Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

E também não sou fã de focos quadrados, em princípio, o que não quer dizer que não venha a ver uns que me façam mudar de ideias, se forem elegantes de morrer :o). Nem dos focos bolacha. Nem de luz demasiado branca.
  2.  # 182

Essa 2ª composição parece bem equilibrada e complementada.
    Também acho que Pedro Barradas tem razão sobre os focos sobre a tv.
    Por fim, também acho que que a luz branca em zonas de estar, funciona muito bem mas só durante o dia e só caso seja necessário como complemento às janelas. Em qualquer outra situação, também prefiro ~3kK.

De qualquer forma, estas imagens servem para demonstrar o que tentei explicar anteriormente:

Nos focos sobre a tv, vemos apenas o seu resultado, a luz reflectida na parede e na consola (e a sombra da tv eheh).

Na segunda imagem, os pontos no tecto são bastante brilhantes e, a mim pessoalmente, causam algum desconforto visual, pois a fonte de luz está visível e a incidir directamente sobre os nossos olhos.

Mas obviamente isto é algo pessoal e não estou a qualificar o trabalho luminotécnico.
  3.  # 183

Colocado por: pguilhermeNa segunda imagem, os pontos no tecto são bastante brilhantes e, a mim pessoalmente, causam algum desconforto visual, pois a fonte de luz está visível e a incidir directamente sobre os nossos olhos.

Mas obviamente isto é algo pessoal e não estou a qualificar o trabalho luminotécnico.
    Percebo perfeitamente o que está a dizer, e parece-me racional, mas demos o benfício da duvida, aqui ou em qualquer exemplo talvez, da fotografia versus o estar realmente dentro do ambiente, ao nível do solo. Isto em qualquer contexto, ou seja, usamos as imagens para exemplificar o que estamos a dizer, mas estamos de fora a olhar para dentro, e não inseridos dentro do contexto do ambiente. Para o bem e para o mal, olhar para arquitectura e experienciar a arquitectura são acções distintas, na minha opinião.

Também gostei do resultado, claramente sendo o trabalho de ambientes meu, se não tivesse gostado do resultado, também não me iria embora tendo-o dado por concluído e eu por satisfeita com o trabalho.
    Apenas como alteração aqui comento que os pontos de luz são pré-existentes (os focos e a da sanca), apenas lhes alterei a cor para 3000k (era muito branca), substitui 3 focos pelos candeeiros de tecto e adicionei o candeeiro de mesa à sala de estar (retirei um candeeiro de pé enorme que havia nesta zona mas que ocupava demasiado espaço, e onde se batia com a cabeça havendo descuido). Ou seja, apenas reformulei dentro do possível o que eu achava iria melhorar, sem grande obra. O contratado foi decoração. Se tivesse que fazer obra, ou havendo espaço para isso, teria tirado alguns focos de tecto que estão, a meu ver, em excesso de quantidade.
    Como tenho autorização dos donos de obras para fazer uso das imagens, aqui têm antes e depois do trabalho de decoração e alteração de luz. A luz existente deixava-me mesmo desconfortável e não se inseria no contexto da minha decoração do espaço. Pretendia fazer um ambiente mais quentinho.
    Aliás, quando tiver vagar para isso, sou capaz de por o antes deste trabalhar agora junto do depois, lá no meu tópico. Talvez num segunda versão se não já, porque temos em vista vir a fazer os exteriores desta casa.
      87935016_215629899582364_8990185059625467904_n.jpg
      IMG_4954 (1).jpeg
      IMG_4955 (1).jpeg
      88273569_215630016249019_5359266827673272320_n.jpg
  4.  # 184

Foi entre os trabalhos que, humanamente, mais me preencheu. A reacção dos donos de obra levou a mim, e a quem estava comigo, o empreiteiro e o estofador, basicamente às lágrimas. Foi maravilhoso, de encher o coração.
  5.  # 185

Está bonita, muito feminina... muito bege. Não agrada a todos decerto...

