Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 781

Colocado por: eu

A diferença é que existia procura pelos carros da Tesla.

https://www.google.com/amp/s/www.businesstoday.in/amp/technology/news/story/elon-musks-christmas-eve-miracle-how-he-saved-tesla-from-bankruptcy-398108-2023-09-12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  2.  # 782

Colocado por: eu

A diferença é que existia procura pelos carros da Tesla.

...e que os carros da Tesla não tentam desafiar as Leis da Física.
  3.  # 783

Qual é a lei da física que os carros a hidrogénio tentam desafiar? Há carros a hidrogénio a circular? Há que mudar alguma lei da física?
  4.  # 784

Colocado por: rjmsilvaQual é a lei da física que os carros a hidrogénio tentam desafiar? Há carros a hidrogénio a circular? Há que mudar alguma lei da física?

Não diria as leis da física, mas sim as "leis da eficiência".
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  5.  # 785

A eficiência é apenas um número...
  6.  # 786

Colocado por: rjmsilvaA eficiência é apenas um número...

Que num mundo de recursos finitos devia ser o numero mais importante de todos.
  7.  # 787

A energia é (virtualmente) infinita.
    • ClioII
    • 20 novembro 2024 editado

# 788

Colocado por: rjmsilvaA energia é (virtualmente) infinita.

Mas o dinheiro do seu/nosso bolso para pagá-la não é.
  8.  # 789

Colocado por: ClioII

Mas o dinheiro do seu/nosso bolso para pagá-la não é.

Ainda não há muito tempo as pessoas eram pagas para consumir energia.
  9.  # 790

Colocado por: rjmsilvaA energia é (virtualmente) infinita.

Então não.
    A unica energia que conheço infinita à escala humana é a energia que vem do sol, mas as materias primas para os painéis, inversores, etc etc são bem finitas neste grão de areia que chamamos de Terra.
    Desperdiçar recursos numa tecnologia ineficiente é estupido quando já estamos atrasados na luta contra as alterações climáticas.
  10.  # 791

Sempre houve automóveis ineficientes. Até nos BEV os há.
  11.  # 792

Colocado por: rjmsilvaSempre houve automóveis ineficientes. Até nos BEV os há.

O menos de todo é o atual "status quo". Porquê?
    Porque a densidade energética do que se extrai é tal que colmata todas as absurdas ineficiências dos processos que levam à sua obtenção.

No caso do hidrogénio não. O que se obtém é tão pouco "densamente energético" que NUNCA vai produzir mais energia do que aquela que é usada para chegar à sua forma final.

Colocado por: rjmsilvaA eficiência é apenas um número...

Se gastar mais energia do que aquela que gasta para poder gastar no final, sim é um número. Tipo 1/X em que X>1
    O que torna a "coisa" insustentável.

Colocado por: rjmsilvaAinda não há muito tempo as pessoas eram pagas para consumir energia.

Whataboutism na sua essência mais pura.
  12.  # 793

A questão de ser mais ou menos eficiente só é relevante por questões económicas.
    Você acha que quem tem um furo no quintal se preocupa com a quantidade de água que gasta na rega?
  13.  # 794

Colocado por: Dias12

Então não.
    A unica energia que conheço infinita à escala humana é a energia que vem do sol,

É porque não sabe muito sobre energias

Colocado por: Bruno.AlvesNo caso do hidrogénio não. O que se obtém é tão pouco "densamente energético" que NUNCA vai produzir mais energia do que aquela que é usada para chegar à sua forma final.

As questões sobre se o hidrogénio será viável ou não apenas se colocam no ponto de vista de quem vai explorar esse tipo de combustível, ser viável é, o problema são os custos, e sem haver um mercado bem estabelecido e cotado, muito poucos são aqueles que querem avançar.
  14.  # 795

Colocado por: rjmsilva

Ainda não há muito tempo as pessoas eram pagas para consumir energia.

Eu nem sei o que fazer a tanta gasolina que me oferecem. E passo a vida a aquecer a casa para a arrefecer logo de seguida porque senão não tenho onde guardar tanta eletricidade.
    Concordam com este comentário: eu
  15.  # 796

Eu nem sei o que fazer a tanta gasolina que me oferecem. E passo a vida a aquecer a casa para a arrefecer logo de seguida porque senão não tenho onde guardar tanta eletricidade.

No mercado indexado de eletricidade, o que referi já foi uma realidade. E nada impede que volte a ser.
  16.  # 797

Colocado por: rjmsilvaNo mercado indexado de eletricidade, o que referi já foi uma realidade. E nada impede que volte a ser.

Isso é por fases, ou eventos (produção pontual das renováveis muito acima do normal). O resultado líquido anual não pode ser pagar para fornecer energia, todos os fornecedores fechavam as portas.
  17.  # 798

Isso é por fases, ou eventos (produção pontual das renováveis muito acima do normal). O resultado líquido anual não pode ser pagar para fornecer energia, todos os fornecedores fechavam as portas.

Não poderiam produzir hidrogénio com os excedentes?
    A capacidade de produção renovável não para de aumentar. Uma forma de gerir o equilíbrio entre a produção e o consumo é com o armazenamento de energia. O hidrogénio é uma das possibilidades. Baterias é outra, energia potencial nas barragens.
  18.  # 799

Foi mais a TAR ser bem negativa, os fornecedores nada perderam, quem perdeu foram todos nós com o aumento do déficit energético e quem ganhou os que estavam no mercado indexado :-) .
  19.  # 800

No ano passado a energia esteve a preços negativos no mercado grossista. Não foi só pelas TAR.

0.1931 seg. NEW