Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos!

Há anos que leio este fórum e hoje pela primeira vez vou participar na esperança de encontrar alguma ssoluções :)

Compramos recentemente um pavilhão industrial e o nosso arquitecto sugeriu a construção de um mezanino em L que dará no total 570 mt2. O mesmo vai servir para aulas de fitness, terá movimento e peso adicional. Quando comecei a pedir valores, fiquei assustada...
    O melhor valor que tive foi para uma estrutura metálica, com laje colaborante e betão. Qual a vossa opinião, este tipo de estrutura é indicada ou não é segura? Em betão seria melhor? Se sim conseguem indicar-me os valores por mt2?

Helppp! E obrigada desde já!
  2.  # 2

faça como referiu, estrutura metálica, é seguro.
    Concordam com este comentário: ninixe40
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ninixe40
  3.  # 3

Estrutura metálica..conte com 150e/m2 só para estrutura e betão...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ninixe40
  4.  # 4

Obrigada Marco.

Tem noção dos preços?
    Temos uma cave por baixo e hoje levantou-se a questão se a cave e os pilares aguentam com a estrutura :( o engenheiro que faz o projecto de estabilidade do mezanino não faz do betão que está por baixo... Acha que uma estrutura metálica destas pode ser demasiado pesada para a cave e os pilares não aguentarem? 360 metros ficam por cima da cave e os restantes metros em chão sem cave.
  5.  # 5

Eng Ricardo:

Desde já agradeço, já agora tem noção do valor do mesmo em betão? É que todos os orçamentos em betão foram superiores aos da estrutura metálica.

Carla
  6.  # 6

Se o Eng que contratou não calcula o existente troque de engenheiro...
  7.  # 7

Sendo um edifico existente. deve ser mais facil e simpels a construção de uma estrutura metálica.. podendo ter ou não sistema de laje colaborante.
    Isso é uma opção que deve ser avaliada e calculada pelo engenheiro de estruturas que terá de contratar para realizar o projecto. até porque é uma obra que necessita do devido licenciamento.
    Atenção à protecção ao fogo, para o tipo de so do edifico, se´ra necessário considerar o memso.

quanto à segurança estrutural, tanto é seguro em madeira, em aço, betão, ou uma solução mista... desde que devidamente dimensionado para os usos em causa.

PS:faz-me alguma confusão estas dúvidas, não sente confiança com os seus projectistas!?

Colocado por: ninixe40Temos uma cave por baixo e hoje levantou-se a questão se a cave e os pilares aguentam com a estrutura :( o engenheiro que faz o projecto de estabilidade do mezanino não faz do betão que está por baixo... Acha que uma estrutura metálica destas pode ser demasiado pesada para a cave e os pilares não aguentarem? 360 metros ficam por cima da cave e os restantes metros em chão sem cave.

Achar!!?, isso não é assim que funciona.
    Tem de contratar um engenheiro que avalie essas questões todas e proponha uma solução. Esqueça assim a concepção / execução ( estrutura da mezzzanine) e arranje um eng. de estruturas capz, que realemtne elabore um projecto integrado, e não pedacinhos que mete lá no software de metalicas...
  8.  # 8

Caro Pedro Barradas:

Ainda estamos na fase de arquitectura, e temos procurado soluções, opiniões e preços! É óbvio que vamos contratar engenheiros especializados para as especialidades, não somos nenhuns "abrunhos"! Este forúm serve para todos, sejam profissionais ou pessoas com dúvidas, a minha área certamente não é a mesma que a sua, nem todos somos doutores e engenheiros neste pais! Agradeço a sua desajuda.
  9.  # 9

Colocado por: ninixe40nem todos somos doutores e engenheiros neste pais! Agradeço a sua desajuda.

Eu também não sou nem uma coisa, nem outra...
    Vai-me desculpar e explicar, onde é que eu desajudei!? Face o que escreveu, respondi do mesmo sentido. Tem tecnicos, portanto essas situações são avaliadas, e não será concerteza de ânimo leve. Soluções técnicas há muitas, podem ser mais pou menos validas. como é obvio aqui será impossível alguém efectuar a validação técnica e/ou a´te dar alguma estimativa de custos.. Muitas variáveis em causa.

As respostas serão sempre vagas.. com mais ou menos pontos de exclamação.
    Não menos verdade que eu fico realmente pasmado com algumas questões que surgem... não é para levar isso do ponto de vista pessoal, mas do caricato da situação... Dito isto, eu penso que não deveria ser necessário vir numa fase tão embrionária questionar situações que são muito particulares e tem de ser entendidas/ discutidas DENTRO do circulo de tecnicos que contratar que estarão totalmante a par da situação em concreto.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  10.  # 10

Olá,
    Um dia qualquer, temos tuturiais no Youtube com a solução...

Acredite nos seus técnicos e exponha sempre as suas preocupações, vontades e limitações. De nada serve estar-se a preocupar antes de tempo, mas diga ao Arq./Eng. que dispõe apenas de X€, porque ou ele lhe desenha isso com paus e paletes, ou reduz à área... Ao dizer-lhe "quero isto e isto", convém que ele entenda a margem financeira que tem...

No fórum não encontrará a solução, o seu técnico será o mais capaz, porque conhece a obra, o contexto...

Se ele não lhe dá confiança, mude de técnico.

0.0099 seg. NEW