Os homens andam a perder o poder na decoração da sala. Nao pode continuar assim... olhem la uma sala à macho xD

Lindaaaa....
      img-20200302-222555_998048.jpg
      img-20200302-222058_998041.jpg
  6.  # 186

GT_racing: lamento, mas a iluminação é que não está ao mesmo nível das imagens acima!
    Aquilo é a cabeça do Predador? Eheh, top. Agora falta um storm trooper em tamanho real :)

CMartin: sem dúvida que é bem diferente ver fotos (e pior, 3D) e experiênciar o resultado em pessoa! Como disse: a luz em directa incidência nos olhos (mesmo em inundação) é talvez um bichinho que talvez só me aflija a mim :)

Por outro lado, actualmente tenho uma sanca com luz branca e nunca uso porque não é nada acolhedora. Acabo por usar focos e pontos de luz nas paredes.
    Também gosto bastante da luz bem distribuída e com camadas que se complementam, tal como descreve.
  7.  # 187

Não é a minha sala, mas está entre as que me vão basear nos proximos tempos, paredes escuras fica top mesmo!!! Retira reflexos e uma pessoa fica mais imersa na TV...

A iluminação não está muuto trabalhada pq falta lhe o teto falso.

Mas a cabeça do homem dá logo um ar danado :)
      img-20200302-222510_998050.jpg
  8.  # 188

Muito macha esta também, um pouco menos escura, ja me patece um excelente compromisso! Com iluminação indirecta, focos em cima da tv e um ambiente fantástico...
      92131fc2-8d5b-40e5-92d6-4bdf208ff116_971977.jpg
      6914dcaa-bbe4-434c-81e5-2ca6fd171107_951097.jpg
  9.  # 189

Mesmo! E se houverem crianças, podem resultar uns videos engraçados para o youtube :)

Uma parede ou outra escura, tb acho giro, mas não sou muito fã das luzes atrás da tv e dos efeitos de glow/neon.

CMartin: se tivesse total liberdade de escolha para uma mesa de refeições de 4 a 10 (ou 12) pessoas, por que formato optaria? Rectangular, oval, redondo, quadrado.... outro?
  10.  # 190

Os focos numa parede desse género ficam sempre bem.

Talvez não colocasse a TV a tapar uma parede revestida, o que por sua vez também evitava os focos sobre a TV.
  11.  # 191

Ps revestimentos de fundo de parede sao normalmente para tapar o suporte da tv/esconder cabos... e dp acabam por dar um arzinho engraçado... juntasse o util ao agradável
  12.  # 192

Oh, os revestimentos não são só para isso! Gosto destes efeitos só por si.

Eu tenho na sala 2 parede revestidas com um efeito de pedra escura, com uns focos para realçar. Por sua vez, a parede da TV não tem revestimento, mas tem uma conduta interna para a cablagem.

Mas claro, são meramente opiniões :)
  13.  # 193

É top guilherme... parece-me bem igual...

Pode sempre colocar um revestimento em papel de parede tipo uma baleia...

Como se vê, a luz atras da TV não estorva minimamente.... dá um ar incrivel...
      setup20191_930347.jpg
      setup20193_930349.jpg
  14.  # 194

Fazem-se coisas lindas nas salas, não é preciso grande projectos luminotécnicoengenhocas... cada vez há mais luzes wifi personalizaveis, fitas leds e neons... coisas muito mais fixes e bacanas que enxer a casa de sancas e focos.

Sinceramente cagava de alto para projectos, mobilava habitava com 2 ou 3 pontos de luz por divisão e depois sim, começava a estudar soluções em função do mobiliário e da colocação de espaços...
  15.  # 195

Percebo bem a ideia, mas efectivamente depende dos gostos de casa um.
    Este tipo de decoração, ter o ambiente em função da TV e outros aparelhos, etc, não é para todos.
  16.  # 196

Colocado por: pguilhermeCMartin: se tivesse total liberdade de escolha para uma mesa de refeições de 4 a 10 (ou 12) pessoas, por que formato optaria? Rectangular, oval, redondo, quadrado.... outro?

Depende do resto, da decoração, do estilo do ambiente, das necessidades e do uso que lhe será dado. Em que contexto se vai inserir a mesa. Se fosse só uma questão de aconselhar uma mesa para um ambiente existente. Se for uma mesa para por num ambiente que vai ser criado por mim. Tem que se coadunar com o resto e fazer sentido. Defino os ambientes a criar com base na arquitectura da casa, e no perfil dos donos. Ou seja, faz-se levantamento de ambos para fazer o todo personalizado.
    Mas a resposta à sua pergunta, sendo feitas apenas assim e sem mais considerações : talvez rectangular.
    Mas depois, depende do resto, como disse.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  17.  # 197

Obrigado pelo input, o qual percebo perfeitamente.

