Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, já algum tempo que sigo o forum e vou tirando algumas dúvidas.
    Finalmente começaram as obras da minha casa. Com muitos altos e baixos, e ainda agora é o inicio.
    Vou fazer um pequeno ponto de situação antes da questão a abordar.
    -A casa fica no alto Alentejo, nos arredores de Marvão (lindo, conhecem?)
    -trata-se de uma casa antiga em pedra, rés de chão e 1º andar, deixámos apenas as paredes exteriores, com cerca de 1 metro de largura) e teve que subir cerca de 1,10 em parede de alvenaria (dupla com isolamento) por causa do pé direito.
    - Por uma questão de orçamento e outras decisões à mistura, deixamos as paredes exteriores e as de dentro deitamos a baixo, ficando parede de alvenaria simples, e ganhamos bastante espaço.
    Agora a questão em causa:
    A cobertura:
    - a engenheira sugere (de dentro para fora): laje aligeirada + XPS 10cm (temos na parede dupla de alvenaria XPS de 8cm), telhado com vigotas e telha por cima (deixando uma pequeno buraco com rede para haver circulação e renovação de ar.
    - o empreiteiro sugere, laje aligeirada + XPS 3cm + vigotas com tripolux e telhas.
    Qual a vossa opinião tendo em conta a região do pais, e o custo / desempenho dos materiais.
    Agradeço desde já, toda ajuda e informação que me possam dar
  2.  # 2

    teve projeto de termica?

    3 cm + tripolux é muito pouco...
    Concordam com este comentário: zinna
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Féli
  3.  # 3

    Amigo Féli.. são coisa sque não é para perguntar no Forum, é para esclarecer com a engenheira que faz o projecto de termica, e com a restante equipa projectista...
    além disso o tripolux, é caro como tudo... para o bem que faz.
    O isolamento termico tem de ser aplicado sobre a laje/ tecto da zona aquecida, e não lá em ciam junto das telhas...
    USE os seus projectistas para tirar estas duvidas...

    Colocado por: Félitelhado com vigotas e telha por cima (deixando uma pequeno buraco com rede para haver circulação e renovação de ar.

    Buraco!!? se leva telha, e é do tipo telha vã não precisa de buracos... isso ventila per si...
  4.  # 4

    Qual tripolux?
  5.  # 5

    e vou-lhe dizer mais, é uma pena, não meter a cobertura em madeira!!! uma casa em pedra, nessa região... com vigotas em pre-esforçado, na minha modesta opinião, é mesmo uma pena, ainda pro cima funcioa pior do ponto de vista estrutural e do ponto de vista da termica.
    Sendo uma casa em paredes de pedra, ao inves de parede dupla, deveria ter optado por parede simples, e isolamento termico pelo interior. ou não vai aplicar qq tipo de isolamento nos troço de parede em alvenaria de pedra!!!?
    Se não vai, para que é o isolamento brutal nos carapuços de parede dupla.. desculpe, mas o projecto não faz sentido. Só irá arranjar patologias. pois terá panos de avenaria com comprotamtnos termicos brutalmetne diferenciados, resultando em condensações...
  6.  # 6

    Colocado por: jfsmoreiraQual tripolux?

    sugerido pelo empreiteiro a colocar na zona das vigotas das telhas... leia lá!
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradassugerido pelo empreiteiro a coloaca na zona das vigotas das telhas... leia lá!


    Sabe quantas variedades existem de tripolux?
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasAmigo Féli.. são coisa sque não é para perguntar no Forum, é para esclarecer com a engenheira que faz o projecto de termica, e com a restante equipa projectista...
    além disso o tripolux, é caro como tudo... para o bem que faz.
    O isolamento térmico tem de ser aplicado sobre a laje/ tecto da zona aquecida, e não lá em ciam junto das telhas...
    USE os seus projectistas para tirar estas duvidas...



    Caro Pedro Barradas, perguntei no forum porque da engenheira tenho uma opinião, e do empreiteiro outra, e porque sei que existem muitas maneiras de trabalhar.
    E sim o isolamento térmico, tal como escrevi, é para aplicar na laje aligeirada.





    Colocado por: Pedro Barradase vou-lhe dizer mais, é uma pena, não meter a cobertura em madeira!!! uma casa em pedra, nessa região... com vigotas em pre-esforçado, na minha modesta opinião, é mesmo uma pena, ainda pro cima funcioa pior do ponto de vista estrutural e do ponto de vista da termica.
    Sendo uma casa em paredes de pedra, ao inves de parede dupla, deveria ter optado por parede simples, e isolamento termico pelo interior. ou não vai aplicar qq tipo de isolamento nos troço de parede em alvenaria de pedra!!!?
    Se não vai, para que é o isolamento brutal nos carapuços de parede dupla.. desculpe, mas o projecto não faz sentido. Só irá arranjar patologias. pois terá panos de avenaria com comprotamtnos termicos brutalmetne diferenciados, resultando em condensações...


    e também como referi, a parede dupla em alvenaria (no 1º andar, que fica assente na parede de pedra existente) tem isolamento de 8cm, e preenchimento com do resto do espaço com pedra, para igualar a largura da parede existente (se é que me fiz entender).
    O razão do telhado não ficar em madeira deve-se ao facto do euromilhões não estar depositado na minha conta, e tendo em conta o orçamento que temos.... De qualquer forma, a casa em parede de pedra que falo, não deve ser a mesma que o Sr. está a visualizar, pois a pedra será toda revestida em alvenaria, funcionando muito bem de Verão, e tendo janelas XPTO com todos os coeficientes exigidos, e algum aquecimento, também irá funcionar bem de Inverno.
    De qualquer forma agradeço a resposta e informação sobre o Tripolux
  9.  # 9

    Colocado por: fernandoFerreirateve projeto de termica?

    3 cm + tripolux é muito pouco...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Féli


    Sim teve projecto de térmica que exige 8cm nas paredes e 10 na lage da cobertura.
    Mas depois o empreiteiro acha muito, e diz que Tripolux entre telha e vigota, mais XPS de 3cm na laje é suficiente, e uma pessoa fica com um nó no cérebro (a juntar ao resto das preocupações que tem em cima )
  10.  # 10

    Colocado por: FéliMas depois o empreiteiro acha muito

    Não foi para isso que ele deu preço?

    Colocado por: FéliTripolux entre telha e vigota, mais XPS de 3cm na laje é suficiente,

    Faz desconto se isso for aprovado?
  11.  # 11

    Colocado por: jfsmoreira

    Sabe quantas variedades existem de tripolux?


    Conheço por alto o catálogo... Não é produto que me seduza. Mas já tenho utilizado... Bem utilizado e se for adequado ao pretendido é um bom produto.
    Mas aqui neste caso não me parece.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Féli
  12.  # 12

    no site da tripolux no catálogo não tem coeficientes que permitem fazer contas.. siga a sugestão da sua engenheira que fica bem servido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Féli
  13.  # 13

    se o sotão nao for utilizado pode meter duas mantas de lã mineral 6 + 6 cm. fica mais barato e resolve a questão.
  14.  # 14

    Ou uma em placa.
  15.  # 15

    Colocado por: FéliO razão do telhado não ficar em madeira deve-se ao facto do euromilhões não estar depositado na minha conta, e tendo em conta o orçamento que temos....

    As opções tecnicas tem de ter em consideração o tipo de construção e não somente por questões económicas... senão nem vale apena haver projectos mete-se qq coisa.

    PS: quem diz maderia, diz metal. qe para o tipo de edificação seria igualmente adequado.
 
0.0185 seg. NEW