Iniciar sessão ou registar-se
    • hmsg
    • 25 setembro 2009

# 1

Estamos em fase de construção de uma moradia unifamiliar no concelho do seixal.
    Relativamente à climatizaçao vamos optar por uma bomba de calor Altherma da Daikin.
    Como sabem é obrigatória a instalação de painéis solares; sobre este assunto ainda temos dúvidas (seja relativamente à marca seja ao sistema a escolher).
    Interessa-nos que os dois sistemas funcionem em sintonia; designadamente que quando os painéis não sejam suficientes para AQS pudesse funcionar a BC.
    Isto é possível?
    Li algures que para isso é necessária a colocaçao de uma serpentina.

Já agora gostava de ter opiniões sobre o sistema da energie.
    Obrigada
  1.  # 2

2.  # 3

Boas,

O sistema altherma está preparado para esse tipo de funcionamento de bomba de calor em conjunto com paineis solares.
    O sistema deles é algo diferente dessa dupla serpentina de que fala o que o torna um pouco mais eficiente.

O sistema energie, é uma bomba de calor que usa um painel preto para supostamente aumentar o seu rendimento. Nada tem de painel solar.
  3.  # 4

Na minha casa também instalei paineis solares + bomba de calor, após alguns orçamentos, a escolha recaiu pelos paineis Junkers + bomba de calor Dimplex, foi tudo instalado pela "Luz Solar", empresa do concelho do Seixal. Se ainda não tomou nenhuma decisão, não perde nada em contacta-los. Eu recomendo

Cuptps
  4.  # 5

Colocado por: marjoaoNa minha casa também instalei paineis solares + bomba de calor, após alguns orçamentos, a escolha recaiu pelos paineis Junkers + bomba de calor Dimplex, foi tudo instalado pela "Luz Solar", empresa do concelho do Seixal. Se ainda não tomou nenhuma decisão, não perde nada em contacta-los. Eu recomendo

Cuptps

Como aquece o ambiente em sua casa?!
  5.  # 6

Como aquece o ambiente em sua casa?!

Pavimento Radiante
  6.  # 7

@marjoao,

tem valores indicativos de consumo eléctrico?
  7.  # 8

Colocado por: mafgod@marjoao,

tem valores indicativos de consumo eléctrico?

Ainda não.
    Apesar de lá estarmos a habitar a casa desde Agosto, só em Novembro foi feito o contrato definitivo com a edp, sendo que nessa altura paguei 10€, só esta semana chegou a 1ª factura que não serve de referência porque a contagem não está correcta. Pelos meus cálculos desde Agosto (altura em que a casa começou a ser habitada) até agora a factura total será de cerca de 500€, em que durante 2 semanas a água foi aquecida exclusivamente pela resistência pois os paineis ainda não estavam ligados, só em Novembro passei a ter o contador bi-horário....

EDIT:

Contagem real dada hoje, 5 meses de utilização/habitação = 399€ , o que dá cerca de 80€/mês, está dentro do que costumava pagar numa casa bem mais pequena...
  8.  # 9

Colocado por: marjoaoNa minha casa também instalei paineis solares + bomba de calor, após alguns orçamentos, a escolha recaiu pelos paineis Junkers + bomba de calor Dimplex, foi tudo instalado pela "Luz Solar", empresa do concelho do Seixal. Se ainda não tomou nenhuma decisão, não perde nada em contacta-los. Eu recomendo

Cuptps

Os painéis solares tb dão apoio ao aquecimento ou são apenas para AQS?
  9.  # 10

Colocado por: vjoao

Cuptps

Os painéis solares tb dão apoio ao aquecimento ou são apenas para AQS?

Também dão apoio.
    Neste momento está a funcionar assim: Se houver sol, a água é aquecida pelos paineis solares, se não houver ou for insuficiente, entra em funcionamento a bomba de calor.
    A resistència está desligada há 3 meses (altura em que a bomba de calor foi instalada).

A casa mantem uma temperatura de 20/22º (cozinha porque tem uma porta e é muitas vezes aberta está programado para 22º; sala com cerca de 45 m2 - 22º; os 2 quartos utilizados estão a 21º; quarto não utilizado + escritório a 19º; o sotão está para 18º) e as águas sempre vieram bem quentes ( a bomba de calor está programada para aquecer as águas sanitárias a 47º)
  10.  # 11

Podia indicar o valor da aquisição dos paineis, bomba e piso?
    Estamos a falar de quantos m^2 de piso?
  11.  # 12

MUITO DINHEIROOOOOOO!!!

Só o item Bomba de Calor (c/ acessórios + montagem) foram quase 20000€

Todo o aquecimento (paineis solares + 3 depositos + pavimento radiante cerca de 320m2 divididos entre r/c e sotão + bomba de calor + todos os acessórios e montagem) custou cerca de 35000€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, mafgod
  12.  # 13

Cuptps

Não só faz quente, aquela é uma zona muuuuuuuito arejada/ventosa, não precisa de frio!!

A bomba é o modelo LA 22 PS
  13.  # 14

Colocado por: aprendiz2é importante sim,.é tão ou mais do que a bomba!!

e o sistema é um todo,portanto tem de ser avaliado no global....(e aí estão as diferenças de preços)

mas é normal que todos os clientes pensem dessa forma....mas depois são eles que sofrem na pele...(problema deles (seu))

Problema meu não é, porque não me sinto enganada com aquilo que comprei, que deixe que lhe diga foi o orçamento mais alto que recebi.
    Neste mesmo tópico já falei de quem me vendeu/instalou o aquecimento e, continuo a recomendar.
    Problema parece ser seu, pois pelos vistos, quando fala em clientes é porque é vendedor/instalador e não tem coragem para se assumir.

Por mim, conversa encerrada!

0.0184 seg. NEW