Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: pguilhermeQuis apenas clarificar a minha questão e os argumentos que a levantam.


    Colocado por: pguilherme- As mesas redondas tornam a comunicação um pouco mais fácil entre todos, mas exigem um área muito grande e talvez parte da mesa possa ser desperdiçada.
    - As rectangulares, muito mais eficientes em termos de área, mas a comunicação nas extremas é muito difícil (sobretudo para quem está no mesmo lado). Há mesas extensíveis, que podia ter uma vantagem para o dia-a-dia, embora não tenha uma opinião formada acerca disto.
    - Nas quadradas, as pessoas aos cantos chocam nos joelhos e têm uma exigência de área idêntica às redondas

    Olá pguilherme, acrescento de qualquer forma de que as questões que levanta, entram já, nos campos da personalização e da arquitectura interior. Repare que é verdade que as mesas redondas e ovais ocupam maior área, mas, em contrapartida, permitem sentar mais comensais. Uma mesa quadrada, nem sempre se bate com as pernas uns nos outros, depende do tamanho da mesa, e, pode acontecer também nas rectangulares, lá está, dependendo do tamanho. Ainda, há pouco estive numa casa que tinha uma mesa quadrada até avantajada, mas cujo feitio das pernas era tal, que se tornava difícil não batermos nelas; ainda, uma mesa rectangular grande pode obrigar a um distanciamento de um casal em que cada um fique numa ponta, o que, num lar formal, pode não ser impedimento mas antes vantagem. Depende. São tudo variáveis. De qualquer forma, considerando o uso maioritário, mais comum, e os espaços, as mesas rectangulares costumam ser as que com maior regularidade se adaptam às necessidades e requisitos de a maior parte de nós, perfis e espaços.
    Não acho que seja prático no dia a dia abrir e fechar mesas extensíveis. É geralmente um adicional geralmente muito jeitoso que usamos para quando temos convidados para as refeições. Ainda assim, uma mesa para 4 ou mão é expansível ou não tem uma extensão muito expressiva.

    Estas questões têm um tópico que é este :
    https://forumdacasa.com/discussion/55963/32/a-mobilia-iluminacao-decoracao-e-o-vestir-a-casa/#Item_9
    :o)
  2.  # 2

    Colocado por: F_Maia

    Boa noite CMartin,

    Antes de mais desculpe pela intromissão na conversa, mas relativamente a foto colocada por si tenho um dúvida sobre a colocação da fita led na sanca do cortinado, mais especificamente na colocação da mesma. Isto porque estou precisamente a passar pela fase determinante de escolha dos acabamentos, e hoje em conversa com o meu electricista sobre a colação das fitas o mesmo sugeriu colar a fita led no teto do interior da sanca, permitindo maior iluminação. Realmente fiquei confuso quanto ao melhor posicionamento da fita, pois sempre pensei que a fita seria pousada num rebordo da placa de gesso, e assim projetava a luz pro teto.

    Qual é na sua opinião a colocação correta da fita?

    Obrigado

    Bom dia F Maia, não interrompe nada :o) Concordo consigo. Até porque se pensarmos, a fita led no tecto ou topo do interior da sanca, ou até na lateral a meio (como eu já vi, exemplos de cada) permitem, dependendo do ângulo em que estejamos, é certo, mas ainda assim, ver a fita led. As fitas led são geralmente colocadas numa calhinha (régua) de borracha/plástico maleável e coladas no interior do rebordo da sanca, e de forma a não ficar visível. Talvez dependa da profundidade da sanca.
    Ainda fiquei a pensar porque ou se haveria motivo (tirando o óbvio) para o electricista aconselhar colá-la ao tecto da sanca, é que, na minha opinião, nem em termos de iluminação vejo relevância, a luz vai sempre saír pela abertura existente da sanca e escorrer pelas cortinas ou parede abaixo. E a luz da sanca é indirecta, sempre.
  3.  # 3

    FMaia, Veja esta imagem (não ligue às cores das luzes, estávamos em estudo entre duas), aqui vê-se bem, a saída da luz, pela sanca, e pela cortina. O led está no rebordo interior da sanca, até para não ser visível.
    Mas repare que, embora por vezes tentemos por regras onde elas não existem, é este um desses casos - não há regra, e é o que seja a melhor solução para o caso em mãos. Por vezes, por isso, vemos donos de obra cheios de regras e certezas muito estranhas e totalmente desnecessárias que só os preocupam sem razão :o)
    E o que lhe dei foi a minha opinião na minha experiência e não uma regra.
      FB_IMG_1587815060848.jpg
  4.  # 4

    Obrigado novamente pelo seu comentário, como sempre, muito útil e interessante.

