Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    tem de começar a lavar as mão com água fria que a quente sai mais cara.
    • zed
    • 27 maio 2020

     # 22

    Na 6ª-feira desliguei a resistência. Até ver, o solar dá conta do recado e já o deveria ter feito mais cedo.



    Claramente ao ligar a resistência de manhã estava a desperdiçar energia solar que seria capturada ao longo do dia.
    Concordam com este comentário: mtavares
    • zed
    • 30 agosto 2020

     # 23

    De Maio para cá tem-se portado bem só no solar com os residentes habituais.

    Na outra semana tivemos cá familia, no total éramos 5 adultos e 2 crianças. A coisa aguentou-se melhor do que esperava mas acabei por ligar a resistência um total de 7 horas pois houve uns dias nublados e havia pessoas a tomar banho de manhã e à noite. Mesmo assim foi mais a medo que liguei e se calhar não havia necessidade, pois não tive relatos de duches frios.

    Entretanto desde há 15 dias para cá tenho dois sensores de temperatura ligados ao Shelly 1PM, um a meio do depósito e outro mais acima.


    O próximo passo será configurar uma heurística para ligar ou não a resistência de manhã, baseada nas temperaturas assim como na previsão meteorológica (e se for preciso, no número de "horas solares pico" de determinado dia).
    • zed
    • 30 agosto 2020

     # 24

    Infelizmente com a mudança do Shelly Cloud para o Home Assistant perdi os dados de consumos que tinha vindo a acumular desde Janeiro. Ainda vou tentar repescar os mesmos da plataforma Shelly Cloud para conseguir em Janeiro de 2021 fazer um apanhado anual dos consumos, acho que isso será útil para quem está a analisar os custos dum sistema destes.

    Se não conseguir os tais dados só a partir de Julho poderei fazer o tal apanhado.
  2.  # 25

    Estás a usar o HA com o Shelly por MQTT ou pela Cloud?
    • zed
    • 30 agosto 2020

     # 26

    Nem um nem outro. Estou a usar ShellyForHASS, que dispensa MQTT.

    Pode correr em simultâneo com a Shelly Cloud. No meu caso os Shelly não têm acesso à internet por escolha minha.
  3.  # 27

    Colocado por: zedNem um nem outro. Estou a usar ShellyForHASS

    Então estás a aceder pela cloud da shelly
    • zed
    • 30 agosto 2020

     # 28

    Não, é tudo local.

    Na publicação de Maio ainda sim.
    • zed
    • 19 setembro 2020 editado

     # 29

    Depois do dia de ontem lá tive de ir à pressa configurar isto, não fosse tomar um banho frio.


    Não sei bem a que temperatura configure, por agora está para 40 °C mas acho que vai ser preciso mais. Hoje algumas horas de sol encarregaram-se de levar aos 45 °C.
  4.  # 30

    Colocado por: zedO próximo passo será configurar uma heurística para ligar ou não a resistência de manhã, baseada nas temperaturas assim como na previsão meteorológica (e se for preciso, no número de "horas solares pico" de determinado dia).

    Consegue com que a resistência ligue ou desligue consoante uma determinada temperatura atingida? Se sim como?
    • zed
    • 21 setembro 2020 editado

     # 31

    Sim, isso é funcionalidade básica de termostato; na imagem que coloquei em cima isso é implementado no rectângulo "Heater".

    Independentemente desta automação a resistência também tem um termostato, é uma rodinha vermelha que se regula para o lado + ou - consoante a temperatura desejada. Mas isso só permite uma regulação muito básica, daí eu ter metido esta automação com temperaturas diferentes a horas diferentes do dia.

    "00:00": 35,
    "06:00": 40,
    "08:00": 35,
    "17:00": 40,
    "18:00": 35,
    "23:59": 35

    Ao ligar a resistência só ao fim do dia dou oportunidade ao solar de trabalhar. Mas ainda estou a aprender como melhor tirar partido disto.

    https://flows.nodered.org/node/node-red-contrib-heater-controller
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bruno_bfb
  5.  # 32

    Colocado por: bruno_bfbConsegue com que a resistência ligue ou desligue consoante uma determinada temperatura atingida? Se sim como?


