Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Estou em vias de adquirir uma moradia já com alguma idade , na qual necessito de fazer algumas alterações, para as quais solicito as vossas opiniões.
    Em resumo, não pretendo mexer muito na disposição interior, à exceção do eliminar de uma parede de fundos, que atualmente dá para uma marquise coberta, e com a eliminação dessa parede vai ser possivel aumentar a área disponivel para sala de jantar e cozinha, dado que a área total da casa não é muito grande (ainda nao tenho as plantas).
    Assim, basicamente a alteração estrutural interior passaria por:
    - Eliminar a parede para a marquise abrindo o espaço da sala e cozinha (vai ser colocada uma viga de apoio). A minha primeira duvida é se devo fechar o espaço depois entre a cozinha e sala de jantar ou se fica em aberto;
    - Atualmente ao fundo do corredor existe uma escada "vertical" para acesso ao sotão que está aproveitado. Pretendia alterar esta escada de forma a torná-la mais acessivel, ou seja, que não fosse uma escada "vertical" e qq pessoas conseguisse subir. Como é que essa escada deve ficar disposta? Deve ter uma parede de apoio?
    - A casa de banho atual vai ser dividida em duas (ver imagem TO-BE). A ideia é uma servir de apoio ao quarto, e a outra ser a social. Acham boa ideia?
    - Por fim a parte da marquise. Como referi o objetivo é dar mais área à sala de jantar e cozinha. Tenho duvidas sobre como deve ficar a parede para o exterior. Atualmente tem caixilharia de aluminio simples. Devo fechar com tijolo parte da marquise? Substituir todo o envidraçado por envidraçado "atual" vai sair muito caro pelo que queria encontrar uma solução mais em conta mas que permita manter alguma da visbilidade para o exterior, dado que nas traseiras existe uma bela área ajardinada.

    Obg pela vossa colaboração. Em anexo segue planta (não à escala) AS-IS e TO-BE
  2.  # 2

    Colocado por: marblesuma marquise coberta,

    Está licenciada esta marquise?

    Colocado por: marblesAtualmente tem caixilharia de aluminio simples. Devo fechar com tijolo parte da marquise?

    Sabe que isso obriga a um projeto de licenciamento?
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  3.  # 3

    Não sei como fazer citações. Respondendo ao zedasilva e sobre a parte do fechar com tijolo... sim sei que obriga a licenciamento.

    Sobre a marquise.. do que sei sim está licenciada.
  4.  # 4

    Colocado por: marblesNão sei como fazer citações.


    Seleciona o comentarário (ou parte dele) que quer citar, e clica em "citar" na parte direita superior de dito comentário... E veja o que lhe aparece na caixa de texto... A partir daí, escreva normalmente.
  5.  # 5

    Se vai licenciar vai certamente ter problemas com as casas de banho e a lei das acessibilidades.
    A escada tb tem que cumprir alguns requisitos legais.
    O aproveitamento do sótão muito provavelmente não está licenciado o que tb lhe vai dar chatices.
    O melhor mesmo é arranjar uma solução que não implique licenciamento
  6.  # 6

    OK. Vamos então (eu sei que tenho de analisar melhor essa parte) assumir que a marquise se mantem como está (até porque apesar de ter uma area grande de envidraçado, a mesma não é de "alto a baixo" e está fechada de lado), e considerar que só existe "mexidas" no interior.
    Qual a melhor forma de fazer a escada? As duas casa de banho parecem bem? Outras ideias...
    Obg
  7.  # 7

    Colocado por: marblesQual a melhor forma de fazer a escada?

    Depende da dimensão daquele corredor, do divisionamento na zona do sótão e do formato da cobertura da moradia e da marquise.
    As IS depende da distribuição que está a pensar fazer das peças
  8.  # 8

    Colocado por: zedasilvaO melhor mesmo é arranjar uma solução que não implique licenciamento


    Mas isso só vendo...
    Contrate um técnico, que veja o local e os papeis que tem. Ele já lhe diz o que pode ou não fazer. E caso meta projecto, o que é que isso implica.

    Fazem-se muitos esquemas destes. Na hora ignora-se e muitas vezes não há problemas, mas quando os há...
  9.  # 9

    O corredor/entrada tem largura suficiente para adossar a escada a um lado e ficar com circulação na mesma?
  10.  # 10

    joanna, não não tem. Por isso é que a ideia (passada por um técnico) seria "virar" a escada para o lado da sala que vai ficar maior após anulação da parede que dá para a marquise.
  11.  # 11

    Colocado por: marblesseria "virar" a escada para o lado da sala

    E a cobertura permite isso?
    Tem pé direito suficiente lá em cima?
  12.  # 12

    Colocado por: zedasilva
    E a cobertura permite isso?
    Tem pé direito suficiente lá em cima?


    Sim tem pé direito suficiente.
 
0.0163 seg. NEW