Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, vinha aqui pedir a vossa opinião sobre as vantagens e desvantagens de comprar uma moradia vs comprar 1 apartamento.

    Eu e a minha mulher estamos na seguinte situação, ambos efectivos á vários anos nas respectivas empresas (contudo com a possibilidade de haver mudanças nos próximos tempos). De momento temos um ritmo de poupança na ordem dos 800-1000€/mês e temos capital para pagar os 10%+despesas (+/- 3.500 euros segundo as simulações que os bancos nos fizeram). Os nossos rendimentos não são muito elevados(1500€ mês os 2 juntos) e por isso decidimos fixar um orçamento para comprar a casa num valor que nos permita sobreviver com 2 ordenados minimos (caso aconteça algum imprevisto e tenhamos que mudar de emprego para essas condiçoes) e como tal o orçamento que definimos foi de 120.000 (nas condições actuais ronda uma mensalidade de credito e seguros na casa dos 300€).

    Ora bem, na zona do pais onde estamos, com esse valor compra-se 1 apartamento t3 relativamente novo perto da cidade, ou uma moradia a necessitar de obras e algum investimento na periferia.
    Já temos 2 situações em vista.
    1 apartamento t3 remodelado por 100.000€ com 133m2 num bairro residencial.
    ou uma moradia t3 com garagem ampla no piso inferior e com 1000m2 de terreno em boas condições por 120.000, a necessitar de cozinha(a que tem está funcional, mas é horrível, gostávamos de mudar o chão, as paredes e os moveis).
    De resto a moradia também precisaria de no futuro, renovar as casas de banho, pintar algumas paredes, trocar as janelas (são vidro simples), montar um alarme (está bastante isolada, literalmente no meio do mato), tem aquecimento central, mas é a gasóleo e isso é algo que também gostaríamos de mudar.

    Ambos estão localizados a 5km do centro da cidade em lados opostos, na questão da minha mulher não é relevante, mas no meu caso as deslocações para o trabalho são algo diferentes, 40km/dia para o apartamento e 20km/dia para a moradia, sendo que lá está, se mudar de emprego no futuro isso sofrerá alterações.

    Como disse, venho somente pedir a vossa opinião mais experiente sobre a vantagens e desvantagens de ambos. Obrigado.
  2.  # 2

    Caríssimo,

    Tem vida e gosto para cuidar do terreno à volta da casa, e não se importa de ir fazendo as coisas conforme vai podendo?
    Se a resposta é afirmativa, juntando a isso a tranquilidade do campo, etc etc etc.. é fantástico.

    Já moraram em apartamento antes?
  3.  # 3

    Sim já moramos em apartamentos á 20 anos, a ideia da moradia é o nosso sonho,contudo temos algum receio pois o investimento é maior.

    Outra desvantagem é a moradia estar de tal forma isolada que o acesso é feito através de um caminho de terra com 200m....alcatroar é responsabilidade da junta de freguesia não é? Ou tem custos para nós? Não tem saneamento também..mas tem fossa..além disso conhecem algum bom sistema de alarme ?
    • RCF
    • 24 outubro 2019

     # 4

    Colocado por: oliveira21o acesso é feito através de um caminho de terra com 200m....alcatroar é responsabilidade da junta de freguesia não é? Ou tem custos para nós? Não tem saneamento também..

    Confirme que se trata de uma construção legalizada. Nessas condições, não me admira que seja uma construção ilegal.
  4.  # 5

    Colocado por: oliveira21De momento temos um ritmo de poupança na ordem dos 800-1000€/mês ... Os nossos rendimentos não são muito elevados(1500€ mês os 2 juntos)


    uau


    fora isso moradia vs apartamento é o gosto pessoal que prevalece. existem aqueles que gostam de chegar a casa fechar a porta e nao se preocuparem com nada da porta para fora. Para esses o apartamento é o melhor. Depois à aqueles que gostam de andar a ajardinar, gostam das bricolages, etc, para esse a moradia é melhor.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  5.  # 6

    Eu não me meteria de forma alguma numa moradia assim tão isolada. A maior parte das pessoas não tem noção da quantidade de assaltos que há em moradias isoladas com as pessoas lá dentro... E muitos desses assaltos nem são em moradias tão isoladas quanto essa que refere, e muitas delas até têm alarme.

    Eu só compraria uma moradia se tivesse dinheiro para pagar um jardineiro/cuidador do espaço exterior, e essa moradia teria que estar numa espécie de condomínio com segurança 24h (ou seja, eu tinha que ganhar 3 vezes mais do que ganho actualmente :) ).

