Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 25 setembro 2009

# 1

Boas,

Estou a pensar fazer um jardim na minha casa nova, com cerca de 300 m2. Vou usar grama em vez da tradicional relva, pois é bastante mais resistente.

O problema é que a quantidade de água necessária para manter este gramado é muito elevada, o que torna o jardim pouco ecológico. Estava aqui a pensar numa solução para reduzir o impacto ambiental do jardim: usar a água dos duches para regar o jardim.

Cá em casa somos 4 e tomamos um duche diariamente pelo que facilmente gastamos cerca de 250 litros de água. Esta água pode ser usada para regar o jardim?

Em caso afirmativo, estou a pensar em fazer uma canalização própria que leve esta água para um depósito, que servirá depois para a rega. O que acham?
  1.  # 2

e os champoos? O gel de banho? a tinta para o cabelo, os amaciadores? o gel depilatório, etc?

Isto tudo não contamina essa agua?

Cumprs
    • eu
    • 25 setembro 2009 editado

# 3

Colocado por: gfrmartinse os champoos? O gel de banho? a tinta para o cabelo, os amaciadores? o gel depilatório, etc?

Isto tudo não contamina essa agua?

Pois essa é exactamente a minha dúvida. Será que esta água é adequada para a rega do jardim?
  2.  # 4

Na minha opinião acho que não é adequada,

Mas não tenho os conhecimentos cientificos para dar certezas, não sei se as quantidades são suficientes para contaminar a agua.

Cumprs
    •  
      FD

# 5

Havia por aqui alguém que talvez pudesse ajudar... o(?) PBarata, que não passa cá há dois dias. Se lhe sussurrar, ele recebe uma notificação para ver esta discussão assim que visitar o fórum. :)
  3.  # 6

Se usar shampoo anti-queda até pode ser benéfico para fortalecer as plantas ...

;-)
  4.  # 7

Não é bem o que estava a pensar, mas porque não aproveitar a água da chuva para a rega?

Sistemas-de-reciclagem-de-aguas-da-chuva

ou então aqui:

EcoÁgua
    • eu

# 8

Colocado por: homemluaNão é bem o que estava a pensar, mas porque não aproveitar a água da chuva para a rega?

O problema é que no verão, que é quando precisamos mais de regar o jardim, a chuva é muito escassa. Essa solução só seria adequada se tivesse um depósito gigantesco, para armazenar água para muitos dias.
    • jma
    • 25 setembro 2009

# 9

pode aproveitar a agua do duche que se perde enquanto se espera que a agua aqueça... a partir do momento em que começa o banho propriamente dito (a usar champos, gel, e outros) acho que não é nada recomendável aproveitar essa água para a pobre da relva...
  5.  # 10

A grama aguenta bem todos esse produtos já aqui referidos, como erva daninha que é, até lhes chama um figo!

Agora essa água dos banhos tem que ser consumida em 24h para não ganhar cheiros, e de qq modo nao deve estar em contacto com a pele, pelo que os sistemas de aspersão estão fora de questão, deve fazer a rega através de tubagem enterrada a mais de 10cm no solo.
  6.  # 11

Quanto à questão que colocou, nunca vi nenhum sistema destes, mas numa pesquisa rapida:

Li que aproveitamento das chamadas "águas cinzentas" para a rega necessita de um tratamento prévio.

Isso pode ser feito por uma pequena ETAR, por uma fossa biológica ( Eco Casa)

Ou através de plantas que filtram a água: Ciencia Hoje

A Quercus tambem no seu site tem informações sobre este tipo de sistemas: Quercus
    • ng3
    • 25 setembro 2009

# 12

faça um depósito em manilhas de betão.
    • eu
    • 25 setembro 2009

# 13

Gostaria de agradecer a todos pelas vossas sugestões. Em princípio vou avançar para esta solução. Depois digo-vos (e mostro-vos) o resultado.
    • eu
    • 25 setembro 2009

# 14

Colocado por: ng3faça um depósito em manilhas de betão.
    E esse tipo de depósito fica completamente estanque ?
    • kami
    • 26 setembro 2009

# 15

Boas

Tenho muitas dúvidas em utilizar essa água para rega devido aos sabões... etc... agora podia era utilizar essa água para descargas de autoclismo! É nas descargas de autoclismo que se gasta mais água numa casa diariamente... logo pelo menos pouparia aí...

Cumps
  7.  # 16

... as aguas dos duches terão sempre de ser pré-tratadas, pelo menos deverão passar por um sistema de decantação/ separador de gorduras... ou corre-se o risco de entupimento das tubagens e acessórios por deposição de resíduos, e de nas sanitas, por exemplo, começar a ahaver deposição precóce de sujidades...

Estes sistemas de recuperação de aguas, necessitam sempre de manutenção constante, na limpeza dos sistemas de depuração, na exploração dos orgãos de manobra e seus equipamentos de bombagem.... pelo que... possivelmente pode até não ser uma solução tão ecológica.

PS: as aguas dos duches além dos residuos dos produtos de banho, também apresentam, residuos corporais (cabelos, epiderme, etc )
    • Mac
    • 27 setembro 2009

# 17

Colocado por: Pedro Barradas... as aguas dos duchesterão sempre de ser pré-tratadas, pelo menos deverão passar por um sistema de decantação

Concordo plenamente. Estou a planear o aproveitamento das águas dos duches para autoclismos mas passarão por um decantação e filtro. No Outono o abastecimento dos autoclismos comuta para as águas pluviais, até à Primavera.
    Cumprimentos
    • eu
    • 27 setembro 2009

# 18

Colocado por: Pedro Barradas... as aguas dos duchesterão sempre de ser pré-tratadas, pelo menos deverão passar por um sistema de decantação/ separador de gorduras... ou corre-se o risco de entupimento das tubagens e acessórios por deposição de resíduos, e de nas sanitas, por exemplo, começar a ahaver deposição precóce de sujidades...

Sim, claro... há dois sistemas absolutamente necessários: um para separar as gorduras e outro para filtrar as partículas em suspensão. Pelo que tenho visto na net, estes dois filtros são fáceis de fazer com materiais banais...
  8.  # 19

Boas!

Estou a acompanhar esta partilha de ideias com muito interesse, pois tambem tenho intensão de instalar em minha casa um sistema de aproveitamento de aguas do banho para utilizar nos autoclismos e aproveitar as aguas da chuva para rega do jardim e lavar os terraços.

- Ao Mac - já que é um espaço de partilha e se poder e quiser partilhe o seu projecto.

- Ao Eu - Pode dar os links de onde podemos ver as indicações para construir os filtros e os decantantadores.

Obrigado
    • eu
    • 28 setembro 2009

# 20

0.0228 seg. NEW