Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Alguem aqui tem experiencia em levar um carro do UK para PT?
    Pelo que ja li e necessario ter o carro em nosso nome ha pelo menos 1 ano para o poder levar e nao pagar o ISV.
    No entanto, o IUC vai ter de ser re-calculado correcto?
    Tambem, imaginemos que so ia ficar mais 3 meses no UK, posso levar o carro com a matricula do UK e andar com ele em PT durante os 9 meses seguintes ate o poder legalizar?


    Cumprimentos.
  2.  # 2

    Se tiver o volante á direita o melhor é não trazer o carro. Penso que existe uma forma de comprar um carro com o estatuto de imigrante com isenção de impostos mas não sei como funciona. Uma pessoa amiga trouxe um carro de Bruxelas mas teve o carro lá parado 1 ano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagoct
  3.  # 3

    É algum carro que só existe em versao volante a direita, tipo Nissan Skyline R34 GTR ou Subaru Impreza 22B?
    Andar por cá com o "volante ao contrario", é uma noia, apesar de saber que os carros no UK sao muito mais baratos.

    Supostamente, o IUC vai ser alterado para carros importados, pagando pelo ano de matricula original e nao pelo ano da matricula portuguesa, o que ajuda bastante.

    Quanto ao estatuto de emigrante, mais vale perguntar na alfandega (ou algum despachante - meu cunhado faz esses serviços - Zona de Aveiro), porque se for apanhado fora de lei, fica logo com o carro apreendido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagoct
    • smart
    • 9 novembro 2019 editado

     # 4

    hum...
    pode ser que ajude...
    existe uma diferença entre voltar a Portugal e voltar para Portugal (definitivamente com cancelamento de residencia no UK), só nestes casos podendo usufruir da isenção do ISV...

    https://impostosobreveiculos.info/isv/testemunho-trazer-consigo-um-carro-para-portugal-sem-pagar-isv/

    outro

    https://impostosobreveiculos.info/importacao/isencao-por-mudanca-de-residencia-condicoes-e-procedimentos/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagoct
  4.  # 5

    Obrigado pelos comentarios, deixem-me clarificar que seria um carro com volante do lado esquerdo. Ou seja um carro trazido por outros emigrantes da EU para o UK, que agora eu levaria para PT.
  5.  # 6

    Colocado por: jamespondeSupostamente, o IUC vai ser alterado para carros importados, pagando pelo ano de matricula original e nao pelo ano da matricula portuguesa, o que ajuda bastante.
    Supostamente… O meu sogro legalizou o seu carro cá e está a pagar IUC pelo ano de legalização. Toma, 220€ anuais de IUC por um carro de 1998.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LMGuerreiro
  6.  # 7

    Segundo as mas línguas, é para dar inicio em 2020, sendo que mesmo os veículos já legalizados antes, passam a pagar "selo antigo" se forem veículos de antes de 2007
  7.  # 8

    Depende do carro, se for recente é "amigo do ambiente" pode compensar, doutra forma não.
  8.  # 9

    Muito obrigado pelas respostas em especial ao user @smart pelos links.

    O carro seria quase certamente um com motor diesel, 2000cc, entre 150 a 190cv.
  9.  # 10

    Colocado por: tiagoctTambem, imaginemos que so ia ficar mais 3 meses no UK, posso levar o carro com a matricula do UK e andar com ele em PT durante os 9 meses seguintes ate o poder legalizar?


    Vejo ai algumas dificuldades. A partir do momento em que estiver em Portugal mais de 183 dias passa a ser considerado residente cá, isto se não mudar a residência assim que regressar.

    Sendo residente em Portugal, não pode manter a matricula estrangeira.
    Mesmo numa situação em que não mude a residência - isto é continuar a ser residente no UK e a pagar impostos aqui no UK - poderá circular com o carro com a matricula inglesa (e com o seguro no UK) durante no máximo 6 meses (até porque depois passa a ser considerado residente automaticamente)

    Alem disso, com que seguro iria circular? Mudando para Portugal ao fim de 3 meses e deixando de ter morada e residência no UK dificilmente conseguiria manter o seguro, e em Portugal não o iria conseguir segurar até estar legalizado.
 
0.0129 seg. NEW