Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho a seguinte duvida, que gostaria de perceber antes de recorrer a advogado.

    -Inquilino falhou 1 mes de renda, e a caminho do proximo.
    -Está Incontactavel
    -Possui fiador (apenas tenho morada)
    -Além disso e por ser algo recente, na altura de assinar contrato foi pago 1º e ultimo mes renda, e exigido caucao.
    Mas falhou e nunca pagou caução, estando de certa forma a falhar essa clausula.


    Duvidas
    -Como nao pagou caução, da para pegar por aí?
    -Por lei tenho de esperar 3 meses de falha de renda para activar fiador? devo avisar ja? mandar cartas registadas a impor os actuais 20% se nao estou em erro de taxa incumprimento?
  2.  # 2

    Colocado por: tugallezTenho a seguinte duvida, que gostaria de perceber antes de recorrer a advogado.

    -Inquilino falhou 1 mes de renda, e a caminho do proximo.
    -Está Incontactavel
    -Possui fiador (apenas tenho morada)
    -Além disso e por ser algo recente, na altura de assinar contrato foi pago 1º e ultimo mes renda, e exigido caucao.
    Mas falhou e nunca pagou caução, estando de certa forma a falhar essa clausula.


    Duvidas
    -Como nao pagou caução, da para pegar por aí?
    -Por lei tenho de esperar 3 meses de falha de renda para activar fiador? devo avisar ja? mandar cartas registadas a impor os actuais 20% se nao estou em erro de taxa incumprimento?

    Manda a dos 20% dado que falhou a renda do mês de outubro certo?
    Tenta ir lá à casa falar com ele. Exige a caução referida. Nunca o devias ter deixado entrar sem a caução.

    Se ele te falhar a próxima é tribunal...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tugallez
  3.  # 3

    Obrigado pela ajuda
    Apesar de ter falhado a caução,
    a nivel de renda so falhou 1

    Tribunal, é à segunda renda? se sim alguem sabe apos quantos dias?
    ou à terceira?

    O fiador alguem sabe se deve ser avisado ja?
  4.  # 4

    Colocado por: tugallez

    O fiador alguem sabe se deve ser avisado ja?

    Acho que deve falar já com o fiador, assim evita o acumular da dívida e normalmente o fiador tem um poder persuasão muito maior sobre o incumpridor.
    Iniciar o processo para tribunal só ao fim do terceiro mês.
  5.  # 5

    para reportar no portal do Balcão Nacional do Arrendamento (BNA) estou na duvida se é ao fim de 2 meses de atraso ou de 3
    • size
    • 6 novembro 2019

     # 6

    Colocado por: tugallezpara reportar no portal do Balcão Nacional do Arrendamento (BNA) estou na duvida se é ao fim de 2 meses de atraso ou de 3


    Só ao fim de 3 meses em falta.
    Mas, antes de poder avançar com processo no BNA tem que primeiro resolver&rescindir o contrato com o arrendatário, dando-lhe um prazo para sair.
  6.  # 7

    o arrendatario desapareceu, o edificio tem as coisas do homem que la habita, mas está abandonado. Digo isso porque tem a porta destrancada.
    Nao tenho como o contactar, nem sei como proceder.
    Ja li que para tratar das coisas pelo BNA so ao fim de 2 meses de mora, outros artigos indicam 3 meses, ja me baralhei.
  7.  # 8

    O BNA serve para o despejo : retirar o inquilino da casa.
    Para reaver a dívida, deve dar início ao processo num tribunal da primeira instância por exemplo, os julgados de paz.
    Concordam com este comentário: Sr.io
  8.  # 9

    curiosidade,
    um agente de execução para cobrar a dívida em falta não se aplica nesta fase?
  9.  # 10

    No meu caso o inquilino abandonou a moradia, tem aquilo com recheio dele, mas emigrou.
    Nao tenho como contactar, ou com que seja notificado dos atrasos. Nem sei se depois o BNA aceita as cartas devolvidas como prova, e se nao vai atrasar todo processo.
    Ate la, tem a moradia com a tralha dele... ao abandono
    • size
    • 7 novembro 2019

     # 11

    Colocado por: tugallezNo meu caso o inquilino abandonou a moradia, tem aquilo com recheio dele, mas emigrou.
    Nao tenho como contactar, ou com que seja notificado dos atrasos. Nem sei se depois o BNA aceita as cartas devolvidas como prova, e se nao vai atrasar todo processo.
    Ate la, tem a moradia com a tralha dele... ao abandono


    Isso é um caso que, necessariamente, tem que ser entregue a um advogado.
 
0.0160 seg. NEW