    Para mim não faz sentido ter uma moradia só para dizer que "tenho uma moradia" e depois ter os jardins cheios de erva e os murais cheios de limo como algumas que eu conheço. Para isso prefiro estar num apartamento já que não tenho tempo para cuidar da moradia nem tenho dinheiro para pagar a alguém que o faça.
  6.  # 7

    Colocado por: pauloagsantoschegar a casa fechar a porta e nao se preocuparem com nada da porta para fora. Para esses o apartamento é o melhor.


    Ou nunca morou em apartamento ou sempre teve vizinhos porreiros :D
    Concordam com este comentário: ANdiesel
  7.  # 8

    Colocado por: pauloagsantos

    uau


    fora isso moradia vs apartamento é o gosto pessoal que prevalece. existem aqueles que gostam de chegar a casa fechar a porta e nao se preocuparem com nada da porta para fora. Para esses o apartamento é o melhor. Depois à aqueles que gostam de andar a ajardinar, gostam das bricolages, etc, para esse a moradia é melhor.


    Também achei uma poupança fantástica vs rendimentos. Se o autor do tópico quiser partilhar o segredo, nós agradecemos.

    Pessoalmente acho que a compra de moradia tem sempre vantagens, nomeadamente porque pode sempre fazer melhorias quando tem disponibilidade financeira para tal, e tem outra liberdade, área de jardim. Todo este espaço acarreta custos, contudo no apartamento também terá de pagar condomínio.
    Terá de pesar prós e contras e ver aquilo que realmente quer.

    Quanto ao sistema de alarme, se tiver muros recomendo um Serra da estrela de 70kg em liberdade no interior dos mesmos. A não ser que o tentem abater ninguém desconhecido se aproxima sequer.

    De qualquer forma, votos de muita sorte seja qual for a decisão
  8.  # 9

    Colocou dois cenários horríveis. Apartamentos é uma dor de cabeça constante: vizinhos incómodos e incomodativos, condomínios, limitações de espaço, barulho, etc...; porém, moradia velha e isolada a precisar de tanta coisa é também um sem fim de problemas.
    Eu afastaria-me desses dois "negocios" e procurava uma moradia com menos terreno mas que estivesse pronta a habitar e sem necessidade de obras, algo recente.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    • RCF
    • 24 outubro 2019 editado

     # 10

    Colocado por: oliveira21uma moradia t3 com garagem ampla no piso inferior e com 1000m2 de terreno em boas condições por 120.000, a necessitar de cozinha(a que tem está funcional, mas é horrível, gostávamos de mudar o chão, as paredes e os moveis).
    De resto a moradia também precisaria de no futuro, renovar as casas de banho, pintar algumas paredes, trocar as janelas (são vidro simples),

    Presumo que se trate de uma obra com mais de 20 anos (se calhar mais de 30)...
    A avaliar pela descrição, especialmente os vidros das janelas, muito provavelmente terá um fraco isolamento... Há casas que são um verdadeiro poço de problemas. Veja se não será o caso...
    Nesse aspeto, um apartamento, mesmo fraquinho, se não for no último andar ou num piso térreo, sempre está um pouco mais protegido.
  9.  # 11

    Colocado por: HAL_9000Também achei uma poupança fantástica vs rendimentos. Se o autor do tópico quiser partilhar o segredo, nós agradecemos.


    Desculpem desapontar-vos mas não tem segredo, vivemos em casa de familiares, pagamos um valor simbólico pela "renda" ajuda na alimentação e fora isso, temos 2 carros, velhos mas em bom estado e mais importante que tudo, pagos. Obviamente que apartir do momento que compremos a casa, isso tudo muda.


    Colocado por: DartasEu não me meteria de forma alguma numa moradia assim tão isolada. A maior parte das pessoas não tem noção da quantidade de assaltos que há em moradias isoladas com as pessoas lá dentro


    É isto que me assusta, basicamente saimos da estrada principal com meia duzia de casas e entramos num caminho de terra com 200m até á casa (não se ve da rua principal), depois essa estrada não vai dar a mais lado nenhum. Temos uns vizinhos á frente, mas não é bem á frente...é uma casa que se vê a 200m +/-.
    Basicamente mesmo com um sistema de alarme, alguem minimamente profisional entra na casa, rouba e pira-se e nem que o alarme toque, ninguem dá conta.
    Esta é provavelmente a razão que me faz recear esta casa.
    Supostamente nos terrenos á volta, vão ser dividos em lotes para no futuro se construir..mas isto pode demorar 10-20 anos quem sabe podem nunca ser utilizados, apesar de estar tão perto do centro.



