Iniciar sessão ou registar-se
    • VSan
    • 11 novembro 2019

     # 1

    Caros Foristas,

    Sou o Vitor, agradeço a oportunidade de estar neste fórum e de poder usufruir do mesmo para adquirir conhecimentos que não tenho e que aqui tenho conseguido encontrar, através do contributo de todos os que aqui partilham as suas experiências e o seu know-how. Congratulo todos por isso!

    Sei que o título desta discussão já está bastante debatido neste fórum e por esse motivo não vou esticar muito o mesmo, apenas pretendo as melhores sugestões que me puderem facultar para tomada de decisão.

    Tenho um terreno na zona centro (Torres Novas), onde irei construir no próximo ano uma moradia. É um local muito soalheiro pelo que me interessa aproveitar os recursos naturais que a zona oferece, neste caso a exposição solar.
    Quero pedir-vos ajuda no sentido de apurar valores para um sistema de autoconsumo fotovoltaico para uma moradia térrea com cerca de 180m2 de tipologia T3, em que o sistema tenha potência até 2,5Kw (que não ultrapasse o limite da nova legislação para autoconsumo, que entrará em vigor em Jan.2020).

    Preferência pelas marcas sugeridas por experts daqui do fórum, sendo nomeadamente:
    -painéis Rec;
    -inversor Solax Hibrido;
    -Bateria ou Baterias para armazenamento de eletricidade produzida (conselho para marca e capacidade).

    Trabalho em casa, com 0 e 1 = Programação informática, tenho sempre 2 servidores ligados + 2ups, 365 dias por ano 24/24h, não tenho horário definido, por vezes posso estar mais inativo durante o dia e programar de noite, como o inverso, depende do projeto que tenha. Depende do fuso horário do cliente para quem estou a trabalhar. A minha mulher têm um horário regular, sai de manhã e chega ao fim da tarde. Exceto nas Férias, o consumo diminui, apenas eletrodomésticos do costume em standby mais os 2 servidores e 2ups.
    Pedi a um amigo para me fazer uma leitura aos consumos standby mais servidores, com aparelho que alguns foristas aqui mencionaram (obrigado pela dica) para obter uma estimativa de consumo standby. Apuramos em standby para 2 servidores + 2Ups, pcs, routers, modems, box, tv, frigorifico, arca: entre 650wh/800wh. Varia um pouco devido à quantidade de chamadas de acesso aos 2 servidores, nunca é regular, depende muito do trafego in-out dos mesmos. De futuro já na casa nova, para além dos aparelhos descritos, acrescentar uma BC AQS, AC (mini-split com 4 interiores) e vitrocerâmica.

    Peço desculpa a todos pela extensão do texto, prometo que da próxima será mais curtinho. Aguardo feedback da vossa experiência e de conhecimento, toda a ajuda é bem vinda! Obrigado!
    Cumprimentos,
    Vitor.
  1.  # 2

    OLá,

    mas qual é mesmo a duvida?!
    eu não sendo nenhum expert na matéria com consumos a rondar os 800W
    eu sugeria algo deste tipo

    Falas que não ultrapasse os 2,5kw
    Mas a nova legislação impoe esse limite? Eu li por alto e não reparei em limites para moradias... penso até que podes colocar ai uns 12 paineis e irás sentir diferença na conta
    Agora e porquê? É apenas uma opinião

    convém é relembrar algo que já leste de certeza... por exemplo os 12 paineis de 280w
    produzem 3360w... APENAS prai no pico do pico do dia
    o resto do tempo irás provavelmente a encher a bateria e a eliminar o standby
    daquilo que vejo custa uns 8000€ os 4,5kwh da imagem que anexei, mas só não sei é fazer as contas para isto:
    se consomes durante a noite uns 600w a 800w qual a capacidade de kwh de bateria que terás de ter
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VSan
      43f343r43.JPG
    • VSan
    • 12 novembro 2019

