Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite,

    Antes de mais parabéns aos criadores do Forum. Muito boa cena mesmo e tal como muitos fiquei a conhecer o site agora que estou mais ativo na compra de casa.

    Então, encontrámos aquela que, não sendo a casa dos nossos sonhos, é a casa que nos vai permitir começar as nossas vidas "sem preocupações". Arrendatários à cerca de 8 anos, normalmente sempre a ter de mudar de casa porque o Senhorio ia vender ou precisava de ir para lá morar e principalmente porque os preços das rendas hoje em dia (Distrito do Porto - Falo do que sei) são bem maiores que uma prestação de um credito habitação decidimos avançar.

    Depois de muita procura encontrámos finalmente uma moradia T2 com 75m2 de habitação em 3 pisos + 35m2 de jardim + 20m2 de lugar de estacionamento (dentro de casa) a 10 minutos do centro do Porto. O vendedor esta a vender por 160000 mas após longa negociações conseguimos ficar nos 151000€

    A casa é nova, está ainda em construção com o término dentro de 3 meses em Final de Dezembro / Inicio Janeiro.

    Eis a questão:

    - Como sabem é a altura de visitar vários bancos e vários simulações. De momento os Ctt e o Santander são os mais apelativos com os Ctt a dar uma mensalidade mais baixa mas com o Santander a ter um valor total a pagar ao banco inferior a quase 5000€ face aos Ctt.

    Ora em conversa com a imobiliária que nos ajudou na procura de casa e negociação com o construtor fui informado do seguinte:

    - "O construtor contraiu um crédito no CA para a construção e diz que pode ir convosco à agência dele para tratar do credito habitação e assim pode ser que vocês mesmo tirem algumas vantagens disso"

    E após uma pesquisa rápida tenho lido por estas webs historias do género:

    - Se fizeres crédito num banco que tem um credito ativo com o construtor muitas vezes os bancos conseguem financiar-te os 100% usando outras vias dentro da lei.
    ou
    - Se fizeres crédito num banco que tem um credito ativo com o construtor muitas vezes os bancos não cobram quaisquer custos de processo.
    ou simplesmente
    - Se fizeres crédito num banco onde o construtor tem credito para a mesma obra consegues negociar um spread brutal.

    Porque, pelo que entendo, a Casa em construção "É do banco" enquanto o Construtor tiver o credito a decorrer e a casa "será do banco" enquanto eu tiver o crédito a decorrer com eles.

    A questão é será isto mesmo verdade? Certamente não me custará nada acompanhar o construtor até ao Balcão do CA para ver as propostas deles.

    Mas que me dizem? E que postura/atenção devo tomar?

    Obrigado desde já.
  2.  # 2

    geralmente sim é mais facil usar o mesmo banco,
    pq nao experimenta e confirma se sim ?
    lembre-se que depois a qualquer altura pode mudar de banco, não é uma coisa para a vida
    • Nelhas
    • 15 outubro 2019 editado

     # 3

    Colocado por: ruipcsousaSe fizeres crédito num banco que tem um credito ativo com o construtor muitas vezes os bancos conseguem financiar-te os 100% usando outras vias dentro da lei.


    Talvez, pode facilitar do ponto de vista processual visto o imóvel ser do conhecimento do Banco devido ao procedimento assente no credito da sua construção.



    Colocado por: ruipcsousaSe fizeres crédito num banco que tem um credito ativo com o construtor muitas vezes os bancos não cobram quaisquer custos de processo.


    Duvido. Nunca ouvi falar de CH a custo zero por ser o mesmo Banco do construtor.
    Já vi situações nesse âmbito em projetos imobiliários de parceria entre Banco e Construtores. O Banco financia mas é também "sócio" no investimento.



    Colocado por: ruipcsousaSe fizeres crédito num banco onde o construtor tem credito para a mesma obra consegues negociar um spread brutal.


    Novamente nunca vi disso , tendo em conta o cenário que apresenta.



    Colocado por: ruipcsousaPorque, pelo que entendo, a Casa em construção "É do banco" enquanto o Construtor tiver o credito a decorrer e a casa "será do banco" enquanto eu tiver o crédito a decorrer com eles.


    Não.
    O Banco não é dono de nada.
    O Banco empresta dinheiro e como contrapartida hipoteca o ativo que vai ser adquirido com esse dinheiro.
    Hipoteca o ativo no valor do que emprestou.
    Aliás até pode comprar a casa A pelo valor B com hipoteca de ativo C.
    O Banco não é dono das moradias do construtor nem da sua futura casa.

    Analise todas as propostas e escolha a melhor.
  3.  # 4

    Obrigado pelos comentários.

    Hoje já fiz reserva da casa. Entretanto vamos marcar ida ao banco com o construtor mas a Agência aconselha a irmos apenas quando tivermos o CPCV assinado visto que para ja fizemos reserva.
    • ik
    • 16 outubro 2019

     # 5

    75m2 X 3 pisos nova a 150mil euros a 10min do centro do Porto?

    Foi um achado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruipcsousa
 
0.0117 seg. NEW