Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    O meu nome é jorge tenho 33 anos.
    Estou a pensar contruir casa.
    Venho aqui pedir opinioes para ter uma ideia mais clara.
    O meu sogro tem um terreno com cerca de 1hectar onde tem a casa dele construida alguns anos a casa dele esta construida apenas em metade do terreno calculo que esteja implantada em meio hectar.
    Ele tem hipoteca ao banco de todo o terreno.
    Será que é possivel construir outra casa no mesmo terreno?
    Se sim que passos devo seguir.
  2.  # 2

    Esqueci me de referir que todo o terreno tem frente para a via publica
  3.  # 3

    Não me parece solução muito viável...
    Por vários motivos.
    1. se estiver fora de aglomerado urbano, deve ser muito dificil conseguir fazer o destaque. para isso teria de verificar o que o PDM do concelho permite ou não fazer... ou permitir a construção de outra habitação e formalizar uma propriedade horizontal.
    2. tem o terreno e a casa hipotecada, teria de 1º pagar isso, para desbloquear a situação.
    ...

    o 1º passo é ver o enquadramentos do terreno, face as aras e construção existentes... saber se nessa propriedade está tudo legal...
    Reunião na Camara municipalcom o arquitecto.
  4.  # 4

    Boa tarde.
    Obrigado pela resposta.
    A localidade e uma aldeia sao vicente do paul concelho de santarem.
    Nao existe aglomerados é uma casa aqui outra casa ali.
    Em relacao ao pagamento é isso que estamos a pensar fazer pagar o resto do emprestimo visto faltarem apenas 7 anos.
    Sai mais em conta do que comprar terreno.
  5.  # 5

    Colocado por: Jorgeguerra86Sai mais em conta do que comprar terreno.

    Se puder fazer aquilo que pretende... Informe-se antes.

    Nesse caso, sendo fora de aglomerado urbano, duvido que consiga fazer nova casa e/ou fraccionar o predio.
    Informe-se na camara
  6.  # 6

    Obrigado pelo seu comentario.
    Sabe me dizer qual o departamenro da camara ao qual me devo dirigir.
  7.  # 7

    De urbanismo...
  8.  # 8

    Jorgeguerra86,
    Além de fazer o que diz o Pedro Barradas, aconselhe-se junto de um solicitador.
    Entregue-lhe cópia da caderneta predial e da escritura do seu sogro, peça-lhe para verificar as hipóteses de destaque da parte de terreno que pretende para si e outros conselhos. Ele consegue verificar junto da Conservatória e AE e aconselhá-lo sobre a viabilidade do que pretende fazer quanto à partição e tratar dessa legalização.
    Eu faria isso primeiro essa consulta, pois até pode ser que o solicitador conheça alguém na CM a quem o possa encaminhar.

    Antes que pergunte. Não conheço nenhum solicitador na sua área. Sou do Porto.
    Cpts,
  9.  # 9

    solicitador, antes!!?Isso o Arquitecto saberá informar... Acho que não faz sentido algum nesta fase ir a um solicitador.
    Veja isso antes do ponto de vista urbanístico... se tiver viabilidade.. Aí sim, se o arquitecto que contratar não tiver capacidade para tratar desses aspectos legais, arranje um solicitador, ou advogado...

    è so marcar uma reunião com o tecnico da divisão urbanisitca da area do predio... não é preciso nenhum solicitador para "recomendar" alguém dentro da Câmara.
    Telefona para a autarquia, explica à telefonista o que pretende e será devidamente encaminhado... não se preocupe.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  10.  # 10

    Jorge.. no seu caso, visto ser em Santarem.. é facilimo. olhe tem aqui tudo o que precisa.
    https://www.cm-santarem.pt/servicos-municipais/urbanismo/contatos-uteis
 
0.0084 seg. NEW