Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    OAT,
    Sendo que sou leigo na matéria preciso que me ajudem em relação à laranjeira que tenho há cerca de 2/3 anos. Certo que continua a crescer pouco, quais os cuidados a ter? Que problema será o que aparece nas folhas que aparecem nas fotos anexas?
      IMG_4718.jpg
      IMG_4717.jpg
  2.  # 2

    Com melhor definição
      2.jpg
      1.jpg
    • zeto
    • 3 novembro 2019

     # 3

    Precisa de adubo azul, ferro e calda bordalesa
    Solfatar antes de chegar o frio com sulfato de cobre(calda bordalesa) sulfatar também o tronco, meter de vez em quando 4/6 colheres de sopa de adubo azul misturando com a terra junto das raizes,
    Espetar junto das raizes sem danificar a raiz, ferros velhos tipo verguinhas, pregos grandes, latas etc.. pode ser tb com ferrugem,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitorhenriques
  3.  # 4

    Parece ter sofrido ou sofrer de várias pragas. As folhas encaracoladas acontece com afidios e cochonilhas. Estas ultimas pareceu-me que tem; cochonilha algodão. As manchas secas pode ter sido de mildio... As manchas nos frutos, ou é cochonilha lapa ou carencia nutricional - na foto não percebo

    Se quiser tratar sem usar fitossanitários mais agressivos (quimicos) pode fazer uma calda com detergente de louça amarela. Deita um esguicho forte num litro de água, mistura bem e depois dilui em 5 litros de agua; pulveriza até ao escorrimento as folhas em ambas as faces e os troncos, espera umas horas e depois dá-lhe um duche com esguicho mais ou menos forte. Faça-o de manhã cedo.
    Limpe o solo depois desta lavagem

    Não crescer pode ser da variedade ou do solo inadquado. A minha tem mais de 20 anos e pouco passou do 1,5 mts
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitorhenriques
  4.  # 5

    Nas folhas também parece ter cochonilha lapa... nalgumas algodão mas não se percebe bem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitorhenriques, dedao
  5.  # 6

    Sabem dizer-me se as laranjeiras podem ser plantadas com raiz nua ? Preciso de mudar uma pequena laranjeira com pouco mais de 1 m de altura de lugar e vou ter que tirar a terra das raízes para poder transporta-la
  6.  # 7

    Diria que sim, desde que lhe faça um bom buraco no solo com uma cama de terra boa. Deverá por um tutor para ela não tombar enquanto não se agrarrar de novo ao solo.

    As que compramos com a raiz em sacos plásticos, ficam com a raiz nua quando as vamos plantar....
  7.  # 8

    Tem q pulverizar com calda bordaleza e oil de verão.
    Pode pulverizar agora .
    E todas as árvores de fruto q tem em casa faxer o mesmo.
    Cuidado ... não aplicar nas árvores q estão em flor.
    Meu contato 966235036
    Concordam com este comentário: vitorhenriques
  8.  # 9

    Obrigado pelos conselhos :-)
    Já a transplantei. O meu medo é que possa ser queimada pela geada, por esse motivo cobri-a com um saco preto daqueles para o lixo, será que fiz bem ?
  9.  # 10

    Acrescento, que esta laranjeira tem a particularidade de amadurecer as laranjas no verão (Julho/Agosto) ao contrario do que é habitual. E chama-se Navel Sangre. Conhecida como Laranja sanguínea. A polpa tem laivos avermelhados e é muito doce e sumarenta.

  10.  # 11

    Saco preto do lixo não; há umas mantas próprias brancas que deixam passa luz e respirar. Não são caras.
    O Leroy/Aki quase sempre tem, se não, num horto deve haver
    Concordam com este comentário: rjmpires
    Estas pessoas agradeceram este comentário: julinhos
 
0.0159 seg. NEW