Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos!

    Vou iniciar uma jornada de restauro de uma casa antiga e gostava de ter algumas sugestões.

    A casa tem 100mtr2 e situa-se num terreno com cerca de 600. Perpendicular à casa tem um anexo com outros 100mtrs2 (a formar um L).

    O nosso objectivo é fazer zona social (cozinha, sala, lavandaria, escritório, quarto estudo e wc serviço) no anexo e zona privada (3 suites) na casa.

    Serão cerca de 200mtrs2 em que as paredes interiores vão todas desaparecer, aproveitando a fachada (alguma em pedra).

    Pretendemos restaurar os telhados (colocação de placa incluida), isolamento das paredes, tudo em construção de madeira e pladur.

    Recebi um orçamento de 200-220 euros/mtr2 para fazer a parte de madeira (exclui deitar paredes abaixo, nivelar chão...) por parte da empresa BLOCKWOOD.

    Alguém conhece? Acham o orçamento caro? Aceito sugestões uma vez que todos os euros contam num restauro destes!!
      IMG_20191110_160902.jpg
      IMG_20191110_160853.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: TantoFaz(colocação de placa incluida)


    tb em madeira correto?

    Colocado por: TantoFazRecebi um orçamento de 200-220 euros/mtr2 para fazer a parte de madeira (exclui deitar paredes abaixo, nivelar chão...) por parte da empresa BLOCKWOOD.
    aconselho a pedir mais orçamentos para poder comparar.. isto nos dias de hoje os preços da construção muda quase de dia para dia... existem algumas empresas a trabalhar em madeira .. tente a portilame por exemplo ou a AOF... são empresas cá do norte.

    o anexo estará legal?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TantoFaz
  3.  # 3

    As intervenções que deseja efectuar carecem de licenciamento e respectivo projectos. Nesse sentido, arranje uma equipa técnica para avaliar tecnicamente o imóvel e o que deseja em termos de programa. Com estes elabora um caderno de encargos isento e submete a obra a consulta de diversas empresas de construção.

    Meter placa em edifícios antigos, é péssima ideia normalmente. Estamos fartos de explicar o porquê aqui em diversos tópicos do fórum.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TantoFaz
  4.  # 4

    Colocado por: antonylemos

    tb em madeira correto?

    aconselho a pedir mais orçamentos para poder comparar.. isto nos dias de hoje os preços da construção muda quase de dia para dia... existem algumas empresas a trabalhar em madeira .. tente a portilame por exemplo ou a AOF...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TantoFaz


    Obrigada pelo seu comentário. Sim, também seria em madeira. Estou a aguardar o orçamento da Nogueira e Fernandes e ando a pesquisar mais empresas. Vou pesquisar as que referiu! :)
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasAs intervenções que deseja efectuar carecem de licenciamento e respectivo projectos. Nesse sentido, arranje uma equipa técnica para avaliar tecnicamente o imóvel e o que deseja em termos de programa. Com estes elabora um caderno de encargos isento e submete a obra a consulta de diversas empresas de construção.

    Meter placa em edifícios antigos, é péssima ideia normalmente. Estamos fartos de explicar o porquê aqui em diversos tópicos do fórum.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TantoFaz


    Obrigada Pedro! Confesso que por aqui só acompanhei um ou dois tópicos sobre isto.

    O orçamento a esta altura do campeonato é para perceber mais ou menos o que vamos despender na obra. Quanto as licenças, vou esta semana à câmara para perceber o que é necessário...
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasAs intervenções que deseja efectuar carecem de licenciamento e respectivo projectos
    não vejo em que. pela descrição feita é um obra isenta pois apenas vai alterar o interior e não vai alterar a estrutura nem as fachadas existentes.

    a nao ser que o anexo seja ilegal e aí o terá de legalizar

    mas, tb posso ter percebido mal a coisa
  7.  # 7

    Colocado por: antonylemosnão vejo em que.

    Colocado por: TantoFazPretendemos restaurar os telhados (colocação de placa incluida),
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasAs intervenções que deseja efectuar carecem de licenciamento e respectivo projectos. Nesse sentido, arranje uma equipa técnica para avaliar tecnicamente o imóvel e o que deseja em termos de programa. Com estes elabora um caderno de encargos isento e submete a obra a consulta de diversas empresas de construção.

    Meter placa em edifícios antigos, é péssima ideia normalmente. Estamos fartos de explicar o porquê aqui em diversos tópicos do fórum.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TantoFaz


    Não ando cá há muito tempo, será que podias dar uma explicação de 3 linhas a explicar porque?
    Tenho ideia que todas as casas antigas com dois pisos, onde o rés do chão eram as antigas cortes, tendem a ser renovadas com placa sobre o soalho de madeira no piso de cima...
  9.  # 9

    Colocado por: zedasilva


    Para colocar telhados também é necessário projeto?!?
  10.  # 10

    Quanto ao anexo estar legal ou não, os donos dizem que pagaram uma multa para legalizar o tal anexo e que está como garagem (???). Nos documentos da casa não aparece nada. Amanhã vou à câmara tentar perceber o ponto de situação.
    A casa está com um optimo preço mas se eu tiver que pagar pelos erros dos outros... Pode ficar cara!!
  11.  # 11

