Iniciar sessão ou registar-se
    • Mac
    • 28 setembro 2009

# 21

Colocado por: lopes78Boas!

- Ao Mac - já que é um espaço de partilha e se poder e quiser partilhe o seu projecto.

Nada de especial,
    Tenho então um depósito em betão armado com (4 x 4) x 3,5. Fica emterrado e leva cerca de 70 cm de terra por cima (integrado num relvado em frente à casa)
    Ao lado aproveitei o desaterro e coloquei duas manilhas de cimento (dos poços) e uma tampa. Aí fica a cada das máquinas (bomba de balão para pressão no circuito, filtro de entrada e algumas ligações/derivações de tubagens. Liga com o depósito através de uma janela para acesso (limpeza anual). Esta acesso é fechado e estanque com uma portinhola metálica e vedante de borracha. É esvaziar, retirar e entrar. As caleiras do telhado canalizam para lá as águas sendo que primeiro passam num filtro de folhas e depois num pequeno depósito de decantação para os sedimentos assentarem e, mais um filtro fino à saída. Optei por fazer grande (56 000 litros) porque fazer pequeno pouco mais barato fica.
    A captação das águas das chuvas destina-se essencialmente a rega de jardim e quintal. O terreno tem 1440 m2 no total. Durante o verão as águas dos banhos serão recuperadas para os autoclismos. As da banca de cozinha não devido ao alto teor de gorduras. As dos banhos passarão por um depósito de decantação com um filtro à entrada e outro à saída. De seguida são canalizadas a um pequeno depósito na parte inferior da moradia. Nesse depósito existirá uma bomba submersível com bóia de comando que bombeará toda a água dos banhos para um depósito a colocar no sótão. Este depósito terá um bypass para a água em excesso e uma entrada de autoclismo para admissão de água da rede abaixo de um determinado nível. Aqui terá de haver algum cuidado em captar a água da rede um pouco longe e levá-la até ao depósito tipo quedas de água em canal aberto de forma a não correr risco de contaminação da rede potável. Acabado o verão este depósito será alimentado com a água da cisterna pluvial. Terei então nos wc 3 tubos: (AQS, potável fria, águas recuperadas(banhos no verão e da chuva a partir do Outono) As aqs terão um circuito de retorno comandado com um temporizador que fará circular a água de volta ao termoacumulador durante n segundos, a fim de ter logo água quente quando abrir a torneira e evitar desperdiçar a água fria que está na tubagem.
    Sobre aproveitamento de água não tenho mais
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PMJ
  1.  # 22

Bom sistema.. gostava de ver umas fotos do mesmo se possível.. elamente não vale a pena ter sistemas destes, sem prever depositos de acumulação bem generosos... a época das chuvas é muito limitada no tempo.. e as necessidades de agua são fora dos periodos de chuva...
    • PMJ
    • 8 janeiro 2010

# 23

Colocado por: Mac
    Colocado por: lopes78Boas!

- Ao Mac - já que é um espaço de partilha e se poder e quiser partilhe o seu projecto.

As aqs terão um circuito de retorno comandado com um temporizador que fará circular a água de volta ao termoacumulador durante n segundos, a fim de ter logo água quente quando abrir a torneira e evitar desperdiçar a água fria que está na tubagem.
    Sobre aproveitamento de água não tenho mais
    Cumprimentos

Estas pessoas agradeceram este comentário:PMJ

Boa Tarde.
    Estou interessando em usar o mesmo sistema, mas não sei como fechar o circuito de AQS.
    Estava pensando usar tubos PPR a ligar as varias zonas/caixas e depois tubos PEX para ligar ás torneiras.
    No fim sei que tenho que fazer um retorno ao termoacumulador.
    Minha duvida é, saber como ligar o retorno:
    *Ligo numa 2ª entrada do termoacumulador (se é que existe)
    *Ligo á saida da agua quente do termoacululador, mas e a baixa pressão no tubo vai haver retorno.
    *Ligo á entrada da agua fria com algum esquema de aparelho ou valvula em Y, e o motor que fala auxilia a diferenca de pressão?
    Se já tem algo a trabalhar ou se tem algum esquema válido, agradeço auxilie-me nestas duvidas.
    Cumprimentos
  2.  # 24

As aguas das WC não levam somente com os saboes e shampoos mas tambem com os detergentes usados para lavar a banheira. O melhor é instalar uma fossa septica tipo etar que lhe trate as aguas e depois poderá escoar para os terrenos. Alias legalmente não poderá de forma alguma escoar aguas sujas para o terreno sem tratamento adequado, se o fizer podera incurrer em crime ecologico e sujeito a uma multa que pode ir a €30000.
  3.  # 25

Gostei do
    Colocado por: MacNada de especial,
    :-))

Muito louvável esse cuidado na poupança da água.

Agora só faltam uns paineis fotovoltaicos para fornecer energia a essas:
    - bomba de balão da casa das máquinas
    - bomba submersível com boia de comando
    - recirculação adicional da água para evitar deitar fora água fria.