    A questão das pernas, na verdade estava a pensar nas dos convidados, quando sentados perpendicularmente, junto aos vértices. Para que haja espaço de pernas, as mesas quadradas (ou uma rectangular, desde que acomode pessoas nas laterais) necessitam de ampla margem junto aos cantos.

    Não estou preocupado com as pernas da própria mesa. Se for por suporte central, por exemplo, ninguém se chateia. Ou até 4 pernas exactamente nos cantos...

    Não tenho opinião formada sobre mesas extensíveis mas nem pretendia algo que crescesse de 4 para 12 pessoas! Estes são apenas os números de pessoas da nossa família :)

    Mesmo quando éramos só 2,sempre tivemos mesa fixa para 8. Agora, mesmo de tamanho generoso, é insuficiente. Mas será boa ideia ter uma mesa fixa e generosa para 12 pessoas quanto durante a semana somos só 4? Não sei o que ajustar, se a mesa ou a sala...

    O ambiente não é formal. Aliás a mesa que temos actualmente é demasiado larga e obriga a um distanciamento do casal (e dos filhos) que não gosto nada :(

    Tem algum endereço de email profissional?
    • F_Maia
    • 25 abril 2020 editado

     # 5

    Obrigado pela partilha do seu ponto de vista.

    Penso que no meu caso o eletricista tenha indicado a colocação no teto para haver mais luz na casa, pois no meu caso vou deixar uma linha de 4 focos no hall de entrada e na sala de estar apenas uma sanca da janela até a chaminé do exaustor. Essa mesma área tem ligação com sala de jantar com sanca em volta e colocação de candeeiro no meio desse teto. Talvez seja mais fácil ver nas fotos:
      15878321658496032132653643025314.jpg
  5.  # 6

    A Sala também não é muito grande portanto penso que a luz projetada seja suficiente, posteriormente se não chegar estou a pensar no candeeiro junto ao sofá.

    Os buracos dentro do teto são para eliminar.

    Posso pedir-lhe a sua opinião?
      15878326155995125980552384356736.jpg
  6.  # 7

    Colocado por: pguilhermeA questão das pernas, na verdade estava a pensar nas dos convidados, quando sentados perpendicularmente, junto aos vértices. Para que haja espaço de pernas, as mesas quadradas (ou uma rectangular, desde que acomode pessoas nas laterais) necessitam de ampla margem junto aos cantos.
    Sim, mas, para isso (não acontecer) tem que se basear na ergonomia, neste caso : as distâncias entre comensais e tamanhos indicados de mesa para os comensais.
    Veja as imagens em anexo, por exemplo.

    Colocado por: pguilhermeMas será boa ideia ter uma mesa fixa e generosa para 12 pessoas quanto durante a semana somos só 4? Não sei o que ajustar, se a mesa ou a sala...

    Se tiver uma mesa de refeições na cozinha (que pode ser ilha) a questão já não se irá por desta forma. Por outro lado, a ideia melhor, a meu ver, será ter uma mesa para o seu dia a dia, mas também, onde, precisando, pode sentar os seus convidados para uma refeição (nem que para isso, seja extensível). Uma mesa de jantar bonita pode não ser entrave antes pode até compor a sala de jantar. Agora, quantas vezes entretém (tem jantares com convidados em casa, por exemplo), entrará certamente nessa consideração, entre outros factores, como o espaço disponível, dedicado à sala de jantar versus sala de estar (a sala de estar é, por princípio, sempre o maior espaço ou a maior divisão da casa).

    Colocado por: pguilhermeAliás a mesa que temos actualmente é demasiado larga e obriga a um distanciamento do casal (e dos filhos) que não gosto nada
    As rectangulares costumam ter largura de 90cm ou 100cm. Até para poder-se ter as travessas etc a meio e espaço suficiente para as bebidas, e movimentarem-se confortavelmente. Penso que um ambiente acolhedor e próximo, se deve a outros factores para além do tamanho da mesa em si. É essa criação que se faz, que nos faz sentir os espaços de determinada forma. Enaltecer o todo, e ter um equilíbrio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RicardoPorto, ASSimoes
      f5158818623d280d2bb152ec9ef5ffe0.jpg
      tabela-600x304.jpg
  7.  # 8

    Colocado por: pguilhermeTem algum endereço de email profissional?

