Colocado por: pguilhermeNa segunda imagem, os pontos no tecto são bastante brilhantes e, a mim pessoalmente, causam algum desconforto visual, pois a fonte de luz está visível e a incidir directamente sobre os nossos olhos.Percebo perfeitamente o que está a dizer, e parece-me racional, mas demos o benfício da duvida, aqui ou em qualquer exemplo talvez, da fotografia versus o estar realmente dentro do ambiente, ao nível do solo. Isto em qualquer contexto, ou seja, usamos as imagens para exemplificar o que estamos a dizer, mas estamos de fora a olhar para dentro, e não inseridos dentro do contexto do ambiente. Para o bem e para o mal, olhar para arquitectura e experienciar a arquitectura são acções distintas, na minha opinião.
Mas obviamente isto é algo pessoal e não estou a qualificar o trabalho luminotécnico.
Colocado por: pguilhermeCMartin: se tivesse total liberdade de escolha para uma mesa de refeições de 4 a 10 (ou 12) pessoas, por que formato optaria? Rectangular, oval, redondo, quadrado.... outro?
Colocado por: pguilhermeObrigado pelo input, o qual percebo perfeitamente.
Efectivamente, estaria mais a pensar numa questão de vivência/funcionalidade antes sequer de pensar no componente estilo.
Por exemplo:
- As mesas redondas tornam a comunicação um pouco mais fácil entre todos, mas exigem um área muito grande e talvez parte da mesa possa ser desperdiçada.
- As rectangulares, muito mais eficientes em termos de área, mas a comunicação nas extremas é muito difícil (sobretudo para quem está no mesmo lado). Há mesas extensíveis, que podia ter uma vantagem para o dia-a-dia, embora não tenha uma opinião formada acerca disto.
- Nas quadradas, as pessoas aos cantos chocam nos joelhos e têm uma exigência de área idêntica às redondas
Era algo nestas linhas que tenho estado a considerar...
Colocado por: CMartinMas a resposta à sua pergunta, sendo feitas apenas assim e sem mais considerações : talvez rectangular.
Colocado por: CMartinSim. Mas a meu ver, é precisamente isso que queremos em luz geral, e não faria sentido o usarmos um foco de 180º de forma a ocultar o espaço que abrange com luz, seria, afinal, apenas uma forma de fechar-lhe o angulo e, para isso, então, nesse raciocínio, utiliza foco de angulo fechado. Até me ocorreu e li ao de leve a respeito de que o próprio material do foco (se plástico ou vidro por exemplo) tem influência sobre o seu angulo de abertura. Não sei mas faz-me algum sentido, assim, por alto.
Penso que essa questão, do encadeamento, terá a ver com questões da difusão de luz, pois a luz geral não terá em todo o seu plano de abrangimento a mesma capacidade/intensidade, o que, naturalmente me parece ter sido factor na criação de produto. Ou seja, quando se cria um produto, há um conjunto de pressupostos que serão assegurados para que a sua utilização seja pacificamente garantida, para o efeito que foi criado. Também terá a ver com a localização é que vamos instalar o ponto de luz.
Ainda assim, nesta imagem por exemplo, não vejo encadeamento nas circunstancias de focos de luz de tecto com abertura de 180º como luz geral. E, para ser sincera, não tenho ideia disso em circunstância nenhuma, utilizando o ponto de luz correcto, na localização correcta, tal como foi entendida a sua utilização.
E nesta imagem temos os 3 circuitos de luz : luz geral de tecto - a luz geral de tecto está dividida, a de jantar e a de estar; luz geral da sanca; candeeiros de jantar; e o candeeiro da sala de estar. Na realidade tem 6 ambientes, com 6 usos distintos, ou utilidades distintas, mas que pode usar em simultãneo ou distintamente umas das outras.