Será que compensa todo esse dispêndio de recursos e energia a "poupar" água (que, de qualquer maneira - perdoem-me se for politicamente incorrecto - seria aproveitada e recuperada pela Natureza)?
  4.  # 26

é claro que ná servem para regar jardim alem de poluir as aguas mata as plantas com todos os qimicos dos produtos de banho.
    era mais acomselhada a agua da sanita uma vez que ate fertelizante levava mas ai depois temos o cheiro, sem fossas biolojicas não da
    pode é fazer um reservatori para aguas de chuva e se tiver grandes areas a lavar como terraças e passeios aproveite tb essas aguas uma vez que no verao tb lava essas zonas
    • Mac
    • 9 janeiro 2010

# 27

Colocado por: Luis K. W.Gostei do
    Colocado por: MacNada de especial,
    :-))

Muito louvável esse cuidado na poupança da água.

Agora só faltam uns paineis fotovoltaicos para fornecer energia a essas:
    - bomba de balão da casa das máquinas
    - bomba submersível com boia de comando
    - recirculação adicional da água para evitar deitar fora água fria.

Será que compensa todo esse dispêndio de recursos e energia a "poupar" água (que, de qualquer maneira - perdoem-me se for politicamente incorrecto - seria aproveitada e recuperada pela Natureza)?

Obrigado Luis
    Relativamente aos fotovoltaicos, estão na mira.
    Isso de compensar ou não o investimento é muito relativo. Há benefícios que não são quantificáveis. Se algo nos vai dar um certo prazer pagamos por isso. É o caso, com a vantagem de não ser algo efémero. O depósito de betão e a "casa das máquinas" já estão construídos. As pessoas que visitam a obra, estando eu lá, levam obrigatoriamente com uma visita guiada. Julgo que às vezes até sou chato mas é assim mesmo.
    Cumprimentos
  5.  # 28

Colocado por: MacHá benefícios que não são quantificáveis. Se algo nos vai dar um certo prazer pagamos por isso.

Isto é um argumento muito pouco ecologista e, no mínimo, contraditório não acha?

Se a água que você vai re-utilizar não iria "desaparecer" nem prejudicar o meio-ambiente, já do aumento de consumo de energia que esse sistema vai provocar não se pode dizer o mesmo...

Não me leve a mal, até porque eu acho mesmo louvável essa sua opção de reciclar um bem tão necessário.
    Mas eu gosto de contabilizar (com €) os meus argumentos no que se refere a investimentos/custos. E não consigo ver vantagem no sistema que você implementou (se a casa for numa zona com água canalizada, ainda teria uma diminuição da conta da água; mas se vem de um poço, nem isso)(*).

A não ser que a sua casa seja para os lados do futuro aeroporto "de Lisboa", isto é, no "deserto" - ou numa zona em que seja frequente a falta de água.

(*) Para que fique claro que sou sensível a este problema do desperdício da água, eu sou dos que pensa que a ÁGUA canalizada deveria ser muitíssimo mais cara, sobretudo para os grandes consumidores.
    • Mac
    • 10 janeiro 2010

# 29

---"argumento muito pouco ecologista "
    Não acho nada.
    ---"Se a água que você vai re-utilizar não iria "desaparecer" nem prejudicar o meio-ambiente, já do aumento de consumo de energia que esse sistema vai provocar não se pode dizer o mesmo"
    A água não desaparece, tudo se transforma, neste caso em água imprópria. Então a água dos banhos que eu vou reutilizar nos autoclismos não vai baixar o volume de águas residuais que a habitação vai rejeitar? A água nãoi desaparece mas sai suja. Pretendo também baixar o volume de água suja.
    Já a energia pode ser obtida de muitissimas e variadas fontes "limpas". A energia eléctrica podemos "fabricá-la" com o vento, o sol, as ondas, as marés, a chuva ....e outras que me esqueceram ou não quero referir. Já a água: ou há ou não há.
    ---"se a casa for numa zona com água canalizada, ainda teria uma diminuição da conta da água; mas se vem de um poço, nem isso"
    A água é canalizada. Já está ligada. Se tivesse um poço não fazia sentido ter construido um depósito de 56 m3 para a água da chuva. A ideia é gastar água potável mas apenas a indispensável.
    ---"A não ser que a sua casa seja para os lados do..."
    Minho, mais concretamente Ponte de Lima. Índices de pluviosidade dos maiores do país. Aí para baixo é se justificavam atitudes semelhantes. Os projectistas têm um papel determinante neste campo. Podem aconselhar o cliente a prescindir de uns certos acabamentos topo-de-gama, que pouco acrescentam ao que interessa, e usar o remanescente (€) para algo que realmente faz a diferença.
    Espero que me retire da sua lista dos "pouco ecologistas"
    Cumprimentos

0.0163 seg. NEW