    Os meus contactos estão no meu perfil. Se clicar no meu username, acede ao meu perfil. Funciona para todos os username s, para quem tenha o perfil criado.
  8.  # 9

    Colocado por: F_MaiaPenso que no meu caso o eletricista tenha indicado a colocação no teto para haver mais luz na casa,

    Percebo. Eu optaria por outra solução, em vez de ter mais luz na casa, dessa forma (que nem vejo assim grande ganho dessa maneira), mas compreendo a preocupação do seu electricista..Ou seja, o que parece que está a tentar fazer é aumentar a intensidade da luz nos pontos existentes.

    Considerando o que diz:
    Colocado por: F_Maiapois no meu caso vou deixar uma linha de 4 focos no hall de entrada e na sala de estar apenas uma sanca da janela até a chaminé do exaustor. Essa mesma área tem ligação com sala de jantar com sanca em volta e colocação de candeeiro no meio desse teto. T


    Colocado por: F_MaiaA Sala também não é muito grande portanto penso que a luz projetada seja suficiente, posteriormente se não chegar estou a pensar no candeeiro junto ao sofá.

    Eu optaria pelo seguinte, (em que, em vez de aumentar a luz nos pontos existentes, tentava distribuir os pontos de luz - não porque a luz seja insuficiente, mas, na minha opinião, para não haver um declarado tão díspar entre zonas com luz e zonas sem luz, mais para equilibrar o ambiente do que propriamente aumentar a luz) : por apenas 3 focos na sua fila do hall. O candeeiro na sala de jantar, mantém. A sanca iluminada na sala de estar, da janela à lareira, mantém.
    E, para acrescer interesse visual, e criação de ambiente, de forma a compor a iluminação do seu espaço (openspace) no conjunto, pode optar por um candeeiro de suspensão na sala de estar, mais pequeno, a fazer conjunto (no mesmo estilo) do da sala de jantar. Se não for de suspensão, pode ser um apliquezinho de parede.
    No fundo, desta forma, a intenção não é propriamente aumentar a luz, antes de matizar o todo e dissipar o contraste (tira um foco da fila do hall, e cria um pontinho de luz discreta na sala de estar). Na criação dum ambiente mais equilibrado, de menos contraste.
    No fundo, seria o que disse pensar fazer de futuro se sentisse necessidade, de adicionar um candeeiro de pé. Também pode ser o candeeiro de pé, ou de mesa se tiver uma mesa de apoio ao lado do sofá.
    Na minha opinião, vai ter essa necessidade desde já, não propriamente de luz, mas antes do equilíbrio da luz, na criação do seu ambiente, com interesse visual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F_Maia
      stick-pendant-light-irregolare-nicolo-zavagno-clippings-1001781.jpg
      0d78d3b400c97e910deb1f48daff85db.jpg
      e5b52ff34c3c83f242a88511000bd814.jpg
      69c7c829b568d208fe1f993802f19dd5.jpg
  9.  # 10

    F. Maia, e disse para pensar nisto do ponto de luz na sala de estar já, em obra, também para não ter depois os fios de candeeiro de tecto, de pé, de mesa, ou de aplique a atravessar o espaço para ligar à ficha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F_Maia
    • F_Maia
    • 26 abril 2020 editado

     # 11

    Bom dia CMartin, obrigado pelas dicas.
    No caso da sala de estar acho que ficaria com muitos candeeiros pendurados, pois vai levar um no centro da sala de jantar e outros dois pendurados num balcão que vai ser criado entre a cozinha e a sala de jantar. Estes dois espaços vão ficar ligados por uma passagem livre e o tal balcão.
    E se for de pé o ideal seria uma ficha embutida no soalho?
  10.  # 12

    Colocado por: F_Maiaoutros dois pendurados num balcão que vai ser criado entre a cozinha e a sala de jantar. Estes dois espaços vão ficar ligados por uma passagem livre e o tal balcão.
    E se for de pé o ideal seria uma ficha embutida no soalho?

    Bom Dia F Maia, geralmente a solução de candeeiros por cima de ilhas, na minha opinião, resulta melhor com 3 candeeiros do que com 2. Pode também ser apenas um candeeiro se for um candeeiro no sobrecomprido.
    Mas não sei qual o modelo dos seus (?)

