Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Gostaria de tirar uma dúvida com as pessoas mais entendidas neste forum sobre estas questões das pontes térmicas.

    Actualmente estou a construir uma moradia no sistema tradicional de alvenaria. Os meus pilares são de 25cm depois existem alguns que são mais compridos em certos pontos da casa mas a largura é 25. A constituição das paredes é do exterior: tijolo de 15 (com um canudo sobressaído do pilar para o exterior)+cx de ar de +/- 2 a 3cm + xps 6cm + tijolo de 11. O tijolo de 11 no interior também está sobressaído um canudo. No meu projecto da térmica, a correcção das pontes térmicas está pelo interior com xps de 4cm e tijolo de 3. Na altura da construção disse ao meu construtor para deixar os tijolos de fora também sobressaídos pois se desse era preferível fazer por fora pois aí seria mais completo o isolamento uma vez que consigo isolar também o topo das lajes e pelo interior isso não acontece, caso não desse metia tijolo de 3, forra técnica, e fazia por dentro o isolamento.

    À pouco tempo vi uma casa a ser construída em que a correcção é pelo exterior, fui falar com quem estava a fazer o trabalho e explicou me que fazia da seguinte forma: deixaram também o tijolo do exterior saído para fora 4cm e meteram directamente nos pilares e vigas uma espécie de massa/cola de ETICS -(mapei mapetherm ar1) + XPS 4cm + buchas de plástico para reforçar+ massa/cola de ETICS por cima + rede de fibra de vidro com abas de 20cm para cada lado do pilar + massa/cola de ETICS novamente por cima e depois salpicaram com cimento de reboco normal para fazer a transição quando forem a rebocar com o reboco normal de 3cm. Isto nos pilares e vigas todas da casa. No fim levou o reboco tradicional de cimento por inteiro na casa toda. E depois na pintura ainda meteram "veu de noiva". Eu pessoalmente gostei muito deste método.
    Falei nisto ao meu construtor, e ele disse me que não tem a certeza que exista alguma cola destas ou argamassa que faça como deve ser de modo seguro a transição depois para ligar ao reboco normal. Tem receio que depois mais tarde abra rachas pelos pilares e vigas todos. Já fui a alguns sítios tipo o leroy onde vendem desta cola/massa ETICS da webertherm pro ou da secil tek fibraflex e disseram me que á partida não haveria problema.
    Falei também com o fiscal técnico da obra e + uma vez com o meu construtor ele também partilha da mesma opinião de não ter a certeza se fará bem a ligação para o reboco normal e se aguentará muito tempo... Sugeriu me meter o tijolo de 3 por fora (uma vez que tenho espaço) que ajuda alguma coisa e fazer a correcção pelo interior com o xps de 3 ou 4cm o que der melhor ou aglomerado de cortiça expandida preta fazer o mesmo procedimento da rede de fibra de vidro com as buchas etc.... Disse me que o estuque e essas massas de estucador agarram melhor.
    Entretanto já enviei e-mail aos técnicos da massa/cola ETICS da Mapei a explicar o que pretendia fazer e disseram me que não aconselham de todo pois os painéis xps teriam mais peso do que o normal. Ainda fiquei mais confuso pos a obra que eu vi foi feita assim e até agora não há rachas...
    Peço ajuda ás pessoas que tem conhecimento de causa ou que já fizeram estes procedimentos que me deem uma ajuda ou feedback de como executaram os trabalhos. Qual será a melhor opção neste caso?
    Desde já agradeço toda a ajuda que me puderam dar.
  2.  # 2

    não invente... lá por uns terem não quer dizer que esteja correcto. confie nos seus técnicos e executantes.
  3.  # 3

    Boa tarde,

    Mas acha que é uma má opção? Fazer pelo exterior? Ou má a técnica descrita? É que por um lado ficava melhor e mais completo pois conseguia corrigir tb o topo das lages...
  4.  # 4

    eu na opção de paredes duplas, só faço correcção de pontes termicas pelo interior. principalemnte por causa de patologias derivadas a amplitudes térmicas que ocorrem no exterior, no caso com materias de comprotamento muito diverso ainda pior, sem haver continuidades...

    Não entendo é porque não segue as recomendações do seus técnicos, do projecto e do empreiteiro.
  5.  # 5

    E seguirei concerteza, mas estava a tentar fazer pelo exterior uma vez que seria um trabalho mais completo.
  6.  # 6

    Colocado por: SnufflesE seguirei concerteza, mas estava a tentar fazer pelo exterior uma vez que seria um trabalho mais completo.


    Cada caso é um caso.. a arquitectura dita também muito o tipo de solução a adoptar. em edificos somente com piso térreio, em parede dupla, é fazer SEMPRE pelo interior.

    Se tiver dois piso, mas houver tectos falsos para poder corrigir ponte termica nas lajes., pode igualmente fazer pelo interior..
    etc...
    Além disso havendo roços nas paredes, é mais simples não ir abrir nos elmentos estruturais...( não deixe, em qq caso)
    etc...
    ...
    Concordam com este comentário: RSP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RSP
  7.  # 7

    Bom dia,
    Tenho estado atento ao seu projeto e até vivemos na mesma zona.
    Tenho intenção de avançar com um projeto e noto que tem muita informação validada.
    É possível saber o construtor ?
    Pode partilhar ?
    Obrigado
 
0.0118 seg. NEW