Iniciar sessão ou registar-se
    • Leao91
    • 21 abril 2020 editado

# 1

sala
    cozinha
    Quartos

Deixo aqui o meu contributo, estou no alvoramento mas ja deliniei tudo. Sou um simples leigo "curioso".

Tinha tudo paineis led, agora após concelho aqui do fórum decidi meter tudo GU10 6w 120° de 3000 e 4000k.

Muitas horas perdidas nisto e inuneros ajustes. Só a cozinha e lavandaria mantive paineis led redondos 12w.

As cores diferentes por compartimento é para dividor por interruptores diferentes.

Na sala a caixa ao canto da sala é a salamandra.

Pode não estar totalmente bem, mas pode tirar alguma coisa se quiser.

Chovam de lá essas críticas.

Ps: Pode ainda assim ter demasiada luz, mas a minha mulher gosta de bastante luz nas casas, isso depois é uma questão de gosto pessoal.
  1.  # 2

Olá Leão, porque tem uma coroa à volta do sofá ? É onde se senta o Leão ? :o))
    Vou deixar a vez a outro responder. Para já foi só mesmo para me meter consigo! Não resisti :o))
    • Leao91
    • 22 abril 2020 editado

# 3

Colocado por: CMartinOlá Leão, porque tem uma coroa à volta do sofá ? É onde se senta o Leão ? :o))
    Vou deixar a vez a outro responder. Para já foi só mesmo para me meter consigo! Não resisti :o))

Os pontos roxos vao ser inclinados para a mesa, para em jantares de família ter bastante luz, raramente vou acender. Tenciono ter candieiro de pé e no aparador um de mesa, logo a "central" só se vai ligar quando tiver visitas, ou quando tiver a mexer na salamandra.

Prefiro ter demais, do que ouvir a mulher!
    • Leao91
    • 22 abril 2020 editado

# 4

O que me ocorreu agora foi isto, talvez fique mais harmoniosa e poupo dois focos. E ganho é uma discussão com a mulher eheheh
  2.  # 5

Parece-me tudo mal, Leão, independente mente da quantidade de focos, também a localização deles. Deixe estar que para já não precisa de dizer nada à sua mulher, amanhã ou assim, se entretanto mais ninguém responder, dá-se uma vista de olhos.
  3.  # 6

Colocado por: RicardoPortoE os led tipo spot criam muita sombra que convém saber o que se está a fazer
    E isto mfa, tenha atenção. Foco com abertura em ângulo é para efeito decorativo. Ou então é foco orientável (luz directa) que pode usar para iluminar quadros/arte por exemplo (em vez do aplique como nos exemplos que coloquei atrás). E obriga, geralmente, a que tenha uma maior quantidade de focos, para compensar as sombras criadas pelos ângulos de abertura...
    Ou seja, o meu conselho, especialmente se vai fazer a iluminação por si próprio, use focos de abertura a 180° para luz geral, para não ter sombras. Mas talvez seja apenas do programa de simulação que está a usar.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  4.  # 7

Colocado por: CMartinFoco com abertura em ângulo é para efeito decorativo. Ou então é foco orientável (luz directa) que pode usar para iluminar quadros/arte por exemplo (em vez do aplique como nos exemplos que coloquei atrás). E obriga, geralmente, a que tenha uma maior quantidade de focos, para compensar as sombras criadas pelos ângulos de abertura...

Focos de luz geral.
    E focos de abertura em ângulo.
      cucine-oggi-iluminacion-focos-techo-sofito-300x300.jpg
      bricomania-690-bombillas-dicroicas-led-xl-416x236x80xX.jpg
      26d8c34baec17660e0866902711f032f.jpg
      img_halogeno-techo.list1_-1280x720.jpg
    • mfa17
    • 22 abril 2020 editado

# 8

Obrigado pelas dicas Cmartin, segui a sua sugestão anterior de reduzir os focos e até gosto. Os apliques de parede já não são possíveis porque as paredes já estão com o gesso projectado, prontas a serem lixadas e pintadas.
    Agora com o seu ultimo post fiquei confuso... a minha ideia é usar em tudo lâmpadas GU10, e não sei se existem com abertura de 180º, de 120º sei que sim, na minha simulação estou a usar com 120º de abertura na zona da cozinha.
    Sugere usar com 120º ou mais abertura no espaço todo? A minha ideia era que com ângulos mais fechados criaria uma luz mais "intimista", não ficará muito o efeito de "cozinha = muita luz" na zona da sala?

*edit, se entendi a sua sugestão relativamente à posição dos focos seria isto:
    Concordam com este comentário: CMartin
      Sala 1.jpg
  5.  # 9

.
      8e9e9ad05d874393a6b8e40baff841c5.jpg
  6.  # 10

aqui duas imagens,
    1ª tudo lâmpadas GU10 7W 550 lumens ângulo abertura 120º
    2ª tudo lâmpadas GU10, cozinha abertura 120º, restante a 36º
    Sou sincero, aqui na simulação gosto de ver estas com ângulo + fechado, mas se as usar terei sempre problemas com as sombras é isso?
    Estava a pensar usar com angulo de 36º nos quartos, será também um erro??
      Sala 12.jpg
      Sala 11.jpg
  7.  # 11

Colocado por: mfa17Obrigado pelas dicas Cmartin, segui a sua sugestão anterior de reduzir os focos e até gosto. Os apliques de parede já não são possíveis porque as paredes já estão com o gesso projectado, prontas a serem lixadas e pintadas.
    Agora com o seu ultimo post fiquei confuso... a minha ideia é usar em tudo lâmpadas GU10, e não sei se existem com abertura de 180º, de 120º sei que sim, na minha simulação estou a usar com 120º de abertura na zona da cozinha.
    Sugere usar com 120º ou mais abertura no espaço todo? A minha ideia era que com ângulos mais fechados criaria uma luz mais "intimista", não ficará muito o efeito de "cozinha = muita luz" na zona da sala?

