Iniciar sessão ou registar-se
    • RITAMG
    • 23 setembro 2009 editado

# 1

Boa tarde.
    Gostaria de saber quais são as medidas mínimas de uma escada de uma vivenda, para a qual estou a esboçar uma planta de uma remodelação/ampliação.
    Essa moradia tem 3 pisos, qual é a área mínima que essa escada vai ocupar em cada piso?

obrigada

RITAMG
    •  
      Mk Pt
    • 23 setembro 2009 editado

# 2

Colocado por: RITAMGBoa tarde.
    Gostaria de saber quais são as medidas mínimas de uma escada de uma vivenda, para a qual estou a esboçar uma planta de uma remodelação/ampliação.
    Essa moradia tem 3 pisos, qual é a área mínima que essa escada vai ocupar em cada piso?

obrigada

RITAMG

A área depende do formato das escadas: se é em leque [tem que levar patim], se são de tiro [todas ao comprido..],...
    Calcule o número de degraus em função da altura que as escadas vão vencer [pé-direito+espessura da laje].. De espelho [digamos altura] os degraus convém ter no máximo 17,5cm, de cobertor [comprimento, onde pousamos os pés] os degraus devem ter um minimo de 27/27,5cm...

É só fazer as contas, como diria Guterres..

edit:
    a largura das escadas, se quer algo confortável sem roubar muito espaço, meta 1 metro de largura, se tiver espaço e quiser uma coisa mais à grande meta 1.10 ou 1.20m de largura, se o espaço for apertado 95 ou até 90 cm chegam..
  1.  # 3

O Pé direito de cada piso é de 3 m, peço desculpa mas não consigo idealizar as escadas.
    A minha pergunta é qual a área ocupada em cada um dos piso (ou seja a área onde não posso por nenhuma divisão), uma vez que independentemente do tipo de escadas, pelas minhas contas serão +/- 20 degraus entre cada piso (não sei se estou correcta).

Peço ajuda, pois apesar de estar em face de esboço para dar ao arquitecto, já queria ter as áreas definidas.
  2.  # 4

pé direito - 3metros - 16/17 degraus/alturas, projecção vertical, espaço que ocupa 4,5m/5m vezes largura
    cumprimentos
    •  
      Mk Pt
    • 23 setembro 2009

# 5

Colocado por: RITAMGO Pé direito de cada piso é de 3 m, peço desculpa mas não consigo idealizar as escadas.
    A minha pergunta é qual a área ocupada em cada um dos piso (ou seja a área onde não posso por nenhuma divisão), uma vez que independentemente do tipo de escadas, pelas minhas contas serão +/- 20 degraus entre cada piso (não sei se estou correcta).

Peço ajuda, pois apesar de estar em face de esboço para dar ao arquitecto, já queria ter as áreas definidas.

Como disse, a área depende do tipo de escadas...
    Aqui em 2 ou 3 projectos tenho:
    projecto 1:
    - escada de tiro, com 1,05 m de lagura, só contando 16 degraus [porque o 17º é feito já na laje do piso de cima]: 4.55 m2
    -escada em leque, com 1,25m de largura cada lance de degraus, o patim obviamente tem 1.25m de profundidade[a mesma largura de cada lance], contando 16 degraus [porque o 17º é feito já na laje do piso de cima]: 8.10m2
    - escada em leque; com 1,20m de largura cada lance de degraus, o patim obviamente tem 1.20m de profundidade [a mesma largura de cada lance], contando 17 degraus [porque o 18º é feito já na laje do piso de cima]: 8.25m2

Atenção que estas áreas são apenas das áreas ocupadas pelos degraus...
    Obviamente que as escadas necessitam de um espaço de circulação de acesso e da saída das mesma, numa área de dimensão pelo menos com a largura e comprimento igual à largura do lanço de escadas.. Exemplificando: se tem uma escada com 1.20 de largura, a área [livre] de acesso à mesma [nos dois pisos] deve ser pelo menos 1.20x1.20= 1.44m2

E fernando Gabriel, se o pé-direito de cada piso é 3 metros, isso dá pelo menos 3.30m contanto a laje, ora 17 degraus a vencer 3.3m dá espelho com mais de 19 cm...... Se o pé direito é mesmo 3 metros+laje, é necessário uns 19 degraus pelo menos..
  3.  # 6

Colocado por: Mk Pt
    E fernando Gabriel, se o pé-direito de cada piso é 3 metros, isso dá pelo menos 3.30m contanto a laje, ora 17 degraus a vencer 3.3m dá espelho com mais de 19 cm...... Se o pé direito é mesmo 3 metros+laje, é necessário uns 19 degraus pelo menos..

pé direito para dimensionamento de escadas mede-se até à lage logo 3m
    diz-se vencer 3 metros e não 2,70...
    •  
      Mk Pt
    • 23 setembro 2009

# 7

Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: Mk Pt

pé direito para dimensionamento de escadas mede-se até à lage logo 3m
    diz-se vencer 3 metros e não 2,70...

Para mim pé-direito não conta lajes..
    Se uma escada vencer 3 metros, o pé-direito nunca será 3 metros mas sim 2.60 ou 2.70...

Por isso lá em cima eu tinha escrito:
    Calcule o número de degraus em função da altura que as escadas vão vencer [pé-direito+espessura da laje].
  4.  # 8

por isso é que se diz vencer e não pé direito, agora quando me falam em pé direito em escadas eu associo a pé-direito a altura a vencer.
    porque acontece-me sempre pessoas que não estão dentro da materia dizer pé direito contando lage em vez de dizer vencer, e até percebo porquê, tem a sua lógica.
  5.  # 9

Tenho visto muitas asneiras... E então o DL 163/2006?
    As escadas têm que ter uma largura nunca inferior a 1,20m, o espelho nunca superior a 0,18m e o cobertor nunca inferior a 0,28m.
  6.  # 10

Depende. Veja lá a secção 3.3.5
  7.  # 11

Boa tarde

Desde já o meu muito obrigada pela vossa atenção.

Estive a medir melhor e afinal o pé direito é de 2,70. Seria possível algum dos senhores fazer um desenho (com as dimensões mínimas) da escada (sendo uma escada com patim no meio).
    Obrigada
  8.  # 12

como é que estão actualmente estas medidas? tenho que colocar umas escadas no menor espaço possível para subir um andar, +-3m...
  9.  # 13

Está igual a 2009.
    Mas os requisitos dependem do contexto...
  10.  # 14

Moradia com cerca de 50m2 por piso em que o objectivo será ocupar o mínimo espaço possível por razões óbvias.
    O andar de baixo será para ter sala + cozinha em open space e 3 quartos em cima mais uma casa de banho (ou duas se se conseguir jogar com as áreas) 10m x 5m.

0.0168 seg. NEW