Iniciar sessão ou registar-se
    • Luisab
    • 11 novembro 2019 editado

     # 1

    Boa tarde.
    Vivo com o meu companheiro, apesar de ainda não sermos casados.
    No entanto, tenho um familiar que me irá dar um valor para entrada de um imóvel, com a segurança para ele de que o imóvel fica em meu nome. Pagamos os dois, eu e o meu companheiro o resto da casa.
    Existe algum acordo em que, assim que o meu namorado atingir o pagamento de metade do valor da casa (de forma a ser justo), a casa passe para nome dos dois?

    Grata pela atenção.
    • size
    • 11 novembro 2019

     # 2

    Colocado por: Luisab
    Existe algum acordo em que, assim que o meu namorado atingir o pagamento de metade do valor da casa (de forma a ser justo), a casa passe para nome dos dois?

    Grata pela atenção.


    Há.
    Nessa altura faz uma venda ao seu namorado de 50% do imóvel.

    Mas, se pagam os 2 o resto da casa para concretizar a compra, como é que perspectiva de esperar que o seu namorado atinja o pagamento de METADE da casa ? Como é isso vai ser feito ?
  1.  # 3

    Colocado por: sizecomo é que perspectiva de esperar que o seu namorado atinja o pagamento de METADE da casa ?

    Se por exemplo a mensalidade for 300€ um pagaria 100 e o outro 200.
  2.  # 4

    A ideia é essa. Ele pagar, por exemplo, 200 e eu 100 para que seja justo.
    E nesse caso, a casa fica em meu nome inicialmenre e esse acordo entre ambos fica registado no notariado?
    • size
    • 11 novembro 2019

     # 5

    Colocado por: Palhava
    Se por exemplo a mensalidade for 300€ um pagaria 100 e o outro 200.


    A minha questão é sobre a perspectiva de o imóvel ser adquirido com 50% de dinheiro emprestado pelo familiar da membro Luisa e os outros 50% pelos 2 namorados, conforme é relatado. Ou seja, à partida, o imóvel é adquirido com a angariação total do dinheiro necessário .
    A ser assim, como é que se fica à espera que o namorado acabe por pagar metade da casa ?
  3.  # 6

    Por exemplo:
    O meu familiar fornece me, por ex., 50 mil euros.
    O resto do pagamento do imóvel seria repartido entre mim e o meu namorado.
    No entanto,ele teria que pagar mais 25 mil euros do que eu, uma vez que neste momento não consegue, de forma a ser justo os 50 mil fornecidos inicialmente a mim
    Não sei se me estou a fazer entender.
  4.  # 7

    Colocado por: Luisabirá dar um valor para entrada de um imóvel,


    Esse valor hoje não "vale " o mesmo daqui a 20 anos.

    E se as coisas não correrem bem,como fica acautelado o interesse do seu companheiro se não for titular logo desde o início.


    Só não se faz tudo 50/50 com o intuito de acautelar situações inesperadas.

    Veja-se que eventualmente se falecer um dos dois os herdeiros não são os elementos do casal...
  5.  # 8

    Colocado por: Palhava

    Esse valor hoje não "vale " o mesmo daqui a 20 anos.

    E se as coisas não correrem bem,como fica acautelado o interesse do seu companheiro se não for titular logo desde o início.


    Só não se faz tudo 50/50 com o intuito de acautelar situações inesperadas.

    Veja-se que eventualmente se falecer um dos dois os herdeiros não são os elementos do casal...


    A ideia de não ser 50/50 seria mesmo por essa situação de acautelar. Se eventualmente algo acontecer ou as coisas correrem mal, eu ter entrado com 50 mil euros inicialmente e ser 50/50, algo injusto. Daí procurar informação sobre algum tipo de contrato nessas situações.
    • size
    • 11 novembro 2019

     # 9

    Então vejamos;
    Afinal, para concretizar a compra do imóvel, o seu namorado não entra com nenhum, é a Luisa a pagar a que chama resto do pagamento. O resto do pagamento para concretizar a compra não é repartidos pelos dois.
    Haverá é um acordo particular entre vós, do seu namorado ficar em dívida consigo e lhe ir pagando conforme poder...
    Será isso ?
    ...Lindo, não se encontram muitas namoradas assim . :)
  6.  # 10

    Colocado por: sizeEntão vejamos;
    Afinal, para concretizar a compra do imóvel, o seu namorado não entra com nenhum, é a Luisa a pagar a que chama resto do pagamento. O resto do pagamento para concretizar a compra não é repartidos pelos dois.
    Haverá é um acordo particular entre vós, do seu namorado ficar em dívida consigo e lhe ir pagando conforme poder...
    Será isso ?
    ...Lindo, não se encontram muitas namoradas assim . :)


    Exatamente. Mas para o meu familiar poder financiar, isso terá que ficar bem esclarecido em caso de chatice. Daí a minha questão do acordo. Particular ou não, convém ficar "registado" em caso de alguma intercorrencia..
  7.  # 11

    Colocado por: size...Lindo, não se encontram muitas namoradas assim . :)

    Eu acho é que não se encontram muitos namorados assim .... pagar uma casa que não está no nome dele.
    Olhe, eu não pagava nada, se a casa não estivesse em meu nome.
  8.  # 12

    Pode ela pagar a casa e o namorado paga as despesas...
  9.  # 13

    Colocado por: jocavPode ela pagar a casa e o namorado paga as despesas...

    Também não ia nessa, ela paga a casa dela, e eu sustento-a !!!!
  10.  # 14

    Lolol tambem la vivia, ou preferia viver na rua... Lol
    • size
    • 11 novembro 2019 editado

     # 15

    Mas, o problema fica do lado dele e não do seu lado, uma vez que o registo do imóvel vai ficar em seu nome. A escritura será formalizada apenas em seu nome, conforme desejo do seu familiar.

    Depois, há que aguardar o desenrolar dos pagamentos a si pelo seu namorado, para que quando atingir o total pagamento passar 50% da casa para o nome dele. Façam um acordo escrito perante um Notário.

    Mas, o seu namorado pode colocar a questão, ...e, se em caso de chatice, como resolver o problema do dinheiro que foi entregando ? Aí, terá que existir o bom senso entre vocês...
    Concordam com este comentário: Mila2019
    • zed
    • 11 novembro 2019

     # 16

    Assumindo que a casa é 200 e a Luísa vai entrar com 50 e o companheiro com zero, poderia fazer assim:
    - a casa ficava 3/4 da Luísa aquando da compra,
    - o companheiro ia pagando mais de prestação,
    - no momento sem que igualarem o capital investido a Luísa faz doação de 1/4 do imóvel.

    Mas é uma situação delicada que pode causar problemas na relação..
  11.  # 17

    E uma situação a abordar.
    Obrigada a todos pelas sugestões!
  12.  # 18

    Mas sendo assim, é possível no ato da escritura, não ficando em meu nome, definirmos a percentagem da casa de cada um?
  13.  # 19

    Colocado por: LuisabMas sendo assim, é possível no ato da escritura, não ficando em meu nome, definirmos a percentagem da casa de cada um?

    Sim, um pode comprar 25% e o outro 75%.
  14.  # 20

    Colocado por: sizecomo resolver o problema do dinheiro que foi entregando ?


    Se estivesse numa casa arrendada também teria de pagar a renda ...
 
0.0220 seg. NEW