     # 3

  2.  # 4

    Se o problema não é o investimento eu tentava ver outra opção do que os 4,5kwh da bateria e tentava por uns 6 kwh
    não creio que seja o momento para investir muito em baterias, mas com 6 kwh já conseguirias provavelmente eliminar uma larga % do consumo da EDP
    eu proprio estou a pensar por uma bateria... para além dos 4 paineis actuais colocar mais uns quantos (nao sei bem) e uma bateria de uns 2,5kwh apenas para os consumos nocturnos
    • VSan
    • 14 novembro 2019

     # 5

    Sim, tens razão...o ideal será esperar até que os preços comecem a descer. Como só vou iniciar para o ano que vêm o processo de construção da moradia pode ser que até lá se consiga algo mais barato e ao mesmo tempo mais avançado. Como a tecnologia está a evoluir, julgo que numa questão de meses possam surgir novas soluções. Obrigado pela opinião!
    •  
      skypt
    • 14 novembro 2019 editado

     # 6

    Olá Vitor,

    já somos 2 ("Trabalho em casa, com 0 e 1"),
    o que te sugiro, para já é saberes /conheceres o teu perfil de consumo.

    há varias soluções,
    com a tua ocupação sugiro veres o www.datawatt.pt e dai saberes em pormenor o que precisas de comprar,
    com base no que indicas, diria que pelo menos 4 a 6 painéis.

    se ajudar:
    https://pbcs15.blogspot.com/2018/06/solucao-paineis-solares.html


    sugiro veres as empresas:
    http://www.solarimpact.pt
    https://www.solarshop.pt/
    http://trilhosenergeticos.pt/

    Face a meter ou não baterias,
    depende de varias questões, de repente diria que que tenhas que duplicar ou triplicar a qtd de paineis,
    o retorno está +- nos 10 anos e o investimento sobe bastante...


    Já agora,
    domotica alguma coisa ?
  3.  # 7

    das 3 lojas que referes,
    eu vi bem,
    ou apenas uma faz a instalação dos paineis?
    •  
      skypt
    • 14 novembro 2019

     # 8

    Questiona-as...

    Eu fiz a minha instalação completa 😉
    (Em breve post com mais promenores, no site acima)
    • faap8
    • 16 novembro 2019 editado

     # 9

    Mais um 0s e 1s a trabalhar de casa com duvidas semelhantes.

    No meu caso vou fazer remodelação geral numa moradia antiga que comprei recentemente e ando a estudar o melhor sistema porque somos 2 pessoas a trabalhar de casa durante todo o dia, e sendo uma moradia isolada dos anos 70 tenho a noção que o desempenho energetico nunca sera muito bom mas manter uma temperatura confortável durante 24h em casa é imprescindivel.

    A vantagem é que temos apenas 70 m2, area util +-60m2 o que torna a climatização mais facil. Neste momento a solução que tenho em mente é, termosifão com paineis solares para AQS, salamandra a lenha para aproveitar o facto de termos (alguma) lenha gratis e piso radiante electrico. Ja temos ar condicionado multisplit na sala/cozinha e num dos quartos mas eu tenho alguns problemas respiratórios e o ar condicionado não ajuda em nada, daí querer usar o menos possível, especialmente para aquecimento.

    A ideia é adicionar paineis de produção para compensar o facto de estarmos em casa todo o dia e o intenso uso de energia durante esse periodo. Dado o relativo baixo custo dos paineis hoje em dia e a nova alteração à lei acho que faz sentido investir em mais potência, mesmo sabendo que em determinadas alturas vou estar a injectar excedente na rede.

    O PRE é onde tenho muitas dúvidas, a maior parte dos que têm queixam-se dos consumos, no entanto num espaço pequeno como o nosso e conciliado com a salamandra a lenha e ajudado pelos paineis de produção acho que pode fazer sentido. O que acham?

    EDIT: Vou tambem mudar toda a caixilharia (janelas, porta exterior, estores) e isolar a laje do sotão para que o calor gerado se mantenha mais facilmente dentro de casa.
  4.  # 10

    Como és de Torres novas consulta a Templarluz. São muito competentes e competitivos.
 
0.0160 seg. NEW