*edit, se entendi a sua sugestão relativamente à posição dos focos seria isto:
      Sala 1.jpg

Olhe adorei esse layout de iluminação. Mesmo. É outra elegância. Sim, senhor ;o)
    Penso que é a 180° e não 120° a luz de plano aberto as GU10 (que saiba são as que tenho usado mas posso confirmar com o meu empreiteiro). Faz um ângulo recto.
    A luz geral não é para lhe trazer intimidade, é antes para lhe iluminar eficazmente à luz do dia a sua casa.
    Os apontamentos é que lhe trazem intimidade, como disse, os candeeiros aqui e acolá.
    Ainda para ajudar, de qualquer forma, o mfa tendo os dimmáveis tem sempre essa possibilidade, faz o dim, e lá tem a sua intimidade, quando precisar.
  8.  # 12

Colocado por: mfa17Sou sincero, aqui na simulação gosto de ver estas com ângulo + fechado, mas se as usar terei sempre problemas com as sombras é isso?
    Estava a pensar usar com angulo de 36º nos quartos, será também um erro??
    Eu não sou a favor. Já lhe disse a razão, das sombras. É uma luz decorativa, não de ambiente geral. E não traz só sombra entre os feixes de luz, faz também sombra às pessoas, aos objectos.. atenção.
  9.  # 13

Colocado por: CMartin
    Olhe adorei esse layout de iluminação. Mesmo. É outra elegância. Sim, senhor ;o)

presumo que o da primeira imagem, tudo com lâmpadas GU10 com 120º de abertura :)

Colocado por: CMartin
    Penso que é a 180° e não 120°

Olhe que GU10 não encontro nada, máximo que se vê na internet é 120º, e já hoje tinha perguntado numa casa da especialidade e disseram-me que o máximo para GU10 seria 120º, mas confirme por favor.
    Em relação às lâmpadas com aberturas reduzidas estou esclarecido, vou mudar nos quantos também :)
  10.  # 14

Existem lamapdas GU10 180º. Mas quer isso para quê?
    Concordam com este comentário: jfsmoreira
  11.  # 15

Continuo a dizer...as sombras sao importantes. Definem as areas e criam conforto.
    E misturem tipos de iluminação. Não se limitem ao básico (focos de teto)
  12.  # 16

Colocado por: Pedro BarradasExistem lamapdas GU10 180º. Mas quer isso para quê?
    Concordam com este comentário:jfsmoreira
    Sou eu que estou a sugerir, vê o tópico. O que costumas usar para focos de luz geral, em termos de angulos de abertura ?
  13.  # 17

Colocado por: mfa17Olhe que GU10 não encontro nada, máximo que se vê na internet é 120º, e já hoje tinha perguntado numa casa da especialidade e disseram-me que o máximo para GU10 seria 120º, mas confirme por favor
    confirmo-lhe mfa, as gu10 tem com 180º, e são as gu10 que costumamos usar nos meus projectos, e para luz geral com 180º de abertura.
  14.  # 18

Gu10, normalmente são 120.
  15.  # 19

Colocado por: jfsmoreiraContinuo a dizer...as sombras sao importantes. Definem as areas e criam conforto.
    E misturem tipos de iluminação. Não se limitem ao básico (focos de teto)

Claramente, está a dizer o mesmo que eu, pelo que entendo, com a seguinte variação : tem que se ter acima de tudo e mais importante a luz geral. É esta que lhe assegura a iluminaçã de base nos interiores. Neste caso, feita por focos de tecto, a 180º. Depois de ter estabelecida a luz geral, vai criar adicionais, com luz acessória ou decorativa os efeitos que pretende (outros angulos, sombras, níveis diferentes de luz (candeeiros de chão, de mesa, apliques, etc) conforme referi algures lá atrás) para criar ambiente. Ainda, a isso, pode necessitar de luz de trabalho (directa) para leitura, para trabalhar nos balcões da cozinha, iluminação dos espelhos das casas de banho por exemplo, e etc. O ambiente cria apenas uma vez estabelecida a luz geral, que essa, sim, é indispensável.

Até se pode ter gu10 a 240º por exemplo, o que cria o efeito decorativo de um triangulo invertido. O que não existe em todo o lado, e não se põe em todo o lado.

Mas lá está, decorar e especificar luzes de ambiente, trabalho, etc, só depois como adereço à sua luz geral, que essa, teem que estar garantida.
  16.  # 20

Colocado por: jfsmoreiraGu10, normalmente são 120.

Normalmente não sei se existe essa palavra para o caso. Não se esqueça que a criação de ambientes não tem generalidades rígidas como estas, depende..). No entanto, e por exemplo, nos projectos de interiores, os meus, e os do meu electricista (certificado) e empreiteiro (que trabalham comigo mas não em exclusividade :o) ) fazemos todos a luz - geral - quando em focos com os gu10 a 180º

0.0428 seg. NEW