Iniciar sessão ou registar-se
    • SrR
    • 22 novembro 2024

     # 821

    Colocado por: euConversa da treta. Também poderíamos dizer que os eletrões estão presentes em toda a energia "produzida".

    E depois?
    começou com um post meu que nao acrescentou nada mas achei engraçado.
  1.  # 822

    Colocado por: euConversa da treta. Também poderíamos dizer que os eletrões estão presentes em toda a energia "produzida".

    E depois?

    Dito assim tem pouco interesse para p tópico, além de que o conceito de electrão é demasiado abrangente.
  2.  # 823

    Ora sendo o hidrogénio o elemento mais abundante do universo, mas também altamente difícil de isolar e utilizar de forma eficiente, também a observação inicial fica com pouco interesse.
    Também podemos dizer que existe sempre sol pelo menos num determinado ponto do planeta. Se isso resolve alguma coisa? Não, mas pronto 😃
  3.  # 824

    Colocado por: Bruno.Alvesaltamente difícil de isolar

    A electrólise é um processo bastante simples até.
  4.  # 825

    Colocado por: Bruno.AlvesTambém podemos dizer que existe sempre sol pelo menos num determinado ponto do planeta

    Sou a favor de fazer campos de painéis no espaço.
    • SrR
    • 22 novembro 2024

     # 826

    Colocado por: rjmpires
    Sou a favor de fazer campos de painéis no espaço.
    esfera de dyson
    Concordam com este comentário: rjmpires
  5.  # 827

    Colocado por: SrResfera de dyson
    Concordam com este comentário:rjmpires

    Neste caso seria em volta de um planeta.
    • SrR
    • 23 novembro 2024

     # 828

    Colocado por: rjmpires
    Neste caso seria em volta de um planeta.
    ou do sol
  6.  # 829

    Com transmissão de eletricidade por WiFi.
    Ou cabos muuuuuuuuuuito grandes 😂
  7.  # 830

    Colocado por: Bruno.AlvesCom transmissão de eletricidade por WiFi.
    Ou cabos muuuuuuuuuuito grandes 😂

    A transferência de energia sem fios já existe há uns aninhos.
  8.  # 831

    Colocado por: rjmsilvaA eficiência é apenas um número...


    Que se traduz necessariamente em diferentes custos por km.

    Se eu tiver a possibilidade de:

    * carro eletrico carregado em casa a gastar 4 € / 100 km
    * carro a gasolina a gastar 12 € / 100 km
    * carro a hidrogenio a gastar 15 € / 100 km

    Qual é que não vou escolher?

    O primeiro tem a vantagem de gastar menos e não ter de me deslocar a postos de abastecimento.
    O segundo tem a vantagem de abastecer rapidamente e ter uma larga oferta de postos de abastecimento.
    o terceiro é mais caro que os outros dois, demora mais a abastecer que o segundo, e tem menos postos de abastecimento que os outros dois.
  9.  # 832

    Colocado por: ferreiraj125

    Que se traduz necessariamente em diferentes custos por km.

    Se eu tiver a possibilidade de:

    * carro eletrico carregado em casa a gastar 4 € / 100 km
    * carro a gasolina a gastar 12 € / 100 km
    * carro a hidrogenio a gastar 15 € / 100 km

    Qual é que não vou escolher?

    O primeiro tem a vantagem de gastar menos e não ter de me deslocar a postos de abastecimento.
    O segundo tem a vantagem de abastecer rapidamente e ter uma larga oferta de postos de abastecimento.
    o terceiro é mais caro que os outros dois, demora mais a abastecer que o segundo, e tem menos postos de abastecimento que os outros dois.
    o que não dá muito jeito de ter ...
  10.  # 833

    Colocado por: rjmpires
    A electrólise é um processo bastante simples até.


    Acho que o termo simples é uma simplificação.

    O ponto é que tu podes extrair crude, transportá-lo, refiná-lo, voltar a transportá-lo, e no final obténs bastante mais energia do que a que gastaste no processo.

    A eletrolise é um processo que gasta mais energia do que aquela que vais conseguir obter de volta através do uso do hidrogenio obtido.

    Por causa de todas as ineficiencias inerentes ao uso de hidrogenio para gerar energia, vai ser sempre possivel usar de forma mais eficiente a eletricidade diretamente do que usá-la para fazer eletrolise para depois gerar hidrogenio para eventualmente usá-lo como fonte de energia.

    O facto é que o hidrogenio não pode ser considerado uma fonte de energia, porque não temos acesso a hidrogenio sem gastar mais energia do que aquela que ele vai eventualmente gerar. Portanto, é um mero meio de armazenamento de energia, que introduz ineficiencias.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  11.  # 834

    Colocado por: rafaelisidoroo que não dá muito jeito de ter ...


