Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: rjmsilva

Não poderiam produzir hidrogénio com os excedentes?
    A capacidade de produção renovável não para de aumentar. Uma forma de gerir o equilíbrio entre a produção e o consumo é com o armazenamento de energia. O hidrogénio é uma das possibilidades. Baterias é outra, energia potencial nas barragens.

Podem e devem o fazer.
    Mas esse hidrogénio deve ser canalizado para as industrias que poluem mais e necessitam de altas temperaturas como a produção de aço, cimento, cerâmicos, fertelizantes, etc etc. e não para os carros onde as baterias já provaram que são a melhor solução.
    • eu
    • 20 novembro 2024

# 2

O rjmsilva anda aqui a "trollar" ;)
  2.  # 3

Colocado por: euO rjmsilva anda aqui a "trollar" ;)

Nem por isso. Só não sou fundamentalista e acho importante que se explorem outras possibilidades. O mundo é muito grande e com muitas realidades, mesmo por cá, um BEV não é solução para muita gente. Basta não poder carregar em casa que as contas já ficam complicadas.
    O "nunca" e o "sempre" são expressões que evito usar, porque as coisas mudam muito rapidamente e basta a fusão nuclear tornar-se viável, que todo o paradigma atual da energia muda.
  3.  # 4

Lembrei-me agora da conversa de umas páginas atrás sobre as marcas da China.
    Perdi um tampão da roda do spring e pedi novo ao stand. Eles já receberam o tampão, mas veio com o símbolo da Dacia antigo e dizem que não fazem mais o tampão para o modelo de 2021.
    Não sei se tem a ver com ser feito na china e spare parts não fazem mas é um pouco preocupante.
  4.  # 5

Boas.

Não tenho dúvidas que a alternativa ao gás natural na indústria passa pela sua substituição por hidrogénio. Pelo que tenho visto, este ponto é consensual aqui no fórum.
    Neste ponto terá de ser criada uma rede de produção, distribuição e armazenamento de hidrogénio, que obviamente será cara. Ao contrário do gás natural, o hidrogénio é um gás muito "chato". Terá de ser mantido, pressurizado e transportado em tanques criogénicos, que são caros. A própria tubagem deverá ser apropriada. O hidrogénio difunde-se no aço, fragilizando-o, o que acarreta um enorme problema de segurança. São vários pontos que têm de ser devidamente estudados e aperfeiçoados antes de termos hidrogénio disponível em grande escala. Não vai ser barato, mas é uma alternativa para descarbonizar a indústria.

Em relação à sua utilização em veículos do dia a dia com fuel cells, será praticamente impossível ser competitiva, uma vez que a alternativa, carros com baterias, é bem mais competitiva que o hidrogénio
  5.  # 6

Colocado por: Dias12

Podem e devem o fazer.
    Mas esse hidrogénio deve ser canalizado para as industrias que poluem mais e necessitam de altas temperaturas como a produção de aço, cimento, cerâmicos, fertelizantes, etc etc. e não para os carros onde as baterias já provaram que são a melhor solução.
    já ?
  6.  # 7

Colocado por: Dias12Lembrei-me agora da conversa de umas páginas atrás sobre as marcas da China.
    Perdi um tampão da roda do spring e pedi novo ao stand. Eles já receberam o tampão, mas veio com o símbolo da Dacia antigo e dizem que não fazem mais o tampão para o modelo de 2021.
    Não sei se tem a ver com ser feito na china e spare parts não fazem mas é um pouco preocupante.

https://pt.aliexpress.com/w/wholesale-dacia-spring-wheel-cap.html?spm=a2g0o.productlist.search.0
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  7.  # 8

Colocado por: rjmsilvaQual é a lei da física que os carros a hidrogénio tentam desafiar? Há carros a hidrogénio a circular? Há que mudar alguma lei da física?