    Colocado por: RCFA avaliar pela descrição, especialmente os vidros das janelas, muito provavelmente terá um fraco isolamento


    è provavel, isto seria uma coisa a mudar no futuro claro, mas para além das janelas, tem estores e portadas xD.


    Colocado por: RCFConfirme que se trata de uma construção legalizada. Nessas condições, não me admira que seja uma construção ilegal.


    A casa está a ser vendida por uma imobiliária, tem acesso a luz e agua da companhia (não tem saneamento). Foi logo a primeira coisa que perguntei se se encontrava tudo legal, disseram que sim, mas sim tenho de confirmar.
    • RCF
    • 24 outubro 2019

     # 12

    Colocado por: oliveira21è provavel, isto seria uma coisa a mudar no futuro claro, mas para além das janelas, tem estores e portadas xD.

    eu peguei no exemplo das janelas, apenas para extrapolar. Quando me referi ao isolamento, quis referir-me especialmente ao que não está à vista, nomeadamente ao isolamento das paredes, do piso térreo com o solo, do telhado... em casas com 20/30 anos é normal o isolamento geral ser fraco.

    Colocado por: oliveira21A casa está a ser vendida por uma imobiliária, tem acesso a luz e agua da companhia (não tem saneamento). Foi logo a primeira coisa que perguntei se se encontrava tudo legal, disseram que sim, mas sim tenho de confirmar.

    Não se iluda com imobiliárias. Não julgue que são garantia de alguma coisa, porque não são. Se decidir avançar, solicite documentação, nomeadamente registo predial. Ah! e não julgue que só por pagar IMI está legal pois, há muita casa que paga IMI e não está legal.
    Mas, até pode estar legal. Infelizmente, ainda existem algumas zonas no país sem saneamento público, o que não invalida que as construções estejam legais.
  10.  # 13

    Colocado por: RCFeu peguei no exemplo das janelas, apenas para extrapolar. Quando me referi ao isolamento, quis referir-me especialmente ao que não está à vista, nomeadamente ao isolamento das paredes, do piso térreo com o solo, do telhado... em casas com 20/30 anos é normal o isolamento geral ser fraco.


    Exato, uma coisa que nos agradou naquela casa, foi o estado geral, parece ter sido bem construída, podemos estar enganados, mas por exemplo ja fomos ver casa em que a parede tinha uma grossura de um palmo, aquela tem quase 2, e não nos pareceu haver humidade ou infiltraçoes dentro de casa..pareceu...

    Quanto ao resto tem razão, preciso de pedir os documentos se for avançar para tal (aliás, penso que o banco nem disponibiliza o emprestimo sem isso).

    Quanto ao terreno e ao trabalho que implica, isso é algo que eu gostaria de aprender e dedicar tempo, mesmo não sabendo nada pois desde que me lembro que vivo num apartamento, e secalhar até me vou arrepender se realmente avançar para a casa, porem era algo que penso que teria algum gosto em fazer.

    O investimento que mais me assuta de momento, é a cozinha e o muro. presciso de fazer um muro para a parte de trás e direita da casa, e pelo que andei a ler aqui no forum, ainda se gasta um bocado...a cozinha, está funcional, simplesmente é horrivel xD. A mulher disse que por ela mudava tudo, mas em ultimo caso penso que aguentamos viver com ela assim.
  11.  # 14

    A segurança é outro dos problemas e como referi, assusta-me um bocado.
    Para isso pensámos em arranjar um cão, apesar que vai ser mais uma despesa e arranjar um bom sistema de alarme.
    Se puderem recomendar algum agradecia, gostava de ter um com 9 sensores (são as possiveis entradas na casa) e 3 camaras, 1 para a parte da frente da casa que apanharia a estrada também, uma para a entrada da parte de trás da casa, e uma no hall, que é o que separa a sala/cozinha dos quartos. Isto com possibilidade de termos acesso ás camaras atraves do tlm, com bateria caso falhe a luz..e quanto á internet não sei como faria, pois só temos possibilidade de satelite naquela zona..deve ficar um balurdio um alarme assim...e lá está..não da garantias de nada.
 
0.0208 seg. NEW