiloconvectores) que tenho de usar e claro têm consumo diferente de uns para os outros
  8.  # 8

    Não tenho valores exactos, apenas pelo que fui lendo, mas a minha ideia foi a seguinte (esquecendo aquecimento central)

    Investimento Painel Solar AQS 2600€
    Investimento Esquentador
    Gastos gás no inverno (ou eletricidade no caso de uma caldeira com resistência eléctrica)
    Manutenção anual painel solar

    Ou

    Investimento BC AQS (Por cerca de 2000€ já se encontram delas engraçadas)

    Ora pelo que tenho lido, uma BC só para AQS gasta uns 10€ de electricidade por mês.

    Somando gastos de gás no inverno (ou electricidade) + manutenção do painel solar + o valor a mais do painel solar + o esquentador ou caldeira com resistência, dá-me muitos anos para rentabilizar o painel solar. Só nos 600€ a mais do painel são 5 anos de electricidade, agora contabilize que no inverno os painéis nunca aquecerão água para os banhos, tem que gastar outra fonte para aquecer (somar esses valores aos 5 anos) etc.


    Ainda tem o extra da estética, ter os painéis no telhado + o risco de numa tempestade eles partirem ou danificarem e ter um custo de arranjo..

    No seu caso que até já se decidiu mesmo por colocar BC, se optar por não ter painel solar tem que comprar mais um acumulador de água (já recebi orçamentos de cerca de 1000€ para isso), e a BC tem que fazer as duas coisas (a diferença de preço julgo ser pequena), ainda torna o investimento no Painel Solar um investimento que para atingir rentabilidade se torna muito mais longo.

    Uma curiosidade, porque não gosta de piso radiante? É a minha grande dúvida, piso radiante ou radiadores (alimentados pelo recuperador de calor) ou ainda prh alimentado pelo recuperador também, mas vejo toda a gente a dizer bem do PRH gostava de ouvir a opinião de alguém que não gosta (visto que nunca estive numa casa com PRH.
    Concordam com este comentário: ricat
  9.  # 9

    Colocado por: tiagooliveira20diferença de preço julgo ser pequena
    correctíssimo, é só 3 a 4x mais.
  10.  # 10

    Pois no meu caso a BC para fazer as 2 (climatização + AQS) sem painel solar é capaz de gastar muito ao fim do mês.
    Como a moradia está perto da beira-mar a temperatura mesmo de inverno nunca desce tanto como por exemplo no interior e mesmo de Inverno costuma haver umas "frechas" de sol.

    O piso radiante tem de ser muito bem aplicado para não ter fugas de ar e desperdiçar assim rendimento, mas isso não me preocupa em qualquer sistema pode haver erros desses, depois o calor tem de sair dos filamentos e "atravessar" o pavimento, só aí é que vai começar a aquecer o ar dentro da casa propriamente e convém estar grande parte do dia ligado para que o ar depois de quente não baixe de temperatura e assim consiga melhores valores ao fim do mês. Além disto o custo de instalação também fica bem caro e no final do mês julgo eu que ficará ao mesmo preço (um colega com casa de 120m2 gasta cerca de 150€ de Inverno e não liga muito tempo ou seja não está assim tão quente dentro de casa)
  11.  # 11

    Colocado por: pabadenão ter fugas de ar e desperdiçar assim rendimento, mas isso não me preocupa em qualquer sistema pode haver erros desses, depois o calor tem de sair dos filamentos
    sabe que a malta quando se refere a radiante habitualmente fala do hidráulico e não do eléctrico, quando se fala do eléctrico é pre.

    Ps: cá confusão do Caraças vai pra si.
  12.  # 12

    Colocado por: pabade(um colega com casa de 120m2 gasta cerca de 150€ de Inverno e não liga muito tempo ou seja não está assim tão quente dentro de casa
    isso é onde? Qual o sistema de pr? Como o gere? Qual a fonte de produção?

    Dizer que tem um primo de um conhecido que tocou com o Sinatra não o faz cantor.
  13.  # 13

    Colocado por: jorgealvescorrectíssimo, é só 3 a 4x mais.


    O que? Uma bomba de calor que faça aquecimento para piso radiante custa menos 3 a 4 vezes que uma bomba que faça PRH e AQS? Então nessa ordem de ideias compensa mais comprar separado..

    Deve ter confundido o que disse e deve estar a comparar uma BC apenas de AQS para uma bomba de calor que faz ambos certo?
    • pabade
    • 16 outubro 2019 editado

     # 14

    A mim está a parecer que o colega Jorge Alves ao invés de comentar para ajudar apenas quer introduzir mais confusão.

    Sim uma BC que faça ambos de 16Kw da DAIKIN estiver a ver hoje de manhã custa quase 10.000€ já a contar também com o "inverter" exterior.
    Uma apenas para AQS de 500L custa quase 3.000€.

    Jorge pois realmente não sei a que ele usa mas o mais certo é ser PRE, é um apartamento e não tem nenhum "aparelho" de aquecimento portanto deve ser ligado diretamente à rede elétrica.
  14.  # 15

    Colocado por: tiagooliveira20vejo toda a gente a dizer bem do PRH gostava de ouvir a opinião de alguém que não gosta (visto que nunca estive numa casa com PRH.


    Eu já referi em vários posts que uma das desvantagens que vejo no PRH é a inércia.
    Demora algum tempo a aquecer e existem situações pontuais que poderá ser algo desconfortável em habitações com muita superfície vidrada e sem controlo solar, quando por exemplo após uns dias muito frios e chuvosos, surge um dia com muito sol. O calor que existe no piso + o calor que irradia do sol acabam por sobreaquecer o espaço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagooliveira20
  15.  # 16

    Colocado por: jfsmoreiraPRH é a inércia.
    evidentemente que se está a referir a sistema de alta inércia,

    mas existem outros................
    Concordam com este comentário: jfsmoreira
  16.  # 17

    Qualquer PRH tem a sua inercia..claro está, uns mais do que outros.
  17.  # 18

    Colocado por: jfsmoreiraDemora algum tempo a aquecer e existem situações pontuais que poderá ser algo desconfortável em habitações com muita superfície vidrada e sem controlo solar, quando por exemplo após uns dias muito frios e chuvosos, surge um dia com muito sol. O calor que existe no piso + o calor que irradia do sol acabam por sobreaquecer o espaço.

    Eu tenho um de alta inércia.
    Isso acontece de facto.
    Desconfortável?! É tão desconfortável que eu automatizei os meus estores a abrirem qd está sol para aproveitar bem esses "desconforto" todo... ;)
    • SMBS
    • 16 outubro 2019

     # 19

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Eu tenho um de alta inércia.
    Isso acontece de facto.
    Desconfortável?! É tão desconfortável que eu automatizei os meus estores a abrirem qd está sol para aproveitar bem esses "desconforto" todo... ;)


    lol
  18.  # 20

    Mais uma dúvida pessoal. Já falei com uma empresa de instalação de climatização ao que me disseram que mesmo que opte por ventiloconvectores não poderei colocar nenhum para aquecer os WC's, não é mesmo possível ou existe alguns para esse propósito?
 
0.0213 seg. NEW