Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom Dia,
    Somos dois irmãos e o meu Pai vai doar uma das casas aos dois filhos, eu quero ficar com a casa e dar o dinheiro a minha irmã.
    O que temos de fazer?
  2.  # 2

Ora,
    Primeiro que tudo é acharem um valor para a casa e que a irmã aceite receber.

A casa foi adquirida pelo Pai e Mãe? Antes de 1989?

Vai ser necessário crédito bancário?

Se fizerem 2 transmissões da metade,a meu ver é menos vantajoso do que se se fizer uma única transmissão com um acordo financeiro em simultâneo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pchaves
  3.  # 3

Os nossos Pais vão doar a casa aos dois, e eu vou fazer um crédito bancário para entregar a parte da minha irmã.
    a nossa duvida é a seguinte:

Os Pais fazem a doação aos dois?
    Eu compro a casa (parte dela) a minha irmã?
    Ou o meu Pai doa-me só a mim e eu dou o valor em dinheiro a minha irmã?

O que será mais fácil e mais barato.
  4.  # 4

O Palhava já lhe respondeu no post anterior

Colocado por: Palhava

Se fizerem 2 transmissões da metade,a meu ver é menos vantajoso do que se se fizer uma única transmissão com um acordo financeiro em simultâneo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pchaves
  5.  # 5

Seja como for,eu se estivesse nessa situação iria a um contabilista colocar a questão para ver de que modo seria menos oneroso.

Se a casa foi adquirida antes de 1989, há isenção de mais-valias.Se a metade passar para alguém que depois revende,vai ter que pagar mais valias e não sendo habitação própria permanente, não há como fugir...
  6.  # 6

Podem então explicar-me por favor o que querem dizer com ma única transmissão com um acordo financeiro em simultâneo.
  7.  # 7

Colocado por: Palhavaque a irmã aceite receber.

Na verdade deveria ser o valor estabelecido por ambos os pais,mas às vezes é complicado e se a irmã for casada, até o genro tem de assinar!
  8.  # 8

Colocado por: pchavesPodem então explicar-me por favor o que querem dizer com ma única transmissão com um acordo financeiro em simultâneo.

O pai vende o imóvel ao filho que quer ficar com a casa.E depois o cheque da venda é depositado na conta dos pais.A partir daí os Pais dão o valor à irmã.
    Há impostos a pagar possivelmente.
  9.  # 9

e esses impostos são suportados por quem?
  10.  # 10

Estão em família, por isso estão mais à vontade para partilhar gastos,ou até os pais ou filhos pagarem tudo se assim o entenderem.

Habitualmente seria o comprador da metade a pagar a escritura e o IMT se houver lugar a ser pago.É para HPP?
    As mais valias seriam os pais a pagar se houver lugar a tributação.
    Há garagem?
  11.  # 11

O dinheiro que depois os pais derem à filha não creio que venha a ser alvo de tributação,tem é que se saber fazer a coisa...

https://www.deco.proteste.pt/dinheiro/impostos/noticias/prendas-ou-donativos-tambem-sao-taxados-pelo-fisco

0.0137 seg. NEW