    Colocado por: zedasilva
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    zé da silva.. eu perguntei ao ticmic se a p'placa' tb era ela em madeira visto que muito gente chama de placa a tudo e mais alguma coisa... por isso.. o tantofaz disse que seria em madeira na mesma e eu percebi que seria uma substituição de peças.. afinal não..
  12.  # 12

    Colocado por: TicMictendem a ser renovadas com placa sobre o soalho de madeira no piso de cima...
    explique melhor.. vc disse que ia manter a estrutura de madeira.. mas afinal vai alterar isso para cimento? ou está a falar de uma lage mista de madeira e betão? se for isto não é tao simples como meter 'placa' sobre o soalho e já está... uma lage mista desse genero tb tem de ser calculada para não dar problemas..

    isso nesse caso vai necessitar de um projecto por ser uma alteração estrutural. Mas tal como já lhe disseram, não se deve usar cimento e betão em casas antigas de pedra...ou outras estruturas que não foram construidas para aguentar com esse tipo de estrutura
  13.  # 13

    Colocado por: TantoFazos donos dizem que pagaram uma multa para legalizar o tal anexo e que está como garagem (???
    uma legalização não é apenas pagar uma multa.. que pagou multa acredito, mas meteu os projectos necessários para tornar aquilo legal ou vc no futuro tb vai ter de pagar multas e projectos para esse efeito?

    pois é veja bem isso na CM. Pode ser que eles lhe passem uma batata demasiado quente. pois pode vir a verificar que o anexo nem seja legalizável e tenha de vir abaixo
  14.  # 14

    Colocado por: antonylemosuma legalização não é apenas pagar uma multa.. que pagou multa acredito, mas meteu os projectos necessários para tornar aquilo legal ou vc no futuro tb vai ter de pagar multas e projectos para esse efeito?

    pois é veja bem isso na CM. Pode ser que eles lhe passem uma batata demasiado quente. pois pode vir a verificar que o anexo nem seja legalizável e tenha de vir abaixo


    Já tive acesso aos documentos da casa. O anexo está referido na caderneta predial e como habitação. No entanto, amanhã vou à câmara perceber melhor.

    Quanto à alteração da fachada, penso que não se enquadra porque o que vou alterar (fechar umas portas e abrir outras) será na fachada que dá para o jardim e não na que dá para a estrada e para o caminho de casa (sem certezas, só "penso"!)
  15.  # 15

    Colocado por: TantoFazQuanto à alteração da fachada, penso que não se enquadra porque o que vou alterar...
    ... alterar a fachada..
  16.  # 16

    Colocado por: JoelM

    Tendem a ser renovadas como as pessoas escolhem. Algumas escolhem bem, outras escolhem mal. Imagine colocar o peso de uma laje em betão em paredes que não estão minimamente preparadas para isso. Já para não falar em usar um material que nada tem a ver com os originais.


    Eu referia-me às moradias antigas de pedra/granito em que a parte de baixo eram as cortes das vacas e a parte de cima era o piso habitável, aquecido pelos animais.

    Normalmente havia só um soalho de madeira. O que eu pergunto é se não é inteligente colar uma placa de cimento acima deste piso de madeira, e voltar a colocar/madeira/flutuante em cima.

    Colocado por: antonylemosexplique melhor.. vc disse que ia manter a estrutura de madeira.. mas afinal vai alterar isso para cimento? ou está a falar de uma lage mista de madeira e betão? se for isto não é tao simples como meter 'placa' sobre o soalho e já está... uma lage mista desse genero tb tem de ser calculada para não dar problemas..

    isso nesse caso vai necessitar de um projecto por ser uma alteração estrutural. Mas tal como já lhe disseram, não se deve usar cimento e betão em casas antigas de pedra...ou outras estruturas que não foram construidas para aguentar com esse tipo de estrutura


    Eu penso não ter dito isso, apenas questionei...
    E falei exatamente do exemplo que dei acima. Não sei o que costuma ser feito/normalmente, parte-se tudo dentro, deixam-se as parede exteriores e ergue-se de novo, diria eu...
  17.  # 17

    Colocado por: TicMicO que eu pergunto é se não é inteligente colar uma placa de cimento acima deste piso de madeira, e voltar a colocar/madeira/flutuante em cima.


    Colocado por: JoelMImagine colocar o peso de uma laje em betão em paredes que não estão minimamente preparadas para isso.


    Colocado por: Pedro BarradasMeter placa em edifícios antigos, é péssima ideia normalmente. Estamos fartos de explicar o porquê aqui em diversos tópicos do fórum.


    essas paredes não são próprias para levar com 'placas' de cimento em cima, isso é um erro.. nem sequer se deve usar cimento nas juntas desses edifícios. é trabalhar mal e garantir futuras patologias
  18.  # 18

    Opá!! isso TANTO faz!!! ;)
  19.  # 19

    Colocado por: antonylemos





    essas paredes não são próprias para levar com 'placas' de cimento em cima, isso é um erro.. nem sequer se deve usar cimento nas juntas desses edifícios. é trabalhar mal e garantir futuras patologias


    O que sugere que se faça no telhado? Não sei sequer se se aproveita alguma coisa! (de fora parece bem, não faz "barriga" mas...)
  20.  # 20

    Colocado por: Pedro BarradasOpá!! isso TANTO faz!!! ;)
    pois.. claramente já meteu na cabeça que é assim.. por ver outros cometer o mesmo erro..
 
0.0239 seg. NEW