Iniciar sessão ou registar-se
    • Socris
    • 22 setembro 2009 editado

     # 1

    Olá

    Ando a pensar remodelar os meus móveis da sala que são em cerejeira e queria pô-los em wengué ou castanho-preto. Agora a questão é como fazê-lo, vou testar numa estante que já não uso que é do mesmo material.

    1º tenho q lixar, certo? a mão ou com uma lixadeira eléctrica???
    E depois???

    Obrigada
    •  
      FD
    • 23 setembro 2009

     # 2

    Colocado por: Socrisa mão ou com uma lixadeira eléctrica???
    E depois???

    Fica mais perfeito à mão, mas dá muito mais trabalho. Sugiro que experimente primeiro com a eléctrica e depois se vir que fica mal, à mão.

    Depois precisa de uma velatura, uma espécie de tinta transparente que escurece a madeira.
    Mas atenção que isso apenas vai mudar a tonalidade da madeira, os veios são os mesmos.

    Por outro lado, tenha a certeza que a madeira da mobília é maciça. Porque se for folheada com MDF ou aglomerado a tarefa é virtualmente impossível.
  1.  # 3

    Presumo que os móveis sejam em folha de madeira e não em melamina.
    Assim sendo: lixagem manual ou com lixadora eléctrica de grão fino (150 aprox.) para retirar verniz, tendo cuidado de não esquecer todos os cantos do móvel.
    Depois terá de dar uma ou duas demão de velatura cor wengue para escurecer a madeira.
    Depois, consoante o acabamento que pretende após nova pequena lixagem terá de envernizar com um verniz mate ou semi-mate.
    Nota: Os móveis vão ficar castanhos escuros, mas o acabamento nunca vai ficar parecido como um móvel em Wengue ou em carvalho com velatura escura que se vê nas lojas. Para isso e se a mobília o merecer mais vale levar a um marceneiro.
  2.  # 4

    Obrigada

    Nesse caso vou mesmo lixar a mão, pk n tenho eléctrica estava era a pensar investir numa. Eu acho q a mobilia é maciça mas vou testar 1º numa estante do mesmo material q ja n uso.
    A velatura põe os móveis escuros tipo preto???? Quantas demãos terei q dar + ou -??
  3.  # 5

    N tinha lido a sua mensagem poeta rural, os móveis são bons por isso queria lhes mudar "a cara" sem estar a comprar novos principalmente por causa da mesa de jantar q adoro... mas o valor q um marceneiro me levaria mas valia comprar novos.
    Eu queria mesmo era q ficasse tipo castanho escuro-preto, como os móveis da ikea, mas já vi q n é possível. Vai ficar tipo aquelas mobilias castanhas escuras??? É que assim n gosto nd queria mesmo era preto...


    Obrigada
 
0.0109 seg. NEW