Iniciar sessão ou registar-se
    • Soca
    • 10 novembro 2019

     # 1

    Boa tarde,

    Vou adquirir uma moradia com cerca de 50 anos mas que se encontra em bom estado de conservação. Pretendo remodela-lá para ficar mais moderna e gostava de saber algumas informações pra quem é mais entendido. Quais os primeiros passos a tomar? É necessário pedir licenças na câmera? Algo que me preocupa é a segurança e a moradia tem os muros muito baixos e gostava de por muros altos e árvores mas ouvi dizer que depende da zona.

    Obrigada desde já,
  1.  # 2

    Colocado por: SocaQuais os primeiros passos a tomar?


    Contratar arquitecto para saber se as alterações são possíveis é ter uma ideia do orçamento.

    Colocado por: Socapedir licenças na câmera



    É preciso pedir licenças à câmara se pretender alterar a volumetria e as fachadas.

    Obras no interior só se alterar a tipologia.

    Para ocupar a via pública também precisa de licença.
  2.  # 3

    Colocado por: PalhavaObras no interior só se alterar a tipologia.


    Ou tocar na estrutura, abrir vãos em lajes, escadas, etc...
    • Soca
    • 10 novembro 2019

     # 4

    Obrigado pelas respostas! Pois realmente quero alterações a essas estruturas da fachada e também tipologia do interior. E esses pedidos de licença são pagos? Sou eu que tenho de fazer ou a empresa que contratar para as obras?
  3.  # 5

    Colocado por: SocaObrigado pelas respostas! Pois realmente quero alterações a essas estruturas da fachada e também tipologia do interior. E esses pedidos de licença são pagos? Sou eu que tenho de fazer ou a empresa que contratar para as obras?


    Sim, são pagos. Quem trata disso é o Arquitecto.
  4.  # 6

    Tem de se preparar para gastar um valor elevado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Soca
  5.  # 7

    Conselho meu que vai contra a grande parte das opiniões daqui do fórum

    Pede projeto só para a parte exterior, e depois faz no interior sem da cavaco a ninguém e ser projeto na câmera...

    Gastar dinheiro em projetos para alimentar o estado grande e poderoso não obrigado....

    Isto não invalida que contrates engenharia e arquitetura para o interior, eu não queria era saber da câmara para nada...
    Concordam com este comentário: Dav82
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Soca
  6.  # 8

    E no dia que quiser vender e o comprador precisar do banco está o caldo entornado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Soca
  7.  # 9

    Colocado por: Eng.RicardoE no dia que quiser vender e o comprador precisar do banco está o caldo entornado...

    Falo em propriedades em que a venda não esteja em questão nesta nem na próxima geração, casas antigas de família, aquelas quintas solares lindíssimos exteriormente mas todos mal divididos lá dentro, etc etc...

    Mas percebo o teu ponto, é lógico...
  8.  # 10

    Colocado por: SocaVou adquirir uma moradia com cerca de 50 anos


    Se foi inscrita na matriz antes de 1951,pode estar isenta de licença de habitação.

    Mas se as plantas e a descrição não corresponderem à realidade podem surgir problemas.
  9.  # 11

    Colocado por: Palhava

    Se foi inscrita na matriz antes de 1951,pode estar isenta de licença de habitação.

    Mas se as plantas e a descrição não corresponderem à realidade podem surgir problemas.


    E se não existirem plantas? A casa dos meus pais não tem planta nenhuma, é de 1750 prai...
  10.  # 12

    Se não existir nada, isso pode ser a vantagem para evitar declarar as alterações.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  11.  # 13

    Colocado por: PalhavaSe foi inscrita na matriz antes de 1951


    Pode estar inscrita depois disso, desde que peça e consiga um certificado de antiguidade.

    Na maioria dos concelhos, o ano a ter em conta não é 1951, mas posterior a esse, varia de câmara para câmara.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • Soca
    • 12 novembro 2019

     # 14

    Colocado por: Eng.RicardoE no dia que quiser vender e o comprador precisar do banco está o caldo entornado...


    Essa casa tem um anexo que é um T0, posso comprá-la se esse T0 não estiver licenciado ou tenho de acrescentar esse valor de licenciamento à compra da casa principal? 🤔
  12.  # 15

    Convem comprar as coisas com tudo legal...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Soca
  13.  # 16

    Arranje um arquiteto umas vez que quer alterar fachadas, ele trata da parte burocrática na camara, dentro de casa faça como quiser não dê cavaco a ninguém, se aumentar a tipologia o arquiteto que a adicione nas plantas!

    Falo com causa própria porque fiz exatamente isso e entretanto vendi a casa!
 
0.0181 seg. NEW