    O meu ponto é que um carro eletrico tem desvantagem em relação a um carro a gasolina ou a hidrogenio (carregamento mais lento), mas é melhor que qualquer outro na questão de poderes carregar em casa por um baixo custo, se tiveres essa possibilidade.

    O carro a gasolina também tem desvantagens em relação a um carro a gasolina ou a hidrogenio (mais caro que carregar um eletrico em casa), mas mas é melhor que qualquer outro na questão de ubicidade de postos de abastecimento e rapidez de abastecimento.

    Já o carro a hidrogenio não tem nada em que seja simultaneamente melhor que os outros dois. Na realidade, a unica vantagem é ser mais rapido de abastecer que o eletrico, mas perde para o a gasolina nesse aspeto, e ainda perde a nivel de custo por km, bem como à ubicidade de postos de abastecimento.

    No fundo, o ponto é que, do ponto de vista pratico, um carro a hidrogenio não tem qualquer vantagem a um carro a gasolina.
  12.  # 835

    Colocado por: ferreiraj125
    No fundo, o ponto é que, do ponto de vista pratico, um carro a hidrogenio não tem qualquer vantagem a um carro a gasolina.


    Não queremos salvar o planeta?

    Se a questão for meramente económica, a gasolina pode ser muito mais barata, basta retirar os impostos brutais.
  13.  # 836

    Colocado por: ferreiraj125O facto é que o hidrogenio não pode ser considerado uma fonte de energia, porque não temos acesso a hidrogenio sem gastar mais energia do que aquela que ele vai eventualmente gerar. Portanto, é um mero meio de armazenamento de energia, que introduz ineficiencias.

    Por isso é que o hidrogénio é "o futuro" há décadas e nunca passou disso. A física é uma "cabra", mas pronto...
    • eu
    • 29 novembro 2024

     # 837

    Colocado por: rjmsilvaNão queremos salvar o planeta?


    Mas se o pudermos "salvar" de várias formas diferentes, não será estúpido escolher a pior dessas formas?
  14.  # 838

    Colocado por: rjmsilva

    Não queremos salvar o planeta?

    Se a questão for meramente económica, a gasolina pode ser muito mais barata, basta retirar os impostos brutais.


    Até nisso o hidrogenio perde em relação aos carros eletricos visto que é menos eficiente.

    Portanto considerando os varios criterios, eis as melhores escolhas:

    * Rapidez de abastecimento: gasolina
    * Ubicidade de postos de abastecimento: gasolina
    * Custo por km: eletrico
    * Menos CO2 gerado por km: eletrico

    Diz-me um criterio em que o hidrogenio seja a melhor escolha de entre eletricos e a gasolina.
  15.  # 839

    O custo da gasolina é artificial. Há países onde a gasolina custa 0,03 cêntimos ao litro. Dá uns 20 cêntimos aos 100km.

    Por isso é tudo muito relativo, são apenas opções políticas que ditam qual é a melhor escolha.
  16.  # 840

    Colocado por: ferreiraj125

    Acho que o termo simples é uma simplificação.

    O ponto é que tu podes extrair crude, transportá-lo, refiná-lo, voltar a transportá-lo, e no final obténs bastante mais energia do que a que gastaste no processo.

    A eletrolise é um processo que gasta mais energia do que aquela que vais conseguir obter de volta através do uso do hidrogenio obtido.

    Por causa de todas as ineficiencias inerentes ao uso de hidrogenio para gerar energia, vai ser sempre possivel usar de forma mais eficiente a eletricidade diretamente do que usá-la para fazer eletrolise para depois gerar hidrogenio para eventualmente usá-lo como fonte de energia.

    O facto é que o hidrogenio não pode ser considerado uma fonte de energia, porque não temos acesso a hidrogenio sem gastar mais energia do que aquela que ele vai eventualmente gerar. Portanto, é um mero meio de armazenamento de energia, que introduz ineficiencias.


    Colocado por: Bruno.Alves
    Por isso é que o hidrogénio é "o futuro" há décadas e nunca passou disso. A física é uma "cabra", mas pronto...

    Tudo depende de que forma se obtem a energia elétrica para se obter o hidrogénio.
    Chegando a um ponto em que a energia produzida é superior à energia consumida, todo o excesso pode ser utilizado para fazer reservas, nomeadamente a electrólise.
    Basta aproveitar as energias limpas, desta forma consegues efetivamente diminuir a extração e exploração, porque produzir baterias e refinar combustíveis não ajudam o meio ambiente.
 
0.2222 seg. NEW