Colocado por: CMartinOlá Leão, porque tem uma coroa à volta do sofá ? É onde se senta o Leão ? :o))
Vou deixar a vez a outro responder. Para já foi só mesmo para me meter consigo! Não resisti :o))
Colocado por: RicardoPortoE os led tipo spot criam muita sombra que convém saber o que se está a fazerE isto mfa, tenha atenção. Foco com abertura em ângulo é para efeito decorativo. Ou então é foco orientável (luz directa) que pode usar para iluminar quadros/arte por exemplo (em vez do aplique como nos exemplos que coloquei atrás). E obriga, geralmente, a que tenha uma maior quantidade de focos, para compensar as sombras criadas pelos ângulos de abertura...
Colocado por: CMartinFoco com abertura em ângulo é para efeito decorativo. Ou então é foco orientável (luz directa) que pode usar para iluminar quadros/arte por exemplo (em vez do aplique como nos exemplos que coloquei atrás). E obriga, geralmente, a que tenha uma maior quantidade de focos, para compensar as sombras criadas pelos ângulos de abertura...
Colocado por: mfa17Obrigado pelas dicas Cmartin, segui a sua sugestão anterior de reduzir os focos e até gosto. Os apliques de parede já não são possíveis porque as paredes já estão com o gesso projectado, prontas a serem lixadas e pintadas.
Agora com o seu ultimo post fiquei confuso... a minha ideia é usar em tudo lâmpadas GU10, e não sei se existem com abertura de 180º, de 120º sei que sim, na minha simulação estou a usar com 120º de abertura na zona da cozinha.
Sugere usar com 120º ou mais abertura no espaço todo? A minha ideia era que com ângulos mais fechados criaria uma luz mais "intimista", não ficará muito o efeito de "cozinha = muita luz" na zona da sala?
*edit, se entendi a sua sugestão relativamente à posição dos focos seria isto:
Colocado por: mfa17Sou sincero, aqui na simulação gosto de ver estas com ângulo + fechado, mas se as usar terei sempre problemas com as sombras é isso?Eu não sou a favor. Já lhe disse a razão, das sombras. É uma luz decorativa, não de ambiente geral. E não traz só sombra entre os feixes de luz, faz também sombra às pessoas, aos objectos.. atenção.
Estava a pensar usar com angulo de 36º nos quartos, será também um erro??
Colocado por: CMartin
Olhe adorei esse layout de iluminação. Mesmo. É outra elegância. Sim, senhor ;o)
Colocado por: CMartin
Penso que é a 180° e não 120°
Colocado por: Pedro BarradasExistem lamapdas GU10 180º. Mas quer isso para quê?Sou eu que estou a sugerir, vê o tópico. O que costumas usar para focos de luz geral, em termos de angulos de abertura ?
Colocado por: mfa17Olhe que GU10 não encontro nada, máximo que se vê na internet é 120º, e já hoje tinha perguntado numa casa da especialidade e disseram-me que o máximo para GU10 seria 120º, mas confirme por favorconfirmo-lhe mfa, as gu10 tem com 180º, e são as gu10 que costumamos usar nos meus projectos, e para luz geral com 180º de abertura.
Colocado por: jfsmoreiraContinuo a dizer...as sombras sao importantes. Definem as areas e criam conforto.
E misturem tipos de iluminação. Não se limitem ao básico (focos de teto)
Colocado por: jfsmoreiraGu10, normalmente são 120.