Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Gostaria de perguntar se alguém já teve uma má experiência de quando o inquilino deixa a casa com as paredes esburacadas, sai já no inicio do mês seguinte,tudo sujo e agora quando digo que irei descontar da caução este valor, já diz que quer mandar alguém para pintar e limpar e que a casa já estava toda suja quando chegou? E que pode querer ser ele a mandar o pessoal de reparaçao e limpeza, quando ele próprio não o fez durante toda a estadia?

    Algum conselho tanto de legislação como de experiencia própria como souberam lidar com isto?
  2.  # 2

    Exijo ser eu a fazer as obras ou pelo menos poder verificar a execução. E deixo saliente que se eu não conhecer os profissionais, e eles não fizerem aquilo como estava antes, ou seja, direito... Eu vou descontar da caução para fazer direito novamente.

    Não há grande legislação sobre isto.
    Normalmente eu entrego pintado e super limpo e exijo tudo num estado imaculado aquando a entrega. Se não estiver eu mando lá uma equipa fazer.

    Nos contratos que faço, deixo uma cláusula a dizer que se a casa não estiver no estado em que for entregue e houver necessidade de obras, os dias referentes a essas obras descontam da caução a um valor de x€/dia. Normalmente mais alto que o valor diário da renda...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis Teixeira
    • size
    • 4 novembro 2019

     # 3

    Colocado por: Luis TeixeiraGostaria de perguntar se alguém já teve uma má experiência de quando o inquilino deixa a casa com as paredes esburacadas, sai já no inicio do mês seguinte,tudo sujo e agora quando digo que irei descontar da caução este valor, já diz que quer mandar alguém para pintar e limpar e que a casa já estava toda suja quando chegou? E que pode querer ser ele a mandar o pessoal de reparaçao e limpeza, quando ele próprio não o fez durante toda a estadia?

    Algum conselho tanto de legislação como de experiencia própria como souberam lidar com isto?


    A devolução do valor da caução apenas deve ser ponderada no dia da entrega da habitação, nunca antes.
    Por isso, tudo depende do estado em que a casa fica, deixada pelo inquilino. Perante senhorio e inquilino serão avaliados os danos e equacionado o seu valor para serem ressarcidos através da caução. Se a caução não chegar, o inquilino terá que repor o resto.
    A partir desse dia, o inquilino deixa de ter legitimidade para intervir, por sua iniciativa, nas reparações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis Teixeira
  3.  # 4

    No meu caso e por lapso meu (de não ter visto) a equipa da limpeza que lá estava não limpou á volta do exaustor e por dentro do esquentador, mas tudo o resto sim. Agora apoiam-se nisso para dizer que a casa já estava toda suja. Os buracos na parede são num dos quartos mas o resto da casa está toda manchada e precisa de uma pintura geral.
    De qualquer modo acho que está a existir má fé por parte deles para exigir a caução quase na totalidade e que não tem direito. Até disseram que poderiam agir judicialmente. Algum conselho?
    • size
    • 5 novembro 2019

     # 5

    Colocado por: Luis Teixeira
    De qualquer modo acho que está a existir má fé por parte deles para exigir a caução quase na totalidade e que não tem direito. Até disseram que poderiam agir judicialmente. Algum conselho?


    Não limparam por dentro do esquentador ? Não estará a ser exigente demais ?
    O conselho deverá ser o bom senso entre as partes em avaliar os danos e descontar na caução.
    Ninguém vai para Tribunal por causa de dezenas de euros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis Teixeira
  4.  # 6

    Os buracos são de apoio de um suporte de tv e foram lá deixados provavelmente pq se tirasse os suportes a parede era capaz de ficar pior. Em relação ao resto da casa existe uma espécie de fita colada para servir de suporte de fios de qualquer espécie. As manchas são de humidade causada pela torneira que ao não ser limpa em volta e a pedra porosa ganhou uma espécie de fungo preto e também de dadas na parede
 
0.0121 seg. NEW