    Não se colocam fichas nos soalhos, nem nos pisos, teria sempre uma ficha no meio do chão o que não faz sentido (quando muito pode-se por iluminação no chão/ de piso (focos ou projectores) por exemplo em degraus de escadas, ou outras opções que faça sentido no ambiente).
    No seu caso, tem que ver considerando onde vai ficar o sofá, o ponto mais próximo, onde possa levar o ponto para ligar o candeeiro. Talvez vendo a disposição que tem pensada para o espaço. Se ficar longe e o fio tiver que atravessar o espaço para chegar ao sofá, se for usar um tapete nessa zona, pode-se passar o cabo por debaixo do tapete por exemplo. Isso agora depende realmente da disposição da sua sala, para se chegar à opção que seja melhor.
  11.  # 13

    Mas repare que, ainda assim, e não sendo só para si mas também para outros a quem possa interessar : ter candeeiro suspenso de sala de jantar, mais candeeiros suspensos de ilha da cozinha, não significa necessariamente que a sala de estar não possa levar ou não fique bonito para o ambiente em questão, um candeeiro de suspensão na sala de estar. Este candeeiro da sala de estar pode até ser um de braço vindo do tecto. Ou algo muito discreto. Tem que fazer a ligação entre os candeeiros, na sua decoração, sendo o espaço em open space. Nestes casos, fica geralmente bonito o candeeiro de suspensão em vez de ficar ou em alternativa a ficar a meio da sala de estar, ficar na lateral do sofá, por cima de uma mesinha de apoio, a iluminá-la.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F_Maia
      HCHBWL2_mu.jpg
      decoracao-sala-de-estar-mesa-de-apoio-amarela-e-mesa-de-centro-de-madeira-raparquitetura-159029-proportional-height_cover_medium.jpg
      20190427abajur-de-chao-8.jpg
  12.  # 14

    A iluminação na sanca devia ser interior, aliás é habito nem é meter no teto mas na parte de baixo da sanca a iluminar pro teto. Mas isso é luz reflectida nao é bem luz indireta nem direta, e marca muito o teto.

    Luz indireta é faze-la bater ainda la dentro e deixar só sair a luminosidade em si...
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F_Maia
      Screenshot_20200426-144325_Chrome.jpg
  13.  # 15

    Colocado por: GT_racingA iluminação na sanca devia ser interior, aliás é habito nem é meter no teto mas na parte de baixo da sanca a iluminar pro teto. Mas isso é luz reflectida nao é bem luz indireta nem direta, e marca muito o teto.

    Luz indireta é faze-la bater ainda la dentro e deixar só sair a luminosidade em si...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:F_Maia
      Screenshot_20200426-144325_Chrome.jpg

    Concordo consigo GT. Ainda que, adicionalmente, na minha opinião, não há regra fixa que se deva "decorar", e fica ao critério de pressupostos uns de escolha face à iluminação pretendida, outros face à arquitectura, tais como: efeito que se pretende para a luz; formato da sanca (invertida, aberta..); se leva cortina ou não, e/ou, até como o electricista do F Maia, querer a luz a saír directamente para a cortina, sem preencher a sanca, para que seja mais "intensa" sem perder força a fazer o efeito interior da sanca. A meu ver, são todas alternativas possíveis, em que há que ver caso a caso, as alternativas face ao que "é costume fazer-se". Não havendo regra, são todas possibilidades que podem ser consideradas, na decoração de interiores, face ao caso em mãos :o)
  14.  # 16

    Deve-se ter cuidado ao iluminar espaços através de sancas pois se a luz vier junto à parede, qualquer pequena imperfeição é "ampliada".
    Esse tipo de iluminação destaca as paredes.
  15.  # 17

    Bom dia CMartin.
    Seria possível indicar a onde se pode adquirir os candeeiros do post 209.
    Desde já agradeço.
  16.  # 18

    alguém confirma se é possível (legislação) ter focos no tecto na zona do duche? electricista diz que tem que estar a X cm do ponto de água..
  17.  # 19

    Colocado por: mfa17alguém confirma se é possível (legislação) ter focos no tecto na zona do duche? electricista diz que tem que estar a X cm do ponto de água..

    Sei que existe uma lei, mas também já andei à procura e não encontro...
  18.  # 20

    Volumes de protecção pesquise por isso.
    depois dentro de cada um dos volumes a luminária terá de ter um Indice de protecção apropriado (IP)

    Mas como é obvio pode´ra ter focos dentro do duche.. desde que obedeça ás regras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfa17, Leao91
 
0.0422 seg. NEW