Tenho uma casa para remodelar e face às tecnologias atuais que tipo de instalação de rede de dados/comunicações faz sentido instalar? Por exemplo, ainda são usados quadros ITED ou há soluções mais "leves" e baratas atualmente?
se for obrigatorio projecto tens de colocar o tal ited, mas como é remodelacao talvez nao tenhas essa obrigatoriedade, o principal é deixar tubagem de um quadro central para todas as divisoes, dando especial incidencia á sala porque é da sala para onde vao a maioria dos cabos e de onde vêm outros com sinal de retorno, depois é decidires se queres terminação com tomadas, eu deixa-a tudo em aberto sem as tomadas, depois do operador lá ir instalar e tu veres todas as tuas necessidades logo terminas o trabalho porque vais deixar tudo bonito, depois o operador vem e revolta tudo.
Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Moreira
Por acaso tenho que perguntar como tá a ser feito lá pela minha casita, mas sei que foram passados uns tubos com fios pra telecomunicações, tanto que me perguntaram onde queria TVs. Só quero é que quando chegar lá o bacano da operadora que eu contratar ele só tenha que enfiar um cabo na parede por exemplo da sala, carregar em botões e whishkas saquetas e dizer MAGIAAA tem sinal de TV em todas as divisões que tenham caixa de tv lol pelo menos na casa dos meus pais foi assim. Não percebo nada disto meeh