    Está normalmente comandada por termoestato
    • SrR
    • 21 setembro 2020

     # 33

    Colocado por: zedSim, isso é funcionalidade básica de termostato; na imagem que coloquei em cima isso é implementado no rectângulo "Heater".

    Independentemente desta automação a resistência também tem um termostato, é uma rodinha vermelha que se regula para o lado + ou - consoante a temperatura desejada. Mas isso só permite uma regulação muito básica, daí eu ter metido esta automação com temperaturas diferentes a horas diferentes do dia.


    Ao ligar a resistência só ao fim do dia dou oportunidade ao solar de trabalhar. Mas ainda estou a aprender como melhor tirar partido disto.

    https://flows.nodered.org/node/node-red-contrib-heater-controller
    Estas pessoas agradeceram este comentário:bruno_bfb
    o ideal é se existir hábitos fixos de consumo de agua quente, por ex banhos todos os dias as 9 da noite ou 8 da manhã, uma hora antes destes consumos ligar a resistência para garantir agua pros banhos e desligar a resistência antes do inicio dos banhos isto para depois dar prioridade ao solar durante o dia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
    • zed
    • 17 outubro 2020

     # 34

    Situação actual: tem estado bom tempo e ainda estamos só com o solar. A água atinge na melhor das hipóteses os 50º C a meia altura do cilindro, são portanto pelo menos uns 150 L a essa temperatura.


    A parte de baixo não está no Home Assistant mas está a 49º C. Parece (e é) muita água quente (300 L) mas com os hábitos cá de casa não dá muita folga, conforme se vê com as temperaturas de 27º C que aquilo atinge de manhã.
    • zed
    • 20 agosto 2021

     # 35

    Este tópico tem sido negligênciado, tenho andado mais entretido com fotovoltaicos. Actualização de 2021
    - 2021 até ao dia de hoje: 541 kWh
    - Julho e Agosto: 0,25 kWh
    - 2º trimestre: 123 kWh
    - 1º trimestre: 418 kWh
  6.  # 36

    Colocado por: zedEste tópico tem sido negligênciado, tenho andado mais entretido com fotovoltaicos. Actualização de 2021
    - 2021 até ao dia de hoje: 541 kWh
    - Julho e Agosto: 0,25 kWh
    - 2º trimestre: 123 kWh
    - 1º trimestre: 418 kWh


    Zed,

    O consumo que indica é unicamente para aquecimento de águas para banhos? 500kwh Parece me bastante.
  7.  # 37

    Colocado por: dmiguel

    Zed,

    O consumo que indica é unicamente para aquecimento de águas para banhos? 500kwh Parece me bastante.

    Parece muito, mas é o tal 1€/dia
  8.  # 38

    Colocado por: rjmpires
    Parece muito, mas é o tal 1€/dia


    Se esse é um consumo dito normal com AQS com aquecimento solar e apoio elétrico, nunca se paga um investimento desses. Tenho um consumo anual de 1/3 com gás natural e 3 pessoas em casa.Mesmo que a família cresça e duplique o consumo ainda ficaria bastante abaixo.
  9.  # 39

    Colocado por: dmiguel

    Se esse é um consumo dito normal com AQS com aquecimento solar e apoio elétrico, nunca se paga um investimento desses. Tenho um consumo anual de 1/3 com gás natural e 3 pessoas em casa.Mesmo que a família cresça e duplique o consumo ainda ficaria bastante abaixo.

    Janeiro, fevereiro e março, dependendo da zona do país, os ganhos térmicos podem ser perto de zero.
    • zed
    • 20 agosto 2021

     # 40

    Colocado por: rjmpires
    Parece muito, mas é o tal 1€/dia


    O 1€ é nos tais dias de inverno, depois há os dias de 0€.

    A média de 2021 vai em 0,4€.
 
0.0252 seg. NEW