Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Estou a vedar um terreno para construção. Contactei um empreiteiro para executar 2 pilares e a soleira da entrada.
    Na conversa do método de execução, este referiu que irá usar betão B20. Alguém me poderá informar sobre a composição desse betão? Uma vez que o betão vai ser executado no local, como poderei eu verificar se é um B20 ou uma classe/categoria inferior?

    Obrigado.
  2.  # 2

    A nomenclatura B20 já não existe.

    A classe a que se refere deverá ser o C20/25.

    O 20 representa a resistência de um cilindro de betão: 20 Mpa.

    Não se preocupe em controlar isso, porque C20/25 é das categorias mais baixas do betão, sendo que, em obra, é difícil assegurar que estamos a fazer um betão 20, podendo oscilar para cima, ou para baixo.
  3.  # 3

    Boas

    B20 corresponde ao actual C16/20. O actual C20/25 corresponde ao antigo B25. Estes números indicam a capacidade de resistência do betão obtida com ensaios em provetes: o C20/25 mostra uma capacidade de 20 MPa nos ensaios feitos com "amostras" cilíndricas e 25 MPa em "amostras "cúbicas".

    Na conversa do método de execução, este referiu que irá usar betão B20.

    Serve perfeitamente para o efeito.

    como poderei eu verificar se é um B20 ou uma classe/categoria inferior?

    Tem duas hipóteses:
    1 - manda ensaiar o betão
    2 - Controla pessoalmente a preparação. A dosagem dos betões já publicada aqui pelo Paulo Correia.

    cumps
    José Cardoso
  4.  # 4

    corrijo o meu post anterior, bem alertado pelo J Cardoso. O B20 corresponde ao C16/20

    Quando eu disse que "em obra, é difícil assegurar que estamos a fazer um betão 20" estava obviamente a falar de obras pequenas como a que referiu... De betonar 2 pilares e uma soleira.

    Justificando-se, pode sempre encher uns provetes e mandar analisar. Algum tempo depois recebe o resultado do ensaio. (como referiu o J Cardoso). Este é o procedimento obrigatório antes de "descarregar" a auto-betoneira.

    Quanto ao controlar as medidas dos materiais, vale o que vale, e quanto a mim vale muito pouco. É demasiado ambíguo. Depende da qualidade do cimento, dos agregados (que é diferente de inertes), e do tamanho/qualidade da brita. Usando as quantidades certas não é sinónimo de resistir aos 20 MPa, por exemplo.

    Mas para descargo de consciência... pode fazê-lo.

    Se eu fosse empreiteiro e o meu cliente fosse medir os baldes que eu ponho na betoneira, eu não iria gostar. Mas isto sou eu.
    • ng3
    • 25 setembro 2009

     # 5

    o problema é que eles hoje não medem a balde, tem uma auto betoneira enchem a caçamba de areia e 3 sacos de 35 kg de cimento e está B20 que por acaso tb é o betão que o construtor está a colocar na minha casa.
    • eu
    • 25 setembro 2009

     # 6

    Eu pedi ao meu empreiteiro para encher uns cubos com betão, para fazer o teste em laboratório. Ele disse logo que sim e não se mostrou chateado.

    Mas no meu caso o betão é de central. Ah, os testes revelaram betão com resistência C20/25, tal como estava no caderno de encargos. Aconselho a fazer o teste, pelo menos ficamos descansados...
    • ng3
    • 25 setembro 2009

     # 7

    e como fez para fazer esses testes, e onde e custos.
    • eu
    • 25 setembro 2009

     # 8

    Eu fiz numa Escola Superior de um Politécnico, que tem um laboratório de Engenharia Civil. Os custos, terá que perguntar, pois são muito variáveis de laboratório para laboratório.
    • ng3
    • 29 setembro 2009

     # 9

    será que na faculdade de coimbra tem isso...conseguirei fazer isso.
  5.  # 10

    É ligar e perguntar...

    http://dec.isec.pt/contactos.aspx
 
0.0144 seg. NEW