Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Tenho uma questão relativamente a um projeto de arquitetura de um edifício multifamiliar de pequenas dimensões que recebi.
    Trata-se de um edifício com um piso abaixo do plano de referência destinado a estacionamento (UTII da 1ª categoria de risco) e dois pisos habitacionais (piso 0 e Piso 1) pertencentes à UTI da 1ª categoria de risco por apresentar menos de 9m de altura.

A minha questão prende-se com a via vertical de evacuação. Ela é descontinuada relativamente ao piso -1, no entanto nos piso 0 e 1 ela não é enclausurada relativamente à via horizontal de evacuação, não existindo assim uma separação fisica entre esses pisos.

Será necessário separar a via vertical de evacuação da horizontal? Ou não é necessário por se tratar de uma via vertical sem necessidade de proteção (alinea a) do art.º 26 do RT-SCIE) por servir em exclusivo espaços afetos à UT I?

Obrigado
  2.  # 2

não é necessário em face do numero de pisos, mas mesmo que tivesse mais pisos, se a via de evacuação horizontal ao nível da saída não tivesse portas a abrir diretamente para ela, também não era preciso enclausurar a escada no R/C
  3.  # 3

Muito obrigado

Eu tinha esta questão também pelo facto de no art.º 18 indicar que cada piso deve constituir um compartimento corta-fogo e por no ponto 4 deste mesmo artigo não referir que três pisos da Utilização-tipo I possam constituir um único compartimento, impossibilitando a inexistência de enclausuramento da caixa de escadas.

Mas assim prevalece a alinea a) do art.º 26 do RT-SCIE?

0.0090 seg. NEW