Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Gostava de saber se algum me pode ajudar, estou a fazer a minha dissertação de mestrado e a investigação é sobre bairros operários com destaque para dois na cidade de Guimaraes. A minha duvida e que não tenho conseguido responder com documentos do arquivo é se havia alguma regra ou tabela de medidas, custos, etc. que fosse seguida antes da implementação do RGEU?
    Nestes dois casos em particular as casas são praticamente iguais, o que me leva a levantar esta questão.
    Qualquer informação que me possam dar certamente será útil.

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: joaoffmartinsminha duvida e que não tenho conseguido responder com documentos do arquivo é se havia alguma regra ou tabela de medidas, custos, etc. que fosse seguida antes da implementação do RGEU?


    Algum historiador de arquitetura portuguesa poderia orientar?

    Ou


    Algum descendente de um dono dessas fábricas e que tenha uma adoração pelo legado familiar...?


    Haverá alguma informação nos arquivos de Lisboa e Porto?

    Palácio Beau Séjour?


    O mais certo é não ter havido regra nenhuma...
  3.  # 3

    Colocado por: joaoffmartinssobre bairros operários

    Nos últimos anos tem saído muita dissertação sobre esse tema. Certamente encontrará algum colega que já se cruzou com o mesmo problema e talvez o tenha resolvido. É uma questão de procurar nos repositórios das facs de arquitetura...
  4.  # 4

    ..Actualmente o "investigador", tem a vida facilitada, é pesquisar nos repositórios das universidades/ faculdades de arquitectura, engenharia e de humanisticas - história/ sociologia... Também poderá pesquisar sobre temas nos catalogos das bibliotecas/ arquivos on-line.
    Veja também na biblioteca e publicões/ estudos do LNEC ( se bem que normalmente são sempre coisas pós RGEU).

    Veja também publicações do UK, Como sabe, tendo estudado história da arquitectura e teoria da arquitectura, Em Inglaterra, da época industrial teve diversos estudos sobre o tema.
    Concerteza que, quem idealizou esses bairros, nessa altura, porventura até foram engenheiros, terão utilizado conceitos de fora. quem diz Inglaterra, diz de França, ou alemanha.
    Boa sorte.
  5.  # 5

    Não há um orientador de tese?

    Deve haver a cadeira de história de arquitetura portuguesa...afinal quem são os supra-sumos dessa disciplina?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

    Tente também o GOOGLE!!!
    "bairros operarios revoluçao industrial"
  7.  # 7

    Lendo teses de mestrado de outros colegas, dentro do mesmo tema, pela bibliografia .. vai igualmente arranjar mais fios condutores.
    Faz-me confusão esta inaptidão na procura...
    Há 20 anos atrás você estava tramado... Tinha de andar para trás e para diante nos arquivos e bibliotecas... tempo, dinheiro e muita frustração...
  8.  # 8

    Para assuntos tão específicos a pesquisa ainda é difícil na net.
  9.  # 9

    Tem de ler trabalhos de outrem... E ir puxando as linhas...
  10.  # 10

    Obrigado pela resposta, claro que antes de fazer a pergunta já fiz a pesquisa, se fosse tão fácil como ir ao Google eu não tinha perguntado. É verdade que há várias dissertações sobre o assunto mas debruçam-se mais sobre a catalogação desses mesmls bairros e não propriamente de uma análise que é o que eu pretendo fazer.
  11.  # 11

    Se tudo fosse "rosas" eram todos doutorados...
  12.  # 12

    Colocado por: PalhavaSe tudo fosse "rosas" eram todos doutorados...


    Mas qual é o seu problema? Eu fiz uma pergunta simples porque já procurei em vários documentos e nada. Tudo o sei são coisas de boca. Isto é um dos pontos de todo um trabalho que está a ser feito, se não tem como ajudar não percebo qual o motivo das suas respostas
  13.  # 13

    E também as memórias gloriosas
    Daqueles Reis, que foram dilatando
    A Fé, o Império, e as terras viciosas
    De África e de Ásia andaram devastando;
    E aqueles, que por obras valerosas
    Se vão da lei da morte libertando;
    Cantando espalharei por toda parte,
    Se a tanto me ajudar o engenho e arte.
  14.  # 14

    Colocado por: PalhavaE também as memórias gloriosas
    Daqueles Reis, que foram dilatando
    A Fé, o Império, e as terras viciosas
    De África e de Ásia andaram devastando;
    E aqueles, que por obras valerosas
    Se vão da lei da morte libertando;
    Cantando espalharei por toda parte,
    Se a tanto me ajudar o engenho e arte.


    O texto é interessante, já as suas respostas não servem de nada, que eu saiba o fórum serve para colocar questões, eu não lhe pedi para que me fizesse o trabalho. Para mim todos os testemunhos são interessantes e por vezes encontramos muita informação para a além da que está documentada.
  15.  # 15

    Se for da FAUL, tente entrar em contacto com o professor Paulo Pereira.
  16.  # 16

    Colocado por: José BarnabéSe for da FAUL, tente entrar em contacto com o professor Paulo Pereira.


    Boa tarde, não, sou da FAUP, mas de qualquer forma vou tentar entrar em contacto, muito obrigado
 
0.0118 seg. NEW