Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos.
    Como o forum me prestou tão célere auxílio logo na primeira vez que participei venho, mais uma vez, pedir-vos ajuda.
    A casa que estou a construir tem uma parte de aproveitamento de sótão, com placa maciça. Optei por fazer isolamento com placas Roofmate PT de 4 cm. Qual a melhor opção para assentar as telhas?
    O meu empreiteiro diz que fará umas "tirinhas" em cimento por cima do Roofmate, mas penso que ficaria melhor com umas Ripas de PVC de que ouvi falar. Até mesmo porque não sei se se pode aplicar cimento por cima do Roofmate.
    O que acham os peritos aqui do forum?

    E já agora, estas ripas são as mesmas que se aplicam na sub telha?
    Qual é mesmo a desingação técnica do produto? Ou seja o que peço quando me dirigir ás firmas de materiais de construção?

    Sem querer ser muito chata, pergunto ainda, que tipo de parafusos?? (não sei se serão mesmo parafusos ou não) devo adquirir para fixar as ditas ripas? Estas devem abraçar também o betão ou só o roofmate?

    Desculpem tantas perguntas.
    Desde já obrigada a quem me conseguir ajudar.
  2.  # 2

    Colocado por: rochafonsoO meu empreiteiro diz que fará umas "tirinhas" em cimento por cima do Roofmate, mas penso que ficaria melhor com umas Ripas de PVC de que ouvi falar.

    Pode-se fazer, mas não gosto minimamente da solução, porque argamassar as telhas é sempre um erro. O roofmate PT têm essas tirinha que podem servir para segurar as telhas.

    As ripas de PVC são sempre melhor solução porque permitem uma melhor ventilação na face inferior da telha, prolongando a vida útil das telhas. São é mais trabalhosas de aplicar, porque obrigam à aplicação de fixações

    Colocado por: rochafonsoE já agora, estas ripas são as mesmas que se aplicam na sub telha?

    Sim, são

    Colocado por: rochafonsoQual é mesmo a desingação técnica do produto? Ou seja o que peço quando me dirigir ás firmas de materiais de construção?

    Ripas de PVC. A Onduline vende, assim como existem outras marcas no mercado

    Colocado por: rochafonsoEstas devem abraçar também o betão ou só o roofmate?

    E segura o roofmate como?

    Colocado por: rochafonsoSem querer ser muito chata, pergunto ainda, que tipo de parafusos?? (não sei se serão mesmo parafusos ou não) devo adquirir para fixar as ditas ripas?

    depende da lage. è mesmo maciça ou é de vigotas?
    De qualquer maneira, as melhores e mais rápidas de aplicar, são as buchas MTA da Cimianto. Fura-se por cima, mete-se a bucha e aperta-se. Senão é um problema para se acertar na bucha, caso se utilize o sistema tradicional de bucha+ parafuso.

    Outra alternativa, são os pregos para betão da Onduline. São mais baratos
  3.  # 3

    Paulo:

    Em primeiro lugar, muito obrigada.
    O Roofmate está a ser "colado" com um produto específico (não sei o nome), é um género de cimento cola.
    Já agora, que quantidade de ripas deverei adquirir tendo em conta as seguintes dimensões do telhado:
    Largura - 10,7 m
    Comprimento(sentido para o qual as águas escorrem) - 9,3 m
    Telha - Telha Ibérica Margon ( segundo informações da marca 12,8 por m2, não sei se será uma informação relevante)
  4.  # 4

    A bitola da telha Ibérica é de 374mm, pelo que:

    1/0,374 = 2,67ml por m2 + 5% de desperdício = 2.80ml por m2
  5.  # 5

    OK, percebi
    Muito obrigada
  6.  # 6

    Boa tarde!

    Peço desculpa estar a aproveitar este tópico, mas não achei relevante criar outro para expor a minha dúvida!
    Dúvida essa que é a seguinte.

    Quantidade de ripados PVC a encomendar.

    Telhado com comprimentos de 37m, e com uma pendente de 8m.
    Telha Marselha com bitola, 385mm.
    Sendo que cada ripa tem 2 metros de comprimento, quantas ripas irei necessitar?

    Pelas minhas contas, dá 385 ripas! Mas o fornecedor está a teimar com 769 ripas!
    Eu já tentei explicar que ele deve estar a contar como metro lineares ou seja se cada ripa tivesse 1 metro!
    Mas já agora rectifiquem as contas SFF..
    Obrigado
    Cumprimentos!
  7.  # 7

    As minhas contas dão 777m, pelo serão 389 varas de PVC com 2 m. Arredondado para o inteiro superior.
    Concordam com este comentário: Liberato_
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Liberato_
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasAs minhas contas dão 777m, pelo serão 389 varas de PVC com 2 m. Arredondado para o inteiro superior.
    Concordam com este comentário:Liberato_
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Liberato_


    Exacto.. conforme as minhas... basicamente.. mas o tipo não acerta.. só se for à marretada!
    Obrigado!
    • 1255
    • 29 março 2014

     # 9

    Exacto.. conforme as minhas... basicamente.. mas o tipo não acerta.. só se for à marretada!
    Obrigado!