Não vou entrar nessa conversa. Carros a hidrogénio são uma idiotice pegada, e não sou eu que o digo. Aliás, o hidrogénio como 'veículo' de energia é uma idiotice pegada. Basta procurar que aparecem os relatos de pessoas informadas (e desinteressadas, esta parte é muito importante) nesse sentido...
    Concordam com este comentário: AiOGajo, ferreiraj125
    • SrR
    • 21 novembro 2024

# 9

8.  # 10

Não existe nenhum carro que seja viável para nenhuma pessoa que não estrague o ambiente , desde a sua projeção até ao comum dos cidadãos que o utilizam e todos aqui a puxar sardinhas para um lado e para o outro 😂 ... Não há ! Nem o elétrico o será !!!! Portanto o ambiente precisa de pessoas responsáveis , evitar os carros sempre que possível , andar de transportes públicos sempre que possível e haja , e retroceder do processo de fabrico de carros ao mais simples possível ( mecânica simples e poluidora ) porque se poluiu muito para se deixar de poluir aliás a quantidade de poluição na produção e transportes de componentes para fazer qualquer tipo de carro poluiu tanto mas tanto que é várias vezes mais que a grama que se quer diminuir no CO , CO2 , NOx etc etc etc ...
    •  
      AiOGajo
    • 21 novembro 2024 editado

# 11

Colocado por: rafaelisidoroNem o elétrico o será !!!!

O carro a hidrogénio é um carro elétrico...

A diferença é que armazena a energia numa pilha em vez de ser numa bateria.
  9.  # 12

Colocado por: AiOGajo

O carro a hidrogénio é um carro elétrico...
    sim mas com um conceito diferente do 100% elétrico .
    • eu
    • 21 novembro 2024

# 13

10.  # 14

Colocado por: AiOGajoA diferença é que armazena a energia numa pilha em vez de ser numa bateria.
    O veiculo a hidrogenio também tem uma bateria, de menor capacidade é certo, mas tem.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  11.  # 15

Nem todos. Há quem discuta a combustão direta do hidrogénio. Já coloquei aqui um vídeo com explicações matemáticas "fáceis" que desmontam *em absoluto* essa possibilidade (limitações de densidade vs temperatura necessária do armazenamento em líquido), mas há fabricantes (na realidade é 1 fabricante, o "do costume") que insistem.

Há muitas, imensas aplicações válidas para o hidrogénio. Será uma das formas de energia incontornáveis do futuro próximo. Mas não é para automóveis, de todo.
    Concordam com este comentário: AiOGajo, jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
    • SrR
    • 21 novembro 2024

# 16

Colocado por: Bruno.AlvesNem todos. Há quem discuta a combustão direta do hidrogénio. Já coloquei aqui um vídeo com explicações matemáticas "fáceis" que desmontam *em absoluto* essa possibilidade (limitações de densidade vs temperatura necessária do armazenamento em líquido), mas há fabricantes (na realidade é 1 fabricante, o "do costume") que insistem.

Há muitas, imensas aplicações válidas para o hidrogénio. Será uma das formas de energia incontornáveis do futuro próximo. Mas não é para automóveis, de todo.
    Concordam com este comentário:AiOGajo
    humor ON

Por acaso quase toda a electricidade produzida advém da combustão de hidrogenio.

Humor OFF
    • eu
    • 21 novembro 2024

# 17

Colocado por: SrRPor acaso quase toda a electricidade produzida advém da combustão de hidrogenio.

Não será antes "fusão" ?
    • SrR
    • 21 novembro 2024

# 18

Colocado por: eu

Não será antes "fusão" ?
    minudências, eu reformulo, quase toda a electricidade produzida advem do hidrogenio como forma de combustível. Serve?
  12.  # 19

Colocado por: SrRminudências, eu reformulo, quase toda a electricidade produzida advem do hidrogenio como forma de combustível. Serve?

É mais, o hidrogénio está presente em quase toda a energia produzida, mas isso é normal, não fosse ele o elemento químico mais abundante no universo.
    Concordam com este comentário: SrR
    • eu
    • 22 novembro 2024

# 20

Conversa da treta. Também poderíamos dizer que os eletrões estão presentes em toda a energia "produzida".

E depois?

0.1942 seg. NEW