Efectivamente, estaria mais a pensar numa questão de vivência/funcionalidade antes sequer de pensar no componente estilo.

Por exemplo:
    - As mesas redondas tornam a comunicação um pouco mais fácil entre todos, mas exigem um área muito grande e talvez parte da mesa possa ser desperdiçada.
    - As rectangulares, muito mais eficientes em termos de área, mas a comunicação nas extremas é muito difícil (sobretudo para quem está no mesmo lado). Há mesas extensíveis, que podia ter uma vantagem para o dia-a-dia, embora não tenha uma opinião formada acerca disto.
    - Nas quadradas, as pessoas aos cantos chocam nos joelhos e têm uma exigência de área idêntica às redondas

Era algo nestas linhas que tenho estado a considerar...
  18.  # 198

Colocado por: pguilhermeObrigado pelo input, o qual percebo perfeitamente.

Efectivamente, estaria mais a pensar numa questão de vivência/funcionalidade antes sequer de pensar no componente estilo.

Por exemplo:
    - As mesas redondas tornam a comunicação um pouco mais fácil entre todos, mas exigem um área muito grande e talvez parte da mesa possa ser desperdiçada.
    - As rectangulares, muito mais eficientes em termos de área, mas a comunicação nas extremas é muito difícil (sobretudo para quem está no mesmo lado). Há mesas extensíveis, que podia ter uma vantagem para o dia-a-dia, embora não tenha uma opinião formada acerca disto.
    - Nas quadradas, as pessoas aos cantos chocam nos joelhos e têm uma exigência de área idêntica às redondas

Era algo nestas linhas que tenho estado a considerar...

Colocado por: CMartinMas a resposta à sua pergunta, sendo feitas apenas assim e sem mais considerações : talvez rectangular.

:o)
    Em que ser extensível costuma dar jeito.
  19.  # 199

Sim, vi a sua resposta, obrigado :)
    Quis apenas clarificar a minha questão e os argumentos que a levantam.
  20.  # 200

Colocado por: CMartinSim. Mas a meu ver, é precisamente isso que queremos em luz geral, e não faria sentido o usarmos um foco de 180º de forma a ocultar o espaço que abrange com luz, seria, afinal, apenas uma forma de fechar-lhe o angulo e, para isso, então, nesse raciocínio, utiliza foco de angulo fechado. Até me ocorreu e li ao de leve a respeito de que o próprio material do foco (se plástico ou vidro por exemplo) tem influência sobre o seu angulo de abertura. Não sei mas faz-me algum sentido, assim, por alto.
    Penso que essa questão, do encadeamento, terá a ver com questões da difusão de luz, pois a luz geral não terá em todo o seu plano de abrangimento a mesma capacidade/intensidade, o que, naturalmente me parece ter sido factor na criação de produto. Ou seja, quando se cria um produto, há um conjunto de pressupostos que serão assegurados para que a sua utilização seja pacificamente garantida, para o efeito que foi criado. Também terá a ver com a localização é que vamos instalar o ponto de luz.
    Ainda assim, nesta imagem por exemplo, não vejo encadeamento nas circunstancias de focos de luz de tecto com abertura de 180º como luz geral. E, para ser sincera, não tenho ideia disso em circunstância nenhuma, utilizando o ponto de luz correcto, na localização correcta, tal como foi entendida a sua utilização.

E nesta imagem temos os 3 circuitos de luz : luz geral de tecto - a luz geral de tecto está dividida, a de jantar e a de estar; luz geral da sanca; candeeiros de jantar; e o candeeiro da sala de estar. Na realidade tem 6 ambientes, com 6 usos distintos, ou utilidades distintas, mas que pode usar em simultãneo ou distintamente umas das outras.

Boa noite CMartin,

Antes de mais desculpe pela intromissão na conversa, mas relativamente a foto colocada por si tenho um dúvida sobre a colocação da fita led na sanca do cortinado, mais especificamente na colocação da mesma. Isto porque estou precisamente a passar pela fase determinante de escolha dos acabamentos, e hoje em conversa com o meu electricista sobre a colação das fitas o mesmo sugeriu colar a fita led no teto do interior da sanca, permitindo maior iluminação. Realmente fiquei confuso quanto ao melhor posicionamento da fita, pois sempre pensei que a fita seria pousada num rebordo da placa de gesso, e assim projetava a luz pro teto.

Qual é na sua opinião a colocação correta da fita?

Obrigado

0.0450 seg. NEW