Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 8 outubro 2024

# 721

Colocado por: SrRhttps://zap.aeiou.pt/novo-motor-inuteis-carros-eletricos-632437

Li o artigo e o conteúdo não tem nada a ver com o título.

Mas não é nada de novo: queimar hidrogénio. Tecnologia sem futuro por ser ineficiente.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
    • SrR
    • 8 outubro 2024

# 722

Colocado por: euMas não é nada de novo: queimar hidrogénio. Tecnologia sem futuro por ser ineficiente.
    ja existe equipamentos térmicos a hidrogenio.
    • Dias12
    • 8 outubro 2024 editado

# 723

Colocado por: eu

Mas não é nada de novo: queimar hidrogénio. Tecnologia sem futuro por ser ineficiente.

Esta é diferente...

É queimar hidrogénio para produzir eletricidade para depois alimentar baterias e/ou motores das rodas.

Em cada extremidade do percurso do pistão, este interage com bobinas magnéticas que geram eletricidade, que pode depois carregar as baterias de um veículo elétrico.

Nunca vi tanta patetice junta.
    • SrR
    • 8 outubro 2024

# 724

Colocado por: Dias12Em cada extremidade do percurso do pistão, este interage com bobinas magnéticas que geram eletricidade, que pode depois carregar as baterias de um veículo elétrico.
      working-out-shake.gif
  1.  # 725

Colocado por: SrRja existe equipamentos térmicos a hidrogenio

Existe mas não existe. A física proíbe-o para carros do dia a dia.
    Está explicado umas páginas para trás, mas em resumo:
    - baixíssima densidade por volume, o que obrigaria a depósitos gigantes
    - temperaturas estupidamente baixas necessárias para o armazenamento e operação que obrigam a consumos de energia absurdos para as manter, e componentes para lá de especiais para operar nelas.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
    • SrR
    • 9 outubro 2024

# 726

Colocado por: Bruno.Alves
    Existe mas não existe. A física proíbe-o para carros do dia a dia.
    Está explicado umas páginas para trás, mas em resumo:
    - baixíssima densidade por volume, o que obrigaria a depósitos gigantes
    - temperaturas estupidamente baixas necessárias para o armazenamento e operação que obrigam a consumos de energia absurdos para as manter, e componentes para lá de especiais para operar nelas.
    falava em equipamentos termicos para habitação
  2.  # 727

Ah sim. E na indústria, onde o hidrogénio terá um papel fundamental na substituição de combustíveis fósseis
    https://www.aveiromag.pt/artigo?a=6254&pela-primeira-vez-grestel-coze-pecas-ceramicas-com-recurso-a-hidrogenioy
    Concordam com este comentário: Dias12
  3.  # 728

Concordam com este comentário:ferreiraj125

O pessoal continua sem perceber que no final de contas tudo se traduz no custo/beneficio.

O hidrogenio nunca será mais barato do que usar eletricidade diretamente para carregar uma bateria.

Mesmo que um motor de combustão de hidrogenio remova o passo de converter hidrogenio em eletricidade e carregar uma bateria, continua a haver o passo extra de gerar hidrogenio a partir de eletricidade, comprimir/refrigerar e transportar.

Nem sei se o hidrogenio tão cedo vai conseguir competir com gasolina e gasoleo... Quanto mais com um eletrico a bateria.
    Concordam com este comentário: eu, Dias12
  4.  # 729

• eu
    • 14 outubro 2024

# 730

Isso não está ligado diretamente ao hidrogénio verde.
  5.  # 731

Testes revelaram que os ovos continham uma mistura de PFAS (substâncias perfluoroalquiladas), frequentemente chamadas de “químicos eternos” devido à sua resistência à degradação. Estes compostos artificiais estão ligados a uma série de problemas de saúde, como cancro, danos hepáticos e problemas de fertilidade. A origem dos químicos nos ovos não era totalmente clara, mas as suspeitas recaíram sobre uma fábrica local, operada pela gigante química americana Chemours, que produz PFAS.

Ironicamente, foi a própria Chemours que conduziu os testes que revelaram a presença destes químicos nos ovos, como parte de um acordo com as autoridades regionais. Manter a confiança da população local era crucial para a empresa, especialmente porque estava em curso um projeto de expansão de 186 milhões de euros para a produção de PFAS, essenciais para a manufatura de hidrogénio verde. Este combustível livre de carbono é uma peça chave nos planos de descarbonização da Europa e na luta global contra as alterações climáticas. No entanto, a poluição dos alimentos locais com estes químicos colocava em risco a aceitação social do projeto
    • eu
    • 14 outubro 2024

# 732

PFAS é uma coisa, hidrogénio verde é outra. Isso é um problema na produção de PFAS (que são usados em muitas aplicações) e não propriamente do hidrogénio verde.

Não sei quais são os interesses, mas há muita desinformação e propaganda na área da energia. E eu nem sequer sou um adepto do hidrogénio.
    • Dias12
    • 14 outubro 2024 editado

# 733

Concordo com o seu ponto, mas:

Colocado por: ricardoantunesprojeto de expansão de 186 milhões de euros para a produção de PFAS, essenciais para a manufatura de hidrogénio verde.
    • eu
    • 14 outubro 2024 editado

# 734

O cimento, o aço, o cobre, etc, também são essenciais.

Quando existir um problema de poluição numa fábrica de aço, também vamos ter parangonas "hidrogénio verde tem um segredo tóxico" ?

Nós usamos roupa com PFAS e se calhar até comemos hoje comida feita em contacto com PFAS. Os PFAS há muito tempo que são usados de forma generalizada. O problema é com os PFAS e não com o hidrogénio.

Só com o hidrogénio é que se lembraram do problema? É uma situação parecida com as minas de Cobalto: só com os BEV é que algumas pessoas se lembraram das condições de trabalho nessas minas. Antes, estava tudo bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
    • SrR
    • 15 outubro 2024

# 735

• eu
    • 15 outubro 2024

# 736

• SrR
    • 15 outubro 2024

# 737

Que quantidade é que terá cada uma dessas "pilhas" ?
    pesquisa rapida fala em 110g, mas ainda é um protótipo.
  6.  # 738

Isso dá para quê, uns 10-15 Kms?...
    • SrR
    • 15 outubro 2024

# 739

Colocado por: pcspinheiroIsso dá para quê, uns 10-15 Kms?...
    no link falava se uma scooter com 2 pilhas dessas mais ó menos 50km deixe ver se encontro o link
    • SrR
    • 15 outubro 2024

# 740

0.1893 seg. NEW