Iniciar sessão ou registar-se
    • tgz
    • 19 outubro 2019

     # 1

    Boa tarde,

    Ando a ver dum lote de terreno para construir uma moradia e gostaria de obter a opinião/ recomendações dos mais experientes nestas andanças para evitar, tanto quanto possível, chatices.

    Nomeadamente:

    1. Como posso saber o que é permitido construir tais como área de implantação, área de construção, tipo de construção (i.e., número de pisos, se cave ou garagem são permitidas) e cércea máxima?

    2. Como posso verificar se há ónus associados ao terreno tais como taxas de infraestrutura a pagar à Câmara, ou outras taxas/ despesas que desconheço?

    3. Outras recomendações?

    Muito obrigado!
  1.  # 2

    Colocado por: tgz1. Como posso saber o que é permitido construir tais como área de implantação, área de construção, tipo de construção (i.e., número de pisos, se cave ou garagem são permitidas) e cércea máxima?

    Câmara Municipal

    Colocado por: tgz2. Como posso verificar se há ónus associados ao terreno tais como taxas de infraestrutura a pagar à Câmara, ou outras taxas/ despesas que desconheço?

    Conservatória do Registo Predial

    Colocado por: tgz3. Outras recomendações?

    Verifique infraestruturas existentes: água, esgotos, luz, gás, telecomunicações.
  2.  # 3

    em regra geral se a parte de tras estiver orientada a sul é preferível, portanto a via publica de acesso a norte.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • tgz
    • 19 outubro 2019

     # 4

    Colocado por: Picareta
    Câmara Municipal


    Conservatória do Registo Predial


    Verifique infraestruturas existentes: água, esgotos, luz, gás, telecomunicações.


    Mas como? Ou seja, na câmara em que departamento? O que é necessário para identificar o terreno? Posso fazê lo não sendo o proprietário?

    Na conservatória a mesma coisa, como identificar o terreno? Em alternativa, a haver ónus estão na certidão, não?

    Obrigado.
    • tgz
    • 19 outubro 2019

     # 5

    Colocado por: marco1em regra geral se a parte de tras estiver orientada a sul é preferível, portanto a via publica de acesso a norte.


    Porquê?

    É que já ouvi opiniões muito diferentes pelo que gostaria de perceber a sua.
  3.  # 6

    porquê? parece obvio, supostamente o espaço exterior de uma moradia é mais predominante na zona posterior onde pode ter atividade de lazer e privacidade, quer fazer isso virado para norte ou não é melhor ter isso a sul? e outras razões mais.
  4.  # 7

    Consegue obter na Câmara planta de localização e com este documento questionar o que pretende. Começa pelo atendimento geral que depois será encaminhado ou orientado no que fazer. Vai ao google, localiza o terreno, leva e pede a planta. sem a pagar não lhe devem dar informações

    Na conservatória pode pedir a certidão actualizada; se quem vende está interessado no negócio à partida não vai recusar cópia de alguma que tenha mesmo antiga ou numero de inscrição. Em relação à planta de localização também, mas podem não ter
    Se não lhe derem é mau sinal, mas pode começar por pedir busca pelo nome do proprietário, se a CRP estiver actualizada claro...

    Deve pedir também cópia da caderneta predial actualizada e deve verificar se há impostos em atraso

    Conforme a zona, mais ou menos rural, deve com a certidão validar as extremas do terreno
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  5.  # 8

    Olá, tal como referiu o Marco1, a orientação solar é muito importante, e se a rua de acesso ao lote ficar a norte melhor.

    Caso se trate de um lote para construção em banda, entre duas casas, nesse caso, diria que o ideal é que a rua esteja a poente ou a nascente.


    Sobre a localização, saber se há equipamentos públicos próximos, escolas, supermercados, transporte público... etc.

    Também convém ter em atenção quais as melhores vistas que tem, se é importante a exposição aos ventos, ao ruído, proximidade de estradas muito movimentadas, ou de bosque e risco de incêndio, a qualidade do solo, o declive, deslizamento de terras de lotes vizinhos, proximidade de ETARs, aviários, vacarias (cheiros) etc.
  6.  # 9

    Tgz,
    Consulte um arquitecto e a câmara municipal para apurar o que pode construir em dado terreno.
    Reúna a seguinte documentação:
    Caderneta predial obtida á pouco tempo
    Certidão Predial Permanente, dentro da validade

    O terreno em apreço é rústico ou urbano? Qual a zona do pais?


    Colocado por: tgzBoa tarde,

    Ando a ver dum lote de terreno para construir uma moradia e gostaria de obter a opinião/ recomendações dos mais experientes nestas andanças para evitar, tanto quanto possível, chatices.

    Nomeadamente:

    1. Como posso saber o que é permitido construir tais como área de implantação, área de construção, tipo de construção (i.e., número de pisos, se cave ou garagem são permitidas) e cércea máxima?

    2. Como posso verificar se há ónus associados ao terreno tais como taxas de infraestrutura a pagar à Câmara, ou outras taxas/ despesas que desconheço?

    3. Outras recomendações?

    Muito obrigado!
    • tgz
    • 26 outubro 2019

     # 10

    Obrigado pelos comentários.

    É um terreno urbano no concelho de Mafra.

    Há alguma forma simples de estimar os custos com licenças/ taxas camarárias para construção de uma moradia?
  7.  # 11

    Esclarece muitas das suas dúvidas aqui: https://www.cm-mafra.pt/pages/822
 
0.0163 seg. NEW