    Liberato,
    o telhado tem "2 águas"?
    Os 8 metros de pendente são de uma água ou conta já com as "duas águas" caso as tenha o telhado?
    Pode estar aí a diferença entre as suas contas e as do seu fornecedor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Liberato_
  9.  # 10

    Colocado por: 1255
    Liberato,
    o telhado tem "2 águas"?
    Os 8 metros de pendente são de uma água ou conta já com as "duas águas" caso as tenha o telhado?
    Pode estar aí a diferença entre as suas contas e as do seu fornecedor.

    Lembrei-me disso... mas não está assim colocado o "problema".

    Liberato, eslcareça lá!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Liberato_
  10.  # 11

    Colocado por: rochafonsoBom dia a todos.
    Como o forum me prestou tão célere auxílio logo na primeira vez que participei venho, mais uma vez, pedir-vos ajuda.
    A casa que estou a construir tem uma parte de aproveitamento de sótão, com placa maciça. Optei por fazer isolamento com placas Roofmate PT de 4 cm. Qual a melhor opção para assentar as telhas?
    O meu empreiteiro diz que fará umas "tirinhas" em cimento por cima do Roofmate, mas penso que ficaria melhor com umas Ripas de PVC de que ouvi falar. Até mesmo porque não sei se se pode aplicar cimento por cima do Roofmate.
    O que acham os peritos aqui do forum?

    E já agora, estas ripas são as mesmas que se aplicam na sub telha?
    Qual é mesmo a desingação técnica do produto? Ou seja o que peço quando me dirigir ás firmas de materiais de construção?

    Sem querer ser muito chata, pergunto ainda, que tipo de parafusos?? (não sei se serão mesmo parafusos ou não) devo adquirir para fixar as ditas ripas? Estas devem abraçar também o betão ou só o roofmate?

    Desculpem tantas perguntas.
    Desde já obrigada a quem me conseguir ajudar.

    Caro amigo, até à cerca de 20 anos, todos os telhados eram feitos precisamente em cima do dito roofmate que era rasurado para aceitar as ripas de cimento sem que elas se partissem!!!
    portanto, se esse é o trabalho que o seu empreiteiro tenciona fazer, esteja à vontade, pois esta certo!!
    deve ter em conta no entanto a qualidade do roofmate, deve ser daqueles com ranhuras para aceitar cimento em cima ok??!!!
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  11.  # 12

    Miguel costa !!! o rochafonso já foi há quase 5 anos!!! agora estamos com o problema do liberato ;)
  12.  # 13

    Bom dia!
    Desculpem lá só passar por cá hoje, mas ontem foi um dia complicado!!!
    O telhado a que me refiro é mesmo só de uma água, tal e qual como disse, mas agradeço a observação, pois poderia ser um pormenor que me estivesse a escapar.
    Em todo o caso já sei, qual o "erro"!
    Eu quando falava com ele, referia-me a peças (de 2 metros), enquanto que ele referia-se a metros lineares. loool O que na realidade estávamos os dois certos.
    Mas não sei porque que o homem não me disse logo, pois eu explicada que queria cerca de 400 peças e ele, dizia que tinha que ser mais de 700 (supostamente metros). lool
    Só quando realmente recebi a factura é que percebi, que eu falava de alhos e ele de bugalhos, mas ele bem se podia ter "descosido" a que se estava a referir!
    Enfim... mal o menos já está resolvido. Agradeço a vossa ajuda!

    PS: Quando me apercebi da situação, enchi-me de rir!.

    Abraço!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 14

    Boas!
    Mais um dia e mais um dúvida!
    Agora esta duvida passa pela fixação destas ripas.
    Encomendei parafuso/bucha tapit de 8/120 (Altura de roofmate 6cm + ripado 2cm ficando para fixação no betão cerca de 4 cm o que acho que é bom).

    Pela informação que tenho obtido(e visto já tem este material), esta própria bucha faz um alargamento na cabeça, quase que fazendo de um anilha, mas será suficiente? De qualquer das forma aquilo não irá saltar, muito menos depois de levar com o peso das telhas que irão pesar no ripado. Mas por via das dúvida, que me dizem?

    Obrigado e um abraço!
 
0.0205 seg. NEW