Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Dartas
    Com 100€ mensais de diferença, se a euribor se mantiver baixa nos próximos 5 anos terá poupado 6000€ que pode usar para amortizar a dívida e diminuir consideravelmente a mensalidade.
    Eu cá acho que 99,9% das taxas fixas que andam por aí não compensam

A palavra-chave em todo o seu raciocínio é esta: "Se".
  2.  # 2

Colocado por: luisvv

A palavra-chave em todo o seu raciocínio é esta: "Se".

Sim, pq ela pode aumentar (ainda assim tão cedo não estará acima de zero), ou manter-se assim baixa nos próximos 10 anos. Ninguém sabe...
    O que eu sei é que os bancos não dão nada a ninguém, e se a taxa fixa neste momento fosse um bom negócio para o consumidor os bancos não estariam a impingi-la aos clientes como se fosse o novo El dourado dos créditos habitação. É a minha opinião apenas...
    Concordam com este comentário: Jpires76, ricat
  3.  # 3

Colocado por: Tavares28
    Tinha referido que tinha demorado 3 dias até ao CPCV e 15 dias até á escritura, quanto tempo demorou até essa fase?

O cpcv foi no dia a seguir à visita. O negócio foi feito em Dezembro. Deviam querer atingir objetivos no banco. Os prazos eram, desde a pre aprovação de crédito até à escritura seriam no máximo 15 dias. Por cada dia a mais creditavam na conta 50€
  4.  # 4

Colocado por: DartasO que eu sei é que os bancos não dão nada a ninguém, e se a taxa fixa neste momento fosse um bom negócio para o consumidor os bancos não estariam a impingi-la aos clientes como se fosse o novo El dourado dos créditos habitação. É a minha opinião apenas...

a taxa fixa para começar a compensar para o cliente já deu antes muito dinheiro ao banco, eles sabem fazer as contas melhores do que nós e eles nunca ficam a perder.

o dinheiro neste momento não rende nada em depositos a prazo. os créditos habitação, mesmo tendo a Euribor negativa, fica depois com os spreads com uma taxa de juro à volta de 1%. Entre fazer uma poupança e ganhar 0,10% de juros ou abater no crédito habitação e poupar 1% nos juros a escolha vai para abater os créditos.

se tiver 1000€ que nao me façam falta, entre ganhar 1 euros de juros e poupar 10 euros nos juros a escolha recai na segunda.

os créditos a taxa fixa tem uma penalização de 2% nas amortizações, os outros tem 0,5%. Por isso é que os bancos estão a tentar vender a ideia da taxa fixa. Para impedir o pessoal dos novos créditos de fazer amortizações antecipadas.

se tiver 1000€ que não me façam falta, se pagar 0,5% de penalização, pago 5, poupo 10, o saldo ainda é de 5 euros. a taxa fixa se pagar 2% de penalização, pago 20, poupo 10, perco 5 euros ao amortizar
    Concordam com este comentário: manelvc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  5.  # 5

Sim, pq ela pode aumentar (ainda assim tão cedo não estará acima de zero), ou manter-se assim baixa nos próximos 10 anos. Ninguém sabe...
    O que eu sei é que os bancos não dão nada a ninguém, e se a taxa fixa neste momento fosse um bom negócio para o consumidor os bancos não estariam a impingi-la aos clientes como se fosse o novo El dourado dos créditos habitação. É a minha opinião apenas..

É a sua opinião, baseada num preconceito - o de que para ser bom para um tem que ser mau para outro.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  6.  # 6

Colocado por: luisvv

É a sua opinião, baseada num preconceito - o de que para ser bom para um tem que ser mau para outro.

E neste caso, de facto tem!
    A questão é que para os bancos é sempre bom! A principal vantagem dos bancos com a taxa fixa é exactamente esses 2% de comissão de amortização que "seguram" o cliente! Desde logo não há nenhum banco que pague esse valor ao cliente para lhe fazer uma transferência gratuita, enquanto que para taxa variável há alguns que pagam tudo! É a garantia de que têm um cliente para a "vida". Querem algo mais importante que clientes eternos?
    O risco de que falam aqui de subidas e descidas da Euribor, não são os bancos comerciais directamente que o assumem, são os bancos de investimento.
    Ou seja, o risco está no cliente vs banco de investimento/investidores, pelo que o banco comercial que vende o crédito à habitação nada tem directamente a ganhar ou a perder com isso!
    Mas, obviamente, esses mesmos bancos podem ter ramificações de investimento que tenham outros interesses, e que por isso influenciem o banco comercial...
    De qualquer maneira, o argumento verdadeiro é tão forte como o anterior, uma vez que os investidores/bancos de investimento estão a investir claramente ns continuação dos juros em baixa, pelo que apostar na taxa fixa é exactamente apostar que a vida dessa maioria de investidores vai correr menos bem!
  7.  # 7

Colocado por: pauloagsantos

a taxa fixa para começar a compensar para o cliente já deu antes muito dinheiro ao banco, eles sabem fazer as contas melhores do que nós e eles nunca ficam a perder.

o dinheiro neste momento não rende nada em depositos a prazo. os créditos habitação, mesmo tendo a Euribor negativa, fica depois com os spreads com uma taxa de juro à volta de 1%. Entre fazer uma poupança e ganhar 0,10% de juros ou abater no crédito habitação e poupar 1% nos juros a escolha vai para abater os créditos.

se tiver 1000€ que nao me façam falta, entre ganhar 1 euros de juros e poupar 10 euros nos juros a escolha recai na segunda.

os créditos a taxa fixa tem uma penalização de 2% nas amortizações, os outros tem 0,5%. Por isso é que os bancos estão a tentar vender a ideia da taxa fixa. Para impedir o pessoal dos novos créditos de fazer amortizações antecipadas.

se tiver 1000€ que não me façam falta, se pagar 0,5% de penalização, pago 5, poupo 10, o saldo ainda é de 5 euros. a taxa fixa se pagar 2% de penalização, pago 20, poupo 10, perco 5 euros ao amortizar
    Concordam com este comentário:manelvc

adicionando a essas contas, o que pouca no seguro de vida, por dever menos, e usar o que poupa mensalmente na prestação, para voltar a ter “1000€ que não me façam falta”, e é possível fazer umas coisas engraçadas....
  8.  # 8

Colocado por: rsilvafitPagar sempre 350€ de prestação durante 30 anos, ou começar com 225€ de prestação, mas que nos 39 do emprestimo pode ir bater nos 670€ em 39 anos

350 € parece-me um valor bastante bom, mais baixo que muitas rendas, e a 30 anos...

daqui a 30 anos vai ser um valor irrisorio em comparação às rendas da altura
    Concordam com este comentário: sisu
  9.  # 9

Colocado por: SfmarquesNós fizemos crédito habitação com taxa variável. Duvido que vá subir assim tanto nos próximos anos.
    Acho que compensa com a diferença de valor/mês.

Nunca se sabe!

O que eu sei é que os bancos não dão nada a ninguém, e se a taxa fixa neste momento fosse um bom negócio para o consumidor os bancos não estariam a impingi-la aos clientes como se fosse o novo El dourado dos créditos habitação. É a minha opinião apenas...
    Concordam com este comentário:Jpires76,ricat

Os bancos fazem um contrato swap e garantem sempre a sua margem.

0.0182 seg. NEW