Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    O meu irmão e a minha cunhada estão a pensar comprar uma moradia bi-familiar de cerca de 250mil euros, em conjunto com os pais da minha cunhada.
    A ideia é os sogros do meu irmão venderem o imóvel onde estão agora (que já está pago na totalidade), cujo preço de venda ronda os 170mil euros, e comprarem a moradia em conjunto.
    Segundo o meu irmão, o banco onde ele foi não deixa que façam a escritura em conjunto.
    Lembrei-me então da possibilidade de doação de parte do imóvel. O meu irmão compraria a casa com a minha cunhada e posteriormente doarão parte aos pais dela.

    As minhas questões são:

    É possível fazer as coisas desta forma?
    Haverá outra maneira de o fazer?
    Se possível a doação, quanto rondará os custos da mesma?

    Obrigada!
  2.  # 2

    Boa Tarde,

    A sua cunhada têm irmãos?
  3.  # 3

    Colocado por: NelhasBoa Tarde,

    A sua cunhada têm irmãos?


    Boa tarde Nelhas,

    Tem sim, uma irmã. Mas já é maior de idade e está de acordo com estas trocas e baldrocas. Penso que com o consentimento dela não haja problema correcto?

    Obrigada.
  4.  # 4

    "O meu irmão e a minha cunhada estão a pensar comprar uma moradia bi-familiar de cerca de 250mil euros, em conjunto com os pais da minha cunhada."
    A moradia é constituida por 2 frações ou apenas 1? Existe propriedade horizontal?
  5.  # 5

    Colocado por: su_k3"O meu irmão e a minha cunhada estão a pensar comprar uma moradia bi-familiar de cerca de 250mil euros, em conjunto com os pais da minha cunhada."
    A moradia é constituida por 2 frações ou apenas 1? Existe propriedade horizontal?

    Boa tarde su_k3,

    Não existe propriedade horizontal, apenas uma fracção.
  6.  # 6

    Colocado por: ifigueiredo
    Boa tarde su_k3,

    Não existe propriedade horizontal, apenas uma fracção.

    Pois, não existindo propriedade horizontal é normal que o banco não financie aos 4. Para ter tudo direitinho devem tratar da propriedade horizontal e depois cada qual pedir financiamento/adquirir a sua respetiva fração, assim evitam-se constrangimentos, incluindo na definição clara das propriedades.
    Se o banco autorizar o financiamento aos seus cunhados, a meu ver a melhor opção seria tratar depois da propriedade horizontal e fazer a venda da fração correspondente aos sogros. Com essa venda liquida a parte do financiamento que foi pedido a "mais" e pede ao banco autorização para libertar a hipoteca dessa fração.
  7.  # 7

    Qual o valor que os sogros vão comparticipar da casa?
 
0.0123 seg. NEW