Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Está a chegar a altura do ano em que toda a gente se lembra do aquecimento.
    Não sendo diferente, ainda não tenho instalado qualquer tipo de aquecimento em casa.

    Com qualquer pessoa que se fale, o recomendado é logo os pellets. Parece-me que o preço por kw de energia é bastante económico numa salamandra relativamente eficiente. A minha questão prende-se com a distribuição das divisões e com a baixa área e volume da casa.

    A casa tem cerca de 75m2 de área coberta, divididos da seguinte forma:
    Q1: 10m2 Q2: 7.5m2 Q3: 7.5m2
    Corredor: 4m2 WC: 6m2; Sala: 16m2 Cozinha: 11m2

    A sala e a cozinha estão em open-space, voltadas para norte/este/sul. Os quartos 2 e 3 estão voltados a sul e o quarto 1 está a oeste/norte; O WC está apenas voltado a norte;

    A casa foi restaurada e isolada. Toda a caixilharia é agora de PVC com vidro duplo baixo-emissivo, levou ETICS de 60mm no exterior e a cobertura foi isolada com 160mm de lã de vidro.

    Não tendo ficado instalado qualquer sistema de aquecimento (AC era o que pretendia, mas os orçamentos saiam fora do que se podia pagar), resta-me optar por salamandra a pellets ou radiadores eléctricos.

    Claramente a opção de radiadores envolverá mudar para bi-horário e fazer o aquecimento durante o período mais barato.
    Pellets é mais flexível, mas ocupa-me mais espaço na sala que já não é grande, e tenho algum receio que não me aqueça eficientemente os quartos (que estão “para trás” da sala – depois anexo a planta).
    De momento, com 7º durante a noite no exterior a casa perdeu 0.3ºC no período nocturno (desde que fechei as janelas – com a temperatura interior de 18ºC, às 7 da manhã onde marcava 17,7ºC).
    Dada a segmentação da casa e baixa volumetria preocupa-me que, usando uma salamandra de pellets, para conseguir climatizar os quartos tenha de “saturar” a sala/cozinha, enquanto que com o aquecimento eléctrico esse calor é distribuído (nem todas as divisões precisam de ser aquecidas, pelo menos para já).

    A opção de pellets com ar canalizado está posta de parte porque ficaria com as tubagens visíveis na sala (teria que ser distribuída pelo sótão) e o custo das referidas salamandras é algo elevado para se usar 4 meses por ano..

    O que pensam relativamente a este assunto?
    Qual seria +/-a potência dos radiadores eléctricos para cada divisão?
  2.  # 2

    Outra solução, AC portátil para aquecimento..precisa de ter o tubo de saída para o exterior?
 
0.0091 seg. NEW