Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Sei que este não é um tópico novo mas já li e reli vários topicos relacionados com o tema e como a malta tem tendência para "descambar" na conversa não consigo chegar a nenhuma conclusão...
    Estou a construir uma moradia no interior norte, em zona onde em alguns dias de inverno as temperaturas chegam aos -2, -3 e no Verão chegam com facilidade aos 37 / 38. Estou indeciso qual o sistema de aquecimento e arrefecimento que devo colocar, pelo que peço encarecidamente a opinião de um especialista isento.
    A moradia tem 270m2 habitáveis, divididos em 3 pisos. Bloco térmico de 25 + 8 cm de capoto. Vãos voltados a Sul e Ponte, maioritariamente a poente.
    Foi-me sugerido caldeira de 30KW a pellets e Ar Condicionado ou bomba de calor de 16Kw com ventiloconvetores.

    Na vossa opinião, dentro da mesma média de temperaturas (20 no Inverno e 25 no Verão), sendo que só necessito de climatização entre as 17h30 e as 9h da manhã, qual a melhor solução e que consumos devo esperar (em média)?

    Muito obrigado!
  2.  # 2

    E já considerou colocar pellets com ventiloconvetor, com depósito de inércia, com painéis solares térmicos, poderá ser uma hipótese cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Gabriel
  3.  # 3

    Obrigado pela dica, mas dessa forma continuo a necessitar do AC para o arrefecimento. Dessa forma, prefiro ter as pellets com radiadores, que fica muito mais em conta e (julgo eu), com mais conforto.
    A minha questão é tentar perceber se os consumos da bomba de calor são significativos ao ponto de compensar o investimento ao invés da caldeira a pellets e AC, que me fica mais barato cerca de 4.000€, pois a necessitar de AC, será apenas nas divisões a poente, uma vez que a Sul não tenho grandes vãos.
 